Transcrito por Paul Budden
Há pouco escrito sobre Nakazawa Koto em inglês. Mas, segundo a Wikipédia e outras fontes japonesas, ela nasceu na Província de Kōzuke (atual Prefeitura de Gunma) em 1839.
Tendo aprendido artes marciais na infância, ela se tornou muito habilidosa em Kenjutsu. Sua habilidade com a naginata superava até mesmo a de seu pai, Magouemon, que a ensinou. Ela também estudou Hoshin-Ryu kobudo e usou Kusarigama – (corrente e foice).
Em 1863, vestida de homem, acompanhou seu irmão Sadamasa até Kyoto. Juntos, juntaram-se aos Roshigumi, um grupo que protegia o xogum Tokugawa, parte do grupo de defensores de Kyoto liderado por Kiyokawa Heihachiro. Koto era alta para uma mulher, com 170cm. No período Edo, a altura média no Japão era de 155cm para homens e 143cm para mulheres. Mesmo no mundo moderno, 170cm é bastante alto para uma mulher, então ela era surpreendentemente alta para a época, o que contribuiu para seu disfarce bem-sucedido de homem. Ela também era bastante bonita.

Dizia-se que:
“Quando Koto se veste de homem, muitas mulheres se apaixonam por ela. Quando Koto se veste de mulher, muitos homens se apaixonam por ela. ”
Embora o Rōshigumi fosse financiado pelo Bakufu Tokugawa. Kyokawa Hachirō e outros tinham fortes lealdades ao Imperador Meiji e planejavam reunir outros rōnin em Kyoto para combater elementos subversivos na cidade. Quando o plano de Kyokawa foi revelado, ele imediatamente ordenou que os Rōshigumi retornassem a Edo. O grupo foi desfeito; Nakazawa Koto e outros oficiais que foram para Edo (Tóquio) mais tarde tornaram-se membros fundadores do Shinchōgumi. Em 26 de março de 1863, Kiyokawa liderou os Rōshigumi para fora de Edo como vanguarda da procissão do Shogun Iemochi até Kyoto, onde chegaram em 10 de abril de 1863.
A guerra Boshin
Nakazawa Koto e seu irmão juntaram-se às forças do xogunato de Edo, os Shinchōgumi. Durante a Guerra Boshin, Koto aliou-se aos Tokugawa. Ações militares das forças imperiais e atos de violência de apoiadores Meiji em Edo levaram o xogum Tokugawa Yoshinobu a atacar e tentar controlar a corte Meiji em Kyoto.

Registros históricos indicam que, durante a Guerra Boshin, Nakazawa Koto defendeu o xogunato contra os clãs Satsuma e Ogi (a Aliança Satchō) em Edo em 1868.
Após esses ataques, ela e seu irmão participaram da Batalha de Hokuetsu. Durante essa batalha, Nakazawa Koto, cercada por uma dúzia de samurais inimigos, rompeu o cerco usando sua katana contra seus atacantes.
Sobrevivendo à guerra, Koto presenciou a restauração Meiji (a restauração do domínio imperial no Japão) e o início da era Showa. Parece que ela permaneceu celibatária a vida toda. Ela teria dito que só poderia se casar com um homem que pudesse derrotá-la em uma luta de espadas. Aparentemente, nenhum homem vivo poderia vencê-la, então ela permaneceu solteira a vida toda. No entanto, segundo histórias locais, como a Gunmajinkokuki, ela se casou uma vez, mas voltou a ficar solteira por algum motivo.
O Condado de Tone, sua cidade natal, é onde ela passou a vida desde os trinta e poucos anos até o fim da vida. É chamado de distrito de Hokumo, na Prefeitura de Gunma, uma área montanhosa, muito rica em natureza e cheia de beleza sazonal. Enquanto criava tanto prazer e saboreava a beleza da natureza, diz-se que ela bebia saquê e recitava poesia. Até mesmo realizava danças com espada – kenbu, que aprendeu quando menina. “Kenbu é uma forma tradicional de dança no Japão, normalmente usando katana e leque. Tem raízes no período Heian, mas sua versão moderna foi principalmente um produto do período Meiji, iniciado em 1868, quando ex-samurais buscavam ganhar a vida com suas habilidades de esgrima na era moderna.
Kenbu
Koto Nakazawa, espadachim, viveu quatro eras – Edo, Meiji, Taisho e Showa. Ela faleceu em 12 de outubro de 1927, aos 88 anos.

Seu túmulo está localizado no Distrito de Tone, Gunma (onde ela nasceu). Muitas pessoas visitam seu túmulo lá, onde um monumento foi erguido nas proximidades.
O drama de TV “Koto Nakazawa: a Bela Espadachim” foi lançado em 2017.

Kuroki Meisa como Nakazawa Koto no drama de TV “Koto Nakazawa: a Bela Espadachim”
Referências:
Página de Nakazawa Koto na Wikipédia
“群馬「男装の剣士」中澤琴に静かな注目 子孫が墓建立”, do jornal japonês Asahi
刀剣ワールド「歴女も憧れる女剣士ヒストリー、中沢琴」Touken World Japanese sword virtual museum
風来爺ブログ「日本史―中澤琴とは!幕末を生きた女剣士を簡単にご紹介します」アーカイブ2018年11月3日
「新徴組・中沢琴」幕末の最強女性剣士はとてもイケメン2019-07-14、Umako 歴史ファイル
____________________
Paul Budden
Kendo Kyoshi 7º dan
Pratica e estuda kendo há mais de 40 anos. Kancho do Clube de Kendo Kodokan;
um kendo Kyoshi 7-dan e um membro da equipe britânica em 1987. Organizador do Kodokan
Seminário Internacional de Kendo há 34 anos.
Pesquisador histórico, autor e autoridade reconhecida em história europeia do Kendo.
Publicações até o momento:
Olhando para uma Montanha Distante – Um Estudo de Keta Kendo.
Luvas do Diabo e o Corte Único – Uma introdução ao kata Ono-ha Itto ryu.
Retratos Biográficos – Volume IX, A Sociedade Japonesa: As Três Eras dos Britânicos
Kendo.
Um verdadeiro samurai britânico – O excepcional Charles Boxer.
O Kendo Oshu Renmei – Uma História do Kendo Britânico e Europeu.
Um homem de Muitos Aspectos – Retrato de um Espadachim Inimitável.
Borboletas de Papel – Desvendando o Mistério do Tannaker Buhicrosan.
Orador Oficial no EKC da Federação Europeia de Kendo por mais de 20 anos.
Co-Diretor Organizador do 12º WKC em Glasgow 2003 para a British Kendo Association. Ex-presidente e diretor técnico da Federação Maltesa de Kendo.
Fonte: Espadachim japonesa Nakazawa Koto (1839-1927)