Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral
Filme britânico de 1981, dirigido Richard Marquand, com roteiro Stanley Mann, a partir do livro, lançado em 1978, do mesmo nome de Ken Follet (um grande sucesso editorial). O filme foi estrelado Donald Sutherland, Kate Neligan, Ian Bannen e Christopher Cazenove, com duração de 112 min. O filme foi um sucesso de crítica, ainda que não tenha sido um blockbuster.
Donald Sutherland e Kate Neligan estão muito bem e tem uma atuação sólida que conseguem prender a atenção do espectador.
Enredo
O filme é sobre um espião nazista instalado no Estado Unido durante a Segunda Guerra. Henry Faber (Donald Sutherland) interpreta o espião conhecido como Agulha, porque prefere matar com um estilete. Faber consegue uma informação fundamental sobre a invasão dos aliados à França: exército de invasão de Patton, que faria o assalto anfíbio em Pas de Calais é, na verdade, um estratagema elaborado, com tráfego de informações, aviões e tanques falsos (que realmente aconteceu) com o objetivo de enganar os nazistas sobre a localização real de Dia D, cujo ataque seria na Normandia. Escapando por pouco da perseguição da inteligência britânica, Faber foge para Escócia a fim de passar a informação para um submarino alemão, onde a maior parte da ação se desenrola. O filme, como no livro, tem de tudo um pouco ação, intrigas, perseguição e romance.
O livro
O livro é misto de literatura de espionagem, de ficção história e de investigação. O livro, como outros do autor, tem um forte protagonismo feminino, apesar da narrativa gire em torno do espião. Os personagens são bens construídos, a história flui e prende o eleitor até a última página.
O livro e o dvd está disponível nas livrarias e lojas de departamento.
Recomendo!!!!
Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.