Filme O maior espião da história (1966)

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Você que acompanha o História Militar em Debate deve ter percebido que a equipa gosta muito de filmes clássicos. Esse é um deles e o tema abordado é sobre a espionagem na Segunda Guerra Mundial, muito interessante. Vale a pena.

A produção anglo-francesa de 1966, dirigido por Terence Youn, roteiro de René Hardy e William Marchant, baseado na autobiogradia “The Eddie Chapman Story”, produzido por Jacques-Paul Bertrand e estrelado por Christopher Plummer, Romy Shneider, Trevor Howard, Gert Fröbe, Claudine Auger, Yul Brynner, Marry Meyen e Jess Hahn.

“O maior espião da História” (Triple Cross) foi vagamente baseado na história da vida real de Eddie Chapman, considerado pelos nazistas como seu principal espião na Grã-Bretanha, embora ele fosse na verdade um agente duplo do MI5 conhecido como “Zigzag”. O título do filme vem da assinatura de Chapman para marcar que ele estava transmitindo livremente pelo rádio, um código Morse XXX. Outro significado do título “Triple Cross” fica claro na cena final do filme.

O filme conta a história de Eddie Chapmann como arrombador de cofres, até ser preso e recrutado pela inteligência alemã para espionar na Inglaterra, seu treinamento e suas missões na Inglaterra e na França ocupada.

Christopher Plummer está muito à vontade fazendo uma versão soft e sofisticada de James Bond (que influenciou os filmes do período), um personagem dúbio, egoísta e sem escrúpulos ou lealdade.

Sem spoillers.

O filme lembra outro clássico livro sobre espionagem, o livro “Nem só de caviar vive o homen” de JM Simmel.

O filme está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=XOPsIn2243Q&t=290s

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais