Início » Artigos » Batalha de Agincourt » Henrique V e a Batalha de Agincourt

Henrique V e a Batalha de Agincourt

Em 25 de outubro de 1415, o exército inglês encontrou o exército francês perto da cidade de Agincourt. A Batalha de Agincourt viu Henrique V da Inglaterra (1413-1422) derrotar um exército francês esmagadoramente maior durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Os ingleses venceram graças ao arco longo superior, posição de campo e disciplina. Os franceses dependiam da cavalaria pesada em terreno pobre e da falta de disciplina de seus comandantes.

Henrique V tinha 28 anos na época da batalha, mas já havia se estabelecido como um excelente líder militar em batalhas contra rebeldes ingleses e galeses na primeira década de 1400, durante o reinado de seu pai Henrique IV da Inglaterra. O rei agora estava pronto para seu teste final.

 As consequências da batalha incluíram Henrique ser capaz de assumir o controle da Normandia com mais facilidade e, em seguida, marchar sobre Paris. Além disso, sob o Tratado de Troyes de 1420, Henrique V alcançou seu objetivo e foi nomeado regente e herdeiro do rei francês Carlos VI. Graças a suas vitórias e com um pouco de ajuda literária de figuras como William Shakespeare, Henrique V se tornou um herói nacional duradouro e Agincourt continua sendo uma das batalhas mais celebradas da história inglesa, comemorada na arte, na literatura e na música.

Imagem Destacada: Uma ilustração moderna de Henry V de Inglaterra que luta na batalha de Agincourt (ilustração por Harry Payne, 1858-1927). Disponível em https://www.instagram.com/p/CVdgYn1Lo9V/

Fonte: My Lineage.

Disponível em https://www.instagram.com/p/CVdgYn1Lo9V/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *