Os xoguns foram poderosos governadores militares do Japão durante o regime do xogunato e governaram de 1192 a 1867. Shōgun significa general; seu posto e posição eram hereditários. Oficialmente, eles eram nomeados pelo imperador, mas eram governantes de fato do país. O cargo de um xogum era o “xogunato” ou bafuku (escritório de tenda/governo), também o termo para os oficiais do xogume. A corte imperial mantinha poder mínimo em comparação com o xogum e o bafuku.
Shōgun é o termo abreviado para Sei-i Taishōgun, um título dado ao comandante-em-chefe que lideraria um exército contra pessoas que resistiam ao domínio da corte imperial japonesa. Sei-i Taishōgun significava “Comandante-em-Chefe da Força Expedicionária Contra os Bárbaros.” Isso foi durante o Período Heian, e o primeiro Sei-i Taishōgun foi Ōtomo no Otomaro.

Durante o século XI, os daimyo dominaram a política interna do país sob a proteção das forças samurais. Dois clãs poderosos, os Taira e os Minamoto, lutavam para controlar a corte imperial em declínio; o clã Taira tomou o controle de 1160 a 1185, apenas para ser derrotado pelo clã Minamoto na Batalha de Dan-no-ura, uma grande batalha naval que ocorreu em 24 de março de 1185.
Suposto retrato de Minamoto no Yorimoto.

Minamoto no Yorimoto tornou-se o fundador e o primeiro xogum do xogunato Kamakura. Ele desenvolveu um sistema político com uma sucessão de xogum à frente, passando a ser conhecido como xogunato. Durou quase 150 anos.
Vários shōguns diferentes deixaram marca na história do Japão até que Tokugawa Yoshinobu renunciou ao cargo em 1867 para o Imperador Meiji. Aqui estão alguns xoguns notáveis:
Retrato de Tokugawa Ieyasu.

Tokugawa Ieyasu (1543–1616) — fundador e primeiro xogum do xogunato Tokugawa, que governou de 1600 até a Restauração Meiji em 1868. Ele possuía grandes qualidades que lhe permitiram ascender ao poder e lutar como general guerreiro em 90 batalhas.
Ashikaga Yoshiteru (1536–1565), também conhecido como Yoshifuji, foi o 13º xogum do xogunato Ashikaga e reinou de 1546 a 1565. Ele era habilidoso com a katana e é lembrado mais como um samurai e senhor da guerra.
Hoje, o equivalente de um xogum é um primeiro-ministro. O termo “shōgun” ainda é usado informalmente para descrever um primeiro-ministro japonês aposentado; Quem ainda tem poder e influência nos bastidores é chamado de “xogum das sombras”.

Retrato de Ashikaga Yoshiteru.
Fonte: Poderosos Shōguns do Japão | Escola Internacional de Língua Japonesa KCP