PzKpfw VI Ausf. E ‘Tiger I’

de

11 de Fevereiro de 2026

por Jorge Souza Cabral

Até o projeto do tanque PzKpfw IV, o Exército Alemão sempre favoreceu um equilíbrio entre mobilidade, blindagem e poder de fogo, porém existiam estudos para projetos focados em certos elementos, como um projeto iniciado em 1937 para um novo projeto de tanque pesado que não tinha nenhum cronograma de produção associado. Quando os tanques da linha de frente relataram que estavam inesperadamente e significativamente em desvantagem de armamento pelos novos tanques soviéticos T-34 e KV-1, a liderança do exército analisou seus programas de tanques pesados com renovado interesse, buscando um projeto especializado que focasse em blindagem e poder de fogo, ao mesmo tempo em que possuísse um motor potente para que a mobilidade não fosse sacrificada. Em 26 de maio de 1941, pouco antes da invasão alemã da União Soviética, as empresas Henschel e Porsche já haviam sido solicitadas a submeter projetos para tal tanque pesado até junho de 1942; a descoberta de tanques soviéticos avançados adiou o prazo para 20 de abril. Durante esse período, Ferdinand Porsche apelidou esse projeto de “Tiger”, que evoluiu para um nome comum para o projeto resultante. O projeto VK4501(H) de Henschel superou o projeto VK3001(P) da Porsche para conquistar o contrato. O projeto de Henschel, que mais tarde seria designado Panzerkampfwagen VI ou Tiger I, previa entre 97 e 120 milímetros de blindagem na frente do tanque e canhões de uso duplo de 8,8 centímetros como arma principal. Essas melhorias significavam que, como as experiências de combate logo mostrariam, esses tanques pesados prestes a serem implantados pudessem penetrar a blindagem dos tanques inimigos a longa distância, onde os canhões dos tanques inimigos não conseguiriam penetrar os tanques Tiger I. Embora o peso pesado do projeto Tiger I realmente prejudicasse o desempenho, o motor Maybach ainda proporcionava mobilidade competitiva ao tanque Tiger. Na verdade, os tanques pesados Tiger I normalmente podiam viajar off-road em velocidades comparáveis às dos americanos M4 Sherman e dos soviéticos T-34/85 (Tiger I 20-25 quilômetros por hora, M4 Sherman 17-32 km/h, T34/85 19 km/h), tinham raio de curva mais apertado (Tiger I 3,44 metros, M4 Sherman 18,6m, T-34/85 desconhecido) e uma pressão do solo menor (Tiger I 0,735 quilogramas por centímetro quadrado, M4 Sherman 0,96 kg/cm2, T-34/85 0,85 kg/cm2). Uma fraqueza notável relacionada ao peso do design do tanque pesado Tiger I era sua incapacidade de atravessar muitas pontes; Para resolver esse problema, eles foram projetados para ser convertidos para atravessar rios de até 1,5 metros de profundidade sem snorkel e 4 metros de profundidade com snorkel (o snorkel foi removido em versões posteriores para reduzir custos).

Produção do projeto, inicialmente chamada de PzKpfw VI Ausf. H, começou em agosto de 1942, e as unidades foram enviadas para o campo sem testes extensivos devido às demandas da guerra, fazendo com que as revisões fossem frequentes, o que retardou a produção. Algumas das revisões ao projeto incluíram a remoção do escudo frontal da blindagem (abril de 1942), adição de para-lamas parafusadas, adição de recipientes de descarga de fumaça (agosto de 1942) e a troca dos guarda-lamas parafusados por guarda-lamas removíveis (setembro de 1942). A designação posteriormente mudou para PzKpfw VI Ausf. E em março de 1943.

Os tanques Tiger I foram usados pela primeira vez em combate em 23 de setembro de 1942, perto de Leningrado, Rússia; Muitos desses primeiros tanques quebraram devido a problemas mecânicos. Esses problemas continuaram a atormenta-los enquanto eram enviados para o Norte da África. Na verdade, as tripulações continuariam a sofrer com problemas mecânicos até o fim da guerra. Era raro ver qualquer unidade equipada com tanques Tiger I operar em plena força devido aos períodos prolongados de manutenção e reparo. Ainda assim, eram temíveis em combate. Em 7 de julho de 1943, o comandante de tanques SS-Oberscharführer Franz Staudegger do 2º Pelotão, 13ª Companhia Panzer, 1ª Divisão SS Leibstandarte SS Adolf Hitler, afirmou ter enfrentado cerca de 50 tanques T-34 e destruído 22 deles. De forma semelhante, o pelotão do SS-Haupsturmführer Michael Wittmann do schwere SS-Panzerabteilung 101 afirmou ter destruído mais de 20 veículos aliados no confronto Villers-Bocage durante a invasão aliada da Normandia.

Quando os americanos encontraram pela primeira vez os tanques pesados PzKpfw VI Tiger I, decidiram não se esforçar para lidar com eles, pois eram vistos em poucos números. Os britânicos adotaram uma abordagem diferente, modernizando o armamento antitanque durante toda a guerra para lidar com a contínua melhoria da blindagem alemã. Os soviéticos também trabalharam no desenvolvimento de armas antitanque mais pesadas para lidar com a nova ameaça, culminando nos canhões autopropulsados SU-100 e SU-152 do final da guerra, com canhões de tanque de 100 milímetros e obuseiros de 152 milímetros, respectivamente, que podiam facilmente penetrar a blindagem frontal de um tanque pesado Tiger I a distâncias normais de combate.

Em 1943, o Japão comprou vários tanques alemães para estudo, incluindo um tanque pesado Tiger I. No entanto, nunca foi entregue ao Japão, pois era difícil para submarinos alemães romperem as linhas aliadas para o Atlântico Sul. À medida que as demandas por tanques para a Alemanha aumentavam, o Exército Japonês emprestou oficialmente o tanque Tiger I comprado ao exército alemão por amizade.

O alto custo do projeto manteve os números de produção baixos; um tanque Tiger I custa o dobro de um tanque PzKpfw IV e quatro vezes mais que um canhão de assalto StuG III. Apenas 1.355 tanques pesados PzKpfw VI Tiger I foram construídos entre agosto de 1942 e agosto de 1944. Após agosto de 1944, o projeto sucessor do Tiger II, finalizado em janeiro de 1944, completou a tomada das linhas de produção.

PaísAlemanha
FabricanteHenschel und Sohn GmbH, Kassel, Alemanha
Função PrincipalTanque Pesado

ESPECIFICAÇÕES

Ausf E

MáquinasUm motor V-12 Maybach HL 210 P45 refrigerado a água com 650 cv
SuspensãoBarras de torção transversais
Armamento1×8,8cm canhão de tanque KwK 36 L/56 (92 tiros), metralhadora coaxial MG34 de 1×7,92mm, metralhadora MG34 montada em bola 1×7,92mm
BlindagemCasco superior de 97mm na frente, 102mm na parte inferior dianteira, 82mm no lado superior do casco, 62mm no lado inferior do casco, 82mm na traseira, 26mm no topo/baixo do casco, na frente da torre de 102mm, 82mm na lateral/traseira da torre, manto de canhão de 120mm, topo da torre de 26mm
Equipe5
Duração6,32 m
Largura3,72 m
Altura1,78 m
Peso56,0 t
Velocidade20 km/h fora de estrada; 45 km/h em estrada
Distribuição80 km fora de estrada; 125 km em estrada

Fonte: PzKpfw VI Ausf. Tanque Pesado E ‘Tiger I’ | Banco de Dados da Segunda Guerra Mundial

Marcadores:

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais