Início » Artigos » Special Operations Executive » Violette Szabo: a agente britânica protagonista de game

Violette Szabo: a agente britânica protagonista de game

Prof. Dr. Tiago Silva Pacheco

Violette Szabo era uma jovem espirituosa, fatalista e avessa a trabalhos domésticos. Vigorosa, mostrava-se superior a seus irmãos homens na prática de esportes.

Após a morte do marido, em 1942, foi recrutada pelo Special Operations Executive (SOE). Lá, foi treinada para combater a curtas distâncias com facas, manejar as pistolas e metralhadoras normalmente usadas pelos nazistas e instalar de explosivos. Como uma agente de campo, conhecia técnicas de infiltração, disfarces, comunicações reservadas e paraquedismo.

Mas, apesar da bravura e talento para o combate, os oficiais do SOE consideravam que Violette não tinha uma inteligência acima da média. Carecia de criatividade, era instável, temperamental e fatalista.

Se isto não era exagero, falamos de pecados mortais para uma agente secreta.

De qualquer forma, após uma missão bem sucedida (na qual se destacou), Violette acabou sendo capturada. Foi executada em 1945 com um tiro na nuca pela SS, no campo de concentração Ravensbrück, deixando uma filha. Mas, além do heroísmo, sua fascinante trajetória serviu de inspiração para o jogo Velvet Assassin, lançando pela Replay Studios para o XBox, em 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *