Jorge Cabral
Canhão antiaéreo FlaK 38 de 2 cm
O FlaK 38 de 2 cm é uma arma automática de calibre 20 mm, alimentada por carregador de cano único, projetada para uso antiaéreo e também para apoio em solo. Alimentado por um carregador curvo de 20 cartuchos (acoplado a esta arma), possui um cano de troca rápida. Um bloco de inércia impede o ricochete do bloco da culatra. O mecanismo é operado pelo recuo curto do cano e pela pressão residual do gás no cano.
A arma é transportada por meio de um reboque separado de duas rodas “Sonderanhangar 51” (reboque 51).
Uma caixa de carregador com capacidade para 20 cartuchos está instalada na asa direita e uma caixa de ferramentas (com a tampa quebrada) na esquerda. A montagem repousa sobre três pés ajustáveis e um assento ajustável para o atirador está instalado. Os mecanismos de deslocamento e elevação são acionados por volantes separados. O berço é montado em dois munhões que formam o eixo. A arma é disparada por um pedal, deixando ambas as mãos do atirador livres. Equipamento de iluminação é fornecido para iluminar os fios cruzados na mira. As miras são “Flakvisier 38”, uma mira elétrica automática. Marcações – Provas do fabricante no berço ‘bmv 2508’. Provas da culatra e números ‘7088 dud, Sg 75952, Ls G18 bys.’ Cifras alemãs e provas do cano no cano da arma; ‘Nr 2071; Rohr No 1 S, dud 2003, 5407 cyg. 2071.’ Mira ausente. A arma mantém seu esquema de pintura original Afrika Korps areia escura. Vários nomes e números de serviço foram riscados no escudo da arma. Há alguns danos nos suportes do escudo da arma. A culatra da arma está totalmente operacional. O código bcd na culatra deste FlaK 38 em particular indica que a munição foi fabricada pela Gustloff Werke em Weimar.
História / Resumo
O FlaK 38 tornou-se operacional em 1940 e foi um canhão antiaéreo leve alemão padrão durante a Segunda Guerra Mundial. O termo FlaK é uma abreviação de Fliegerabwehrkanone, literalmente “Canhão de Defesa de Aeronaves”. Foi amplamente empregado por todos os serviços de combate alemães na Segunda Guerra Mundial (Luftwaffe – Força Aérea, Kreigsmarine – Marinha, Heer – Exército e Waffen SS) e foi fabricado em diversos modelos e configurações. Mais de 20.000 unidades foram produzidas até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
O calibre da arma é de 20 mm. A cadência de tiro prática é de 180 a 220 rpm, com um alcance horizontal de aproximadamente 5.000 jardas. O teto efetivo do FlaK 38 de 2 cm é de 3.500 pés. A arma era alimentada manualmente por um carregador de caixa curva de 20 cartuchos (anexado a esta arma) e apresentava um cano de troca rápida. Um bloco de inércia impede o ricochete do bloco da culatra. O mecanismo é operado pelo recuo curto do cano e pela pressão residual do gás no cano.
O contato foi feito com o Sr. NL Povah, da Austrália Ocidental (um dos nomes gravados no escudo), em dezembro de 1998. A arma havia sido transportada para a 1ª unidade de Oficina de Campo Avançada em Rafa, na Palestina, onde o Sr. Povah estava alocado e onde inscreveu seu nome. O Sr. Povah acreditava que esta arma havia sido capturada em El Alamein. Um arquivo mantido no Memorial de Guerra, AWM 54 905/25/22 ‘Catálogo de equipamentos – inimigo’, lista uma arma antiaérea alemã de 2 cm como tendo sido capturada em Fort Capuzzo. É possível que seja a mesma arma.
Lugar África: Norte da África, Deserto Ocidental, Deserto Ocidental (Egito), Área de El Alamein, El Alamein
Número de acesso RELAWM36876
Tipo de coleção Tecnologia
Tipo de objeto Artilharia
Localização Edifício Principal: Galeria da Segunda Guerra Mundial: Galeria 1 – Mediterrâneo: Piso
Fabricante Rheinmetall-Borsig AG
Lugar feito Alemanha
Data de fabricação por volta de 1940
Conflito Segunda Guerra Mundial, 1939-1945
Fonte: https://www.awm.gov.au/collection/C153291