Livro A Condução da Guerra, de Hew Strachan

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Sinopse

As guerras desde o 11 de Setembro, tanto no Iraque quanto no Afeganistão, geraram frustrações e um crescente senso de fracasso no Oriente. A maior parte da culpa foi atribuída a uma estratégia deficiente. Tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido, investigações públicas e grupos de pensadores têm detectado uma falta de direcionamento consistente, de comunicação efetiva e coordenação governamental.

O livro de Hew Strachan, um importante historiador militar mundial, revela como esses fracassos constituem o resultado de uma leitura e aplicação errônea do emprego equivocado da própria estratégia. O autor argumenta que as guerras desde 2001 na verdade não se tornaram “inovadoras” como tem sido alardeado. O que precisamos adotar é uma abordagem mais histórica em relação às estratégias contemporâneas, no intuito de identificarmos o que realmente está mudando na maneira como empreendemos a guerra. Se a guerra pretende atender objetivos políticos, então precisamos primeiro entendê-la.

Strachan tem vasta produção nas áreas de História Militar, Polemologia e Estratégia. Rejeita a subordinação da Estratégia à Política, estabelecendo um certo grau de autonomia a Estratégia Militar e o nível Operacional na condução das campanhas militares. Autor de várias obras sobre a Primeira Guerra Mundial, Estratégia e Tática Militar.

O livro está dividido em treze capítulos e foca na relação entre Guerra, Estratégia e a Política estabelecendo os níveis de autonomia e subordinação entre esses elementos. As relações entre os civis e militares nos Estados Unidos e no Reino unido. Analisa a estratégia operacional e o impacto da tecnologia.

Sir Hew Francis Anthony Strachan é historiador militar britânico, conhecido por sua atuação em estudos acadêmicos do Exército Britânico e de História Militar. Atualmente é professor de relações internacionais na Universidade de St Andrews. Antes disso, Strachan foi o professor Chichele de História da Guerra no All Souls College, em Oxford.

Boa Leitura!!!

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais