A Nave da Revolta (1954)

de

Capitão-de-Fragata (RM1) Sérgio Vieira Reale

A Nave da Revolta é um clássico do cinema, que foi lançado em 1954, estrelado por Humphrey Bogart e dirigido por Edward Dmytryk. O filme, indicado para sete Oscars em 1954, é uma história fictícia baseada no livro “The Caine Mutiny” de Herman Wouk publicado em 1951.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o jovem oficial Willie Keith (Robert Francis) é designado para embarcar no navio caça minas¹ USS Caine. Naquele momento, o comandante do navio ainda era o Comandante DeVriess. Pouco tempo depois, após uma viagem, assume o comando do navio o Comandante Philip Francis Queeg (Humphrey Bogart).


¹ Navio dotado de equipamentos para limpar os portos ou outras áreas em que se sabe que o inimigo tenha lançado minas (artefato explosivo). Atua com a finalidade de detectar, investigar e neutralizar as minas.


Alguns militares do USS Caine não tinham uma boa apresentação pessoal e não eram muito disciplinados. Na reunião de voga (primeira reunião do comandante após assumir o comando), o novo comandante informou que seria mais exigente na parte disciplinar e que o oficial Willie Keith seria o responsável por controlar a apresentação pessoal dos militares.

Durante uma viagem para realizar um exercício de tiro sobre alvo rebocado, o Comandante Queeg dá uma ordem ao timoneiro para guinar o navio para boreste (direita) e se distrai. Ele estava chamando a atenção do Tenente Willie Keith sobre a apresentação pessoal de um militar. Enquanto isso, mesmo após ter sido alertado pelo timoneiro sobre a continuação da guinada, o comandante o repreende. O navio continua guinando para boreste até cortar o seu próprio cabo de reboque. O comandante não assume o erro cometido e inventa uma versão para perda do alvo, que é deixado à deriva no mar.

Após um período atracado no porto de São Francisco o navio faz uma nova viagem, cuja tarefa do USS Caine é escoltar lanchas de desembarque com fuzileiros navais durante uma Operação Anfíbia².


² A Operação Anfíbia (OpAnf) é uma operação naval lançada do mar, por uma Força-Tarefa Anfíbia (ForTarAnf), sobre região litorânea hostil com o propósito principal de introduzir uma Força de Desembarque (ForDbq) em terra para cumprir missões designadas.


Durante a operação, o comandante, de forma precipitada, deixa de escoltar as lanchas antes da distância da praia determinada.

O Imediato Steve Maryk acha estranho o comportamento do comandante. O Tenente Tom Keefer continua a instigá-lo dizendo que o Comandante Queeg pode estar desequilibrado. Outros fatos que dizem respeito ao comportamento do comandante continuavam a chamar a atenção da oficialidade. A busca por morangos supostamente desaparecidos, mas o próprio comandante já sabia o que havia ocorrido; a interrupção de uma sessão de cinema para a tripulação sem motivo justificável; e o manuseio de duas bolinhas de metal quando o mesmo estava tenso.

Estes fatos começam a comprometer o moral da tripulação e gerar conflitos entre os oficiais, pois existe uma desconfiança em relação a saúde mental do Comandante Queeg.

Durante um tufão no mar, Queeg se mostra inseguro. O Imediato Maryk, alegando que o comandante está doente, invoca o regulamento da Marinha norte-americana para assumir o comando naquele instante. Todos esses acontecimentos teriam graves consequências.

O Imediato Maryk é enviado a Justiça Militar acusado por crime de motim. O advogado de defesa é o Oficial Barney Greenwald, que tem um desempenho decisivo no julgamento. O Tenente Keefer, que era imprevisível, não assume a responsabilidade pela sua participação em ter estimulado o Imediato para assumir o comando do navio.

A interpretação do ator Humprey Bogart, o instável Comandante Queeg, é excepcional durante o julgamento. Ele começa a ficar irritado quando é confrontado pelo advogado, bem como vai demonstrando sua frágil condição durante seu depoimento. Finalmente, nega a veracidade de todos os principais fatos ocorridos durante seu comando no mar.     

Imagem de Destaque: https://www.mercidisco.com.br/dvd-a-nave-da-revolta

Referências/sites consultados

– A Nave da Revolta – Filme Completo Dublado – Filme de Ação|Cine Clássico

– https://filmow.com/a-nave-da-revolta-t4258/

-https://www.interfilmes.com/filme_14000_A.Nave.da.Revolta(The.Caine.Mutiny.Authority.and.Rebellion).html

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais