A Rendição Francesa aos alemães I (1940)

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

A Segunda Guerra Mundial na Europa teve início em 1 de setembro de 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Durante os meses seguintes a Alemanha conquistou diversos territórios, através do que ficou conhecido como a Blitzkrieg¹, entre os países conquistados está à França, País de origem da imagem abaixo.

¹ Era uma tática ofensiva que utilizava a velocidade dos carros blindados, apoiados por infantaria motorizada, artilharia rebocada por caminhões e apoio de aviões em ataques ao solo. Empregavam as mesmas táticas de infiltração das tropas de assalto (“Stosstruppen”) que a infantaria alemã dispôs na “Ofensiva da Primavera” (21/03-18/07/1918). (Ferrer, 2021)

Durante o ano de 1940 a Alemanha conseguiu conquistar a França, derrotando as tropas francesas e inglesas, que estavam no País, com uma extrema rapidez, deixando todos surpresos com a velocidade da vitória alemã sobre o seus adversários. Os franceses acreditavam que a Linha Maginot² conseguiria segurar as tropas alemãs, porém, a invasão e conquista ao território francês não foi evitada.

² A Linha Maginot em homenagem ao ministro francês da Guerra André Maginot , é uma linha de fortificações de concreto , obstáculos e instalações de armas construídas pela França na década de 1930 para impedir a invasão da Alemanha e forçá-los a se mover ao redor das fortificações. A Linha Maginot era impermeável à maioria das formas de ataque. Em consequência, os alemães invadiram através dos Países Baixos em 1940, passando-a para norte. A linha, que deveria ser totalmente estendida para o oeste para evitar tal ocorrência, foi finalmente reduzida em resposta às demandas da Bélgica. (https://en.wikipedia.org/wiki/Maginot_Line)

A história da imagem abaixo está relacionada não somente com a Segunda Guerra Mundial, mas também com a Primeira Guerra Mundial. O local retratado na imagem indica onde foi assinada a rendição francesa para os alemães em 1940. Hitler exigiu que a assinatura da rendição francesa acontecesse no mesmo vagão que foi assinado à rendição alemã aos integrantes da Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial.

Assinatura da rendição francesa (1940) no mesmo vagão onde foi assinado em 1918, o fim da Primeira Guerra Mundial com a rendição alemã
https://revistaesmeril.com.br/22-de-junho-de-1940-a-queda-da-franca-perante-a-alemanha/

Imagem de Destaque: http://osmarjunmodelismo.blogspot.com/2019/06/o-vagao-de-compiegne-historias-da.html

Bibliografia

– FERRER, Jorge. Blitzkrieg (Guerra Relâmpago). História Militar em Debate. Disponível em: <https://historiamilitaremdebate.com.br/blitzkrieg-guerra-relampago/>. Acessado em 30/07/2022.

– BUCCINI, Jorge. 22 de Junho de 1940: a Queda da França perante a Alemanha. Disponível em: <https://revistaesmeril.com.br/22-de-junho-de-1940-a-queda-da-franca-perante-a-alemanha/>. Acessado em 30/07/2022.

– https://en.wikipedia.org/wiki/Maginot_Line

Pedro Silva Drummond

Sobre o autor

Pedro Drummond

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais