A visita de Obama e Shinzo Abe em Pearl Harbor

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

No dia 08 de Julho de 2022, quase 1 mês atrás, morreu Shinzo Abe, ex-Primeiro Ministro do Japão. Shinzo Abe em 2016 se tornou o primeiro governante japonês a visitar Pearl Harbor.

No dia 07 de Dezembro de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o japão atacou a base naval americana de Pearl Harbor. O acontecimento provocou a entrada dos Estados Unidos na Guerra e a declaração de guerra ao Japão.

Durante todos esses anos, nenhum líder do governo japonês tinha visitado a base naval norte-americana. Durante o ano de 2016 Shinzo Abe, como Primeiro Ministro do Japão, acompanhou o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à Pearl Harbor, no local foi prestada uma homenagem no Memorial construído aos norte-americanos mortos no ataque japonês.

A visita de Abe à Pearl Harbor foi uma reciprocidade feita após Obama ter visitado meses antes a cidade de Hiroshima, no Japão, local onde foi lançado pelos norte-americanos uma das bombas atômicas.

Em nenhuma das duas visitas feitas, em Hiroshima e Pearl Harbor, Obama e Abe pediram desculpas pelos atos cometidos pelos Países na Segunda Guerra Mundial.

Memorial aos Mortos em Pearl Harbor
https://www.nytimes.com/2016/12/27/us/politics/pearl-harbor-abe-obama-visit.html

Imagem de Destaque: https://de.m.wikipedia.org/wiki/Datei:Barack_Obama_and_Shinzo_Abe_at_Hiroshima_Peace_Memorial_Park.jpg

Bibliografia

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/obama-lembra-visitas-com-abe-a-hiroshima-e-pearl-harbor,a33e5304a850772d9856980cff4ae85faucr2nyw.html

https://g1.globo.com/mundo/noticia/obama-e-shinzo-abe-homenageiam-vitimas-de-pearl-harbor.ghtml

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais