Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
Introdução
No ano de 1917, a Rússia passava por uma grande transformação, o País começava a dar seus primeiros passos para a Revolução Russa, deixando de ser uma monarquia sob o comando Nicolau II.
Durante o ano da Revolução Russa e o seguinte, regiões que eram controladas pelos russos, iniciaram revoltas com o objetivo de conquistar sua Independência. Uma dessas regiões é a Ucrânia que iniciou em algumas regiões um processo de declaração de independência e luta para obter o que desejava.
Nesse contexto, acontecerá a Batalha de Kruty em janeiro de 1918, quando tropas ucranianas compostas na sua maioria com estudantes enfrentaram as tropas bolcheviques comandadas por Mikhail Muravyov.
Batalha
Com a declaração de Independência por parte das regiões ucranianas, feito pela Rada Central Ucraniana, o governo russo liderado por Lênin resolveu enviar tropas para Kiev para dissolver o processo que estava ocorrendo. “Em meados de janeiro de 1918, os bolcheviques ocuparam Kharkiv, Poltava e Katerynoslav, juntamente com os vitais centros ferroviários de Lozova, Pavlohrad e Synelnykove. Eles também estabeleceram fortalezas no sul, em Kherson, Mykolayiv e Odesa.” (https://uatv.ua/en/battle-of-kruty-how-it-was/)
Com a chegada das tropas bolcheviques ao território da Ucrânia, “o governo pediu desesperadamente a ajuda de todos, que ainda tinham esperança em seus corações, que não haviam desistido – e os jovens imediatamente responderam a esse apelo para proteger sua pátria”, (https://uatv.ua/en/battle-of-kruty-how-it-was/) palavras de Borys Wonkevych, um dos participantes de Kruty, em suas memórias.
Uma unidade ucraniana, é enviada para a batalha. Os militares ucranianos chegaram a Kruty, local da batalha, sendo aproximadamente 130 quilômetros a nordeste de Kiev , que durante o ano de 1918, fazia parte da província de Chernigov, com as seguintes forças: “1ª Companhia de Estudantes Petro Omelchenko (116 soldados); Corpo de Cadetes da 1ª Escola Militar Ucraniana de Bohdan Khmelnytskyi (200 soldados); Cossacos Livres Hlukhiv (80 soldados)”. (https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Kruty)
Enquanto as forças russas eram compostas pelo “1º e 2º Exército Revolucionário” (https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Kruty), com aproximadamente 4.000 soldados.
Antes da batalha, porém, o Capitão Tymchenko foi enviado para a cidade Nizhyn, com o objetivo de recrutar para o lado ucraniano o Regimento Shevchenko, com aproxidamente 800 soldados, sendo substituído pelo D. Nosenko. No entanto, a viagem do Capitão Tymchenko não adiantou e o Regimento Shevchenko, se aliou as tropas bolcheviques.
A batalha que durou aproximadamente 5 horas, teve como consequência a morte da maioria dos soldados ucranianos. Após, os ucranianos descobrirem que o Regimento Shevchenko mudou de lado, enviaram uma ordem para a unidade que lutou em kruty para recuar.
Conclusão
Como resultado da batalha, “os bolcheviques capturaram 27 soldados da unidade estudantil. Todos os capturados foram brutalmente mortos… Vários corpos não puderam ser identificados porque estavam muito desfigurados.” (https://uatv.ua/en/battle-of-kruty-how-it-was/)
Como consequência da Batalha de Kruty, a ofensiva bolchevique até Kiev, foi atrasada, e os integrantes do governo independente da Ucrânia, conseguiram assinar o Tratado de Brest-Litovsk com as Potências Centrais, antes mesmo do mesmo Tratado assinado com a Rússia. Após esse acordo com as potências centrais, a Ucrânia conseguiu a sua independência da Rússia, porém, acabou se tornando um “Estado Satélite” da Alemanha, pelo menos até o fim da Primeira Guerra Mundial.
Com a saída dos bolcheviques do território ucraniano. O governo da Ucrânia conseguiu recuperar os corpos dos soldados que lutaram em Kruty, e enterraram em Kiev, com o status de heróis. No ano de 2006, foi criado o Monumento aos Heróis Kruty, na região da batalha. A batalha é lembrada todos os anos.
Imagem de Destaque: Mural em Kiev para comemorar a Batalha de Kruty em 1918 – https://www.unian.info/multimedia/photo/10005699-mural-posvyashchennyy-boyu-pod-krutami-v-kieve.html
Bibliografia
– https://uatv.ua/en/battle-of-kruty-how-it-was/
– https://military-history.fandom.com/wiki/Battle_of_Kruty
– https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Kruty
– https://es.wikipedia.org/wiki/Rada_Central_Ucraniana
– https://es.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Brest-Litovsk_(Ucrania)
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.