Início » Artigos » 1ª Companhia Australiana de Escavadores » Beneath Hill 60 (Pelotão de elite)

Beneath Hill 60 (Pelotão de elite)

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Filme australiano lançado em 2010, com direção de Jeremy Sims e roteiro de David Roach.

O filme se passa durante a 1ª Guerra Mundial, abordando a atuação da 1ª Companhia Australiana de Escavadores. O roteiro se baseou no relato do capitão Oliver Woodward, que comandou a companhia e teve atuação destacada e foi condecorado por isso.

A missão dessa companhia era escavar túneis abaixo das posições alemães na Colina 60, no saliente de Ypres, mais precisamente em Messines. Os túneis seriam carregados de explosivos e detonados momentos antes do ataque.

A Companha é transferida para a Colina 60, localizada na área de Zwarte Leen de Zillebeke, ao sul de Ypres. Durante uma inspeção, Woodward é informado que os engenheiros canadenses e britânicos estão cavando túneis nas profundezas da colina de Messines (helling van Mesen – heuvelrug Wijtschate-Mesen) por meses a fim de plantar um milhão de libras de nitrato de amônio em 21 enormes câmaras de mina. Woodward tem a tarefa de manter duas dos túneis escavados pelos canadenses, Hill 60 e The Caterpillar, conforme a escalada militar britânica começa. A explosão dos fossos com explosivos antes da ofensiva visa destruir as posições alemães e matar o maior número possível de soldados. Para atingir este objetivo, Woodward constrói um enorme poço para evitar que o lençol freático inunde os explosivos. Ele também cava vários túneis de desvio para confundir os alemães.

O filme nos mostra uma das faces menos conhecidas da 1ª Guerra Mundial, o combate entre os escavadores abaixo da superfície, cavando túneis para interceptar os túneis dos inimigos ou explodi-los.

Esse enorme buraco foi formado depois da explosão de um poço fruto da escavação de um túnel. Os explosivos foram detonados durante a Batalha de Somme. Sua profundidade é de 70 pés.
https://www.megacurioso.com.br/guerras/44408-7-cicatrizes-primeira-guerra-mundial.htm

Em determinada altura do filme, os alemães descobrem o plano britânico e cavam em direção ao túnel principal. Então um túnel de ataque é cavado em resposta, e os australianos destroem com sucesso o poço cavado pelos inimigos. Com a escavação dos túneis e os poços cheios de explosivos, Woodward detona duas das minas disparadas no início da Batalha de Messines.

Quer saber mais sobre a Batalha de Messines que ocorreu entre 7 a 14 de julho de 1917, leia o post A Batalha de Messines: a maior explosão da História até a bomba atômica

A atuação da Companhia de Escavadores foi fundamental para o sucesso de ofensiva dos Aliados.

O trailer de Beneath Hill 60, você pode assistir no You tube: https://www.youtube.com/watch?v=PG_gRJg8voU.

Gostou? Quer ler mais sobre o assunto, aqui vai uma dica de livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *