Breve Análise do Ataque de Mísseis à Base de Khmelnytsky e suas possíveis consequências para a Ofensiva Ucraniana

de

Rodolfo Queiroz Laterza

1. Contexto do ataque

Em 12 de maio de 2023, presumivelmente, um armazém com foguetes e armas de artilharia foi destruído por um ataque de míssil de cruzeiro a oeste de Khmelnitsky (coordenadas: 49.4507214600518, 26.876449564982106), ocorrendo uma poderosa explosão sucessiva ao impacto do míssil.

Versões iniciais indicaram a destruição de estoques de munições de urânio empobrecido fornecidas pelo Reino Unido à Ucrânia, pois especialistas ucranianos chamaram a atenção para o fato de que o incêndio no local do ataque está sendo extinto remotamente por robôs e patrulhas de detecção dosimétricas de radiação trabalham na cidade, com moradores locais relatando que o depósito em Khmelnitsky estava cheio de projéteis de urânio empobrecido. De acordo com o recurso SaveEcoBot, desde sexta-feira, 12 de maio, um aumento acentuado no fundo radioativo de 80-100 nanosieverts para 140-160 nanosieverts foi registrado perto da cidade de Khmelnitsky.

https://alekseygraf.livejournal.com/921437.html

Após a explosão, um aumento na radiação gama foi registrado na cidade.  Dado que o urânio empobrecido emite uma dose relativamente pequena de radiação gama, o aumento da corrente indica a destruição de um grande estoque de munições. Lembrando que o urânio empobrecido é usado nos núcleos de projéteis perfurantes porque é uma substância refratária pesada que torna-se líquido apenas no momento em que atinge a armadura com a maior energia.

Além do ataque aos armazéns da empresa Kation, onde, aparentemente, estava armazenada a munição britânica importada com urânio empobrecido para uso nos tanques Challenger 2, de acordo com o Military Chronicle e outros canais militares, o impacto ocorreu sobre o 649º depósito de armas de mísseis e munições entre as aldeias de Gruzevitsa e Malashevtsi, perto da cidade de Khmelnitsky. Durante a detonação da munição, 20 hangares onde estavam armazenadas toneladas de munições para vários sistemas de armas foram destruídas e as consequências da explosão ainda estão sendo eliminadas por equipes de socorristas.

https://twitter.com/euromaidanpress/status/1657465483845840896

O aeródromo militar de Starokonstantinov está localizado 40 km ao norte do local da explosão, onde está baseada a 7ª brigada de aviação tática da Força Aérea Ucraniana, que estocava e armazenava munições de aviação e artilharia. Assim, um número significativo de mísseis e bombas de aeronaves foi armazenado na base, dentre os quais alegadamente cerca de 75 mísseis americanos AGM-88 HARM que deveriam ser transferidos para a 7ª brigada de aviação tática no campo de aviação de Starokonstantinov.

Para transferência para outras formações de aviação tática com aeronaves Su-25, vários milhares de mísseis não guiados Zuni foram supostamente trazidos para o depósito, que deveriam substituir os mísseis S-13 e S-25 do tipo soviético quase esgotados em quase 15 meses de guerra. Cada um desses mísseis não guiados carrega de 10 a 15 kg de explosivos, com massa de ogiva de 22 kg. A colocação de pelo menos centenas de mísseis desse tipo no depósito, bem como o armazenamento simultâneo de mísseis AGM-88 HARM, presumivelmente se aproximava de 5 toneladas, embora isso não fosse tudo o que poderia ser armazenado no armazém.

https://sonar21.com/khmelnytskyi-did-russia-vaporize-depleted-uranium-shells/

A julgar pelo fato de que a explosão destruiu não apenas estruturas terrestres, mas também instalações de armazenamento de concreto subterrâneas construídas na era soviética, tal efeito poderia ter sido produzido pela detonação simultânea de vários milhares de projéteis de artilharia da OTAN de 155 mm ali estocados. Tais projéteis contêm um explosivo altamente ativo,  denominado composição B, produzido a partir de uma mistura de TNT e hexágeno ou a composição especial XF13-333 EIDS com uma mistura de TNT, pó de alumínio e tetróxido de nitrogênio, sendo, pois, altamente inflamáveis. Esses projéteis de artilharia e munições poderiam chegar aos armazéns em Khmelnitsky ao longo da linha férrea que ligava a cidade a Ternopil, Lvov e a Polônia.

2. Consequências tático-operacionais para as Forças Armadas da Ucrânia – FAU

A julgar pela intensidade com que as instalações militares das Forças Armadas da Ucrânia estão sendo destruídas ao longo de uma das principais artérias logísticas do território da Europa, em um futuro próximo as tropas ucranianas poderão enfrentar mais escassez de munição em diversos sistemas de armas – de mísseis ar-solo a projéteis de artilharia, exigindo maior esforço logístico dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN.  Levando em consideração o fato de que o estoque de armas soviéticas dos armazéns na Ucrânia está próximo do esgotamento, enquanto as Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) mantiverem ataques efetivos contra centros logísticos com armas ocidentais, as FAU enfrentarão agravamento de escassez de munições, sendo compelidas a conservar e otimizar ainda mais o uso de munição, comprometendo suas iniciativas operacionais ofensivas.

 As autoridades oficiais da Ucrânia permanecem em silêncio sobre o que realmente aconteceu em Khmelnytsky, no entanto, fontes ucranianas indicam que a explosão poderia ter sérias consequências tanto para a contraofensiva das Forças Armadas da Ucrânia quanto para o exército ucraniano como um todo e teceram duras críticas à negligência por parte do alto comando militar ucraniano em não dispersar tais depósitos de munições ou oculta-las mais eficientemente.

Imagem de Destaque: https://www.businessinsider.com/watch-4-russian-drones-cause-huge-explosions-fireball-ukraine-city-2023-5

Referência Bibliográfica

https://www.businessinsider.com/watch-4-russian-drones-cause-huge-explosions-fireball-ukraine-city-2023-5

https://fbm.ru/novosti/politics/posle-ataki-rossijskih-kalibrov-na-arsenal-s-boepripasami-vsu-v-hmelnickom-podskochil-uroven-radiacii.html

www focus.ua   

https://www.pravda.com.ua/eng/news/2023/05/13/7402008/

https://t.me/milchronicles

Khmelnytskyi — Did Russia Vaporize Depleted Uranium Shells?

https://vrubcovske.ru/news/ekonomy/24886-kiev-hranit-molchanie-vsplyli-vazhnye-detali-udara-vozmezdija-rf-po-hmelnickomu.html

Delegado de Polícia, historiador, pesquisador de temas ligados a conflitos armados e geopolítica, Mestre em Segurança Pública

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais