EUA x URSS: O dia no qual as duas Nações se enfrentaram durante a Segunda Guerra Mundial

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

Desde o início da Segunda Guerra Mundial em 1939, passando pelo início da Operação Barbarossa, invasão da Alemanha na URSS, em 1941, as Forças Armadas da Alemanha vinham conquistado diversas vitórias e territórios. No ano de 1942, as vitórias e conquistas alemães diminuíram drasticamente, os Aliados iniciaram as invasões no Norte da África e os soviéticos começaram a não permitir mais os avanços em seus territórios e deram início as primeiras grandes vitórias sobre os Alemães.

No ano de 1943, os rumos da Segunda Guerra Mundial mudaram totalmente para os Aliados e consequentemente para URSS, um exemplo dessa situação é a vitória soviética em Stalingrado. Durante todo esse ano e os subsequentes, os soviéticos conseguiram empurrar as forças alemãs para mais perto do seu território, contribuindo assim, com a expulsão dos alemães do território soviético e posteriormente de outros territórios como a Iugoslávia.

O caso analisado neste texto acontecerá na Iugoslávia, na região de Nis, sul do País, durante a expulsão alemã dos Balcãs. Em setembro de 1944, os soviéticos chegavam à fronteira iugoslava e ajudariam decisivamente junto ao Exército Popular de Libertação da Iugoslávia, da expulsão dos alemães do território, como relata o pesquisador Antosyak: “As unidades da 2ª Frente Ucraniana foram as primeiras a chegar à fronteira iugoslava. Em 6 de setembro de 1944, um regimento de motocicletas do 6º Exército de Tanques alcançou a curva do Danúbio em Turnu Severin. Foi um dia memorável para os povos da União Soviética e da Iugoslávia. Em 7 de setembro de 1944, o Alto Comando do Exército Popular de Libertação da Iugoslávia escreveu na ordem do dia que a grande hora que os combatentes iugoslavos esperavam ao longo de três anos e meio de dura luta havia chegado e que um grande aliado, o Exército Soviético, havia alcançado a fronteira iugoslava para ajudar os povos da Iugoslávia a expulsar os invasores de seu país.” (Antosyak, 1975, p.186-187).

O acontecimento que será abordado neste artigo, aconteceu dois meses após a chegada dos soviéticos na Iugoslávia, no dia 7 de novembro de 1944.

Batalha entre EUA e URSS

No dia 7 de Novembro de 1944, as tropas soviéticas que já estavam dentro do território da Iugoslávia, mas especificamente, na região de Nis, no sul do País, passaram por um momento curioso e critico ao mesmo tempo, militares norte-americanos atacaram os soviéticos, como explica Boris Egorov: “De repente, porém, dezenas de aviões desconhecidos surgiram no céu. A Luftwaffe não operava naquela região e os soviéticos logo perceberam que era um grupo de caças Lockheed P-38 Lightning de aliados norte-americanos voando em sua direção.” (Egorov)

Esquadrão de caça de Lockheeds P-38
https://br.rbth.com/historia/85781-sovieticos-e-americanos-se-enfrentaram-na-segunda-guerra

Durante o ataque norte-americano, os soviéticos tentaram de diversas formas, indicar que não eram tropas inimigas. As atitudes tomadas pelos militares da URSS, não surtiram efeito e consequentemente, houve a necessidade do envio de caças soviéticos para defender seus compatriotas, como explica Egorov: “Inesperadamente, os aviões começaram a disparar contra as tropas soviéticas. Os soldados começaram a correr, mostrando com as mãos e as bandeiras vermelhas que os pilotos tinham cometido um erro, mas sem sucesso. Os soldados soviéticos foram obrigados a preparar suas armas antiaéreas e enviar seus próprios caças ao céu. Iniciava-se uma das batalhas mais estranhas da Segunda Guerra Mundial.” (Egorov)

Quando a notícia sobre o ataque aos soviéticos chegou ao campo de aviação próximo onde estava acontecendo a batalha, os canhões soviéticos abriram fogo contra os P-38. Os caças norte-americanos desviaram suas atenções para o local dos canhões, e iniciou um novo ataque contra os militares da URSS. Esse novo conflito “custou a vida de mais quatro soldados soviéticos.” (outroladodanoticia)

Artilheiros antiaéreos soviéticos
https://br.rbth.com/historia/85781-sovieticos-e-americanos-se-enfrentaram-na-segunda-guerra

Quanto aos caças soviéticos que precisaram voar para não permitir mais ataques aos soldados, iniciaram um combate aéreo contra os norte-americanos, que teve “como resultado do confronto, que durou cerca de 15 minutos, os soviéticos perderam quatro caças Yak-3 e Yak-9, enquanto os americanos perderam três aviões P-38.” (outroladodanoticia)

Yak-3
https://br.rbth.com/historia/85781-sovieticos-e-americanos-se-enfrentaram-na-segunda-guerra

O conflito só cessou quando “o capitão Koldunov, correndo o risco de ser abatido, se aproximou da aeronave líder dos Estados Unidos e lhe mostrou as marcas de identificação de sua aeronave” (outroladodanoticia). Após a descoberta pelos norte-americanos do erro que estavam cometendo, os aviadores dos EUA se retiraram da região.

Conclusão

Durante a Segunda Guerra Mundial, aconteceram muitos episódios parecidos como os ocorridos na Iugoslávia, o chamado “”fogo amigo”, como explica Egorov: “Os aviões P-38 eram muito parecidos com aviões de reconhecimento alemão FW-189, e foram abatidos várias vezes por canhões AA soviéticos. No entanto, nunca houve tantas vítimas como naquele dia, perto de Niš.” (Egorov)

Depois dos acontecimentos na região de Nis, os dois Países iniciaram uma investigação sobre os fatos ocorridos no dia 07 de Novembro, e uma das primeiras atitudes foi o reconhecimento do erro pelos norte-americanos e o pedido de desculpas a URSS.

O objetivo dos aviadores norte-americanos, eram “bombardear as tropas alemãs localizadas perto da cidade de Novi Pazar, mas, devido a um erro de navegação, um grupo de P-38s rumou 100 km mais a leste. Lá, eles encontraram a coluna de tropas soviéticas, confundindo-a com os nazistas.” (outroladodanoticia)

A consequência dessa batalha foi a seguinte: “27 mortos e 37 feridos. Mais de 20 veículos militares do Exército Vermelho foram destruídos. No entanto, para não beneficiar a máquina de propaganda de Hitler, os dois países decidiram ocultar todas as informações sobre a batalha entre os aliados.” (Egorov)

Imagem de Destaque: https://br.rbth.com/historia/83172-enfrentamentos-militares-eua-urss

Bibliografia

– Antosyak, A. V. Na Iugoslávia. Grechko, A. A. (org.). Missão de Libertação das Forças Armadas Soviéticas na Segunda Guerra Mundial, Ed. Progresso Moscou, 1975.

– EGOROV, Boris. O dia em que soviéticos e americanos se enfrentaram em batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Disponível em: <https://br.rbth.com/historia/85781-sovieticos-e-americanos-se-enfrentaram-na-segunda-guerra>.

– https://outroladodanoticia.com.br/2021/09/02/o-dia-em-que-sovieticos-e-americanos-se-enfrentaram-em-batalha-durante-a-segunda-guerra-mundial/

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais