Fallschirmjäger: os paraquedistas alemães

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Durante a Primeira Guerra Mundial, o brigadeiro Billy Mitchell, comandante do Corpo Aéreo do Exército norte-americano, propôs infiltrar tropas, por meio de transportes aéreos na retaguarda das tropas inimigas. No entanto, naquele momento, não existiam as condições tecnológicas e logísticas necessárias para a implementação da ideia. Após o conflito, ao longo das décadas de 1920 e 1930, houve um rápido desenvolvimento dos meios aéreos e do paraquedas de mochila e linha estática.   

Em 1935 e 1936, os soviéticos fizeram os primeiros exercícios militares com a finalidade verificar a viabilidade do lançamento de paraquedistas e de desembarque aéreo. O exercício soviético consistiu em lançar mil paraquedistas (um batalhão), armados como infantaria leve (caçadores) e outros dois mil e quinhentos infantes com equipamentos mais pesados, metralharas pesadas e artilharia leve em planadores. O exercício, em que pese falhas e limitações, demonstrou a viabilidade do assalto aeroterrestre e suas amplas possibilidades táticas. Dentre os observadores estrangeiros estavam Hermann Göring que resolveu formar unidades paraquedistas na Luftwaffe.

A palavra Fallschirmjäger é do alemão Fallschirm “paraquedas” e Jäger “caçador”, a infantaria leve do exército prussiano. As tropas alemães adotaram uma organização muito semelhante a que seria adotada pelos Aliados: infantaria leve paraquedista e uma infantaria mais bem equipada, com capacidade de realizar o assalto aeroterrestre, mas que era transportada em planadores com o armamento mais pesado. A logística seria fornecida por aeronaves (lançamento de cargas com paraquedas) e planadores.

https://chicomiranda.wordpress.com/2012/08/06/fallschirmjager-os-paraquedistas-do-3o-reich/

Durante a Segunda Guerra Mundial 1939-1945, os Fallschirmjäger foram utilizados operacionalmente em 1940 na Operação Weserübung, no ataque à Dinamarca e Noruega e na campanha da Bélgica e na Holanda, com a captura de aeródromos e pontes em estradas de marcha, em cooperação com a 22ª Divisão de Infantaria, e 1941 durante a campanha dos Balcãs na Grécia, tanto ao tomar a ponte de Corinto em um assalto aéreo tático para permitir que as unidades do exército subsequentes continuem seu avanço, bem como na maior operação aérea na Operação Merkur, na ilha de Creta, na qual toda a 7ª Divisão Flieger foi empregada, em cooperação com a 5ª Divisão de Montanha, na segunda onda do assalto aerotransportada como infantaria embarcada em planadores para reforço. Apesar do sucesso, a partir de Creta, os Fallschirmjäger foram empregados, basicamente, como tropa de infantaria, isso se deveu pelo alto número de baixas e os erros cometidos no lançamento dos paraquedistas Os Fallschirmjäger era excelentes combatentes, uma das forças de elite da Wehrmacht.

https://de.wikipedia.org/wiki/Fallschirmj%C3%A4ger_(Wehrmacht)#/media/
Datei:Fallschirmsch%C3%BCtzenabzeichen_der_Luftwaffe.png

As unidades paraquedistas alemães

Em março-abril de 1935, Hermann Göring transformou uma unidade de guarda territorial  Landespolizei General Göring no primeiro regimento aerotransportado da Alemanha, dando-lhe a designação de Regimento General Göring (RGG). A unidade foi incorporada à recém-formada Luftwaffe em 1º de outubro do mesmo ano e o treinamento começou em Altengrabow. Goering também ordenou que um grupo de voluntários fosse sorteado para o treinamento com para-quedas. Esses voluntários formariam um batalhão pioneiro de soldados pára-quedistas, um quadro para futuras tropas para-quedistas.

Em janeiro de 1936, cerca de 600 oficiais e praças formaram o 1º Batalhão Jäger/RGG, comandado por Bruno Bräuer e a 15ª Companhia de Engenheiros/RGG foram transferidos para a área de treinamento Döberitz para treinamento de salto, enquanto o restante do regimento foi enviado para Altengrabow. Esse batalhão será a base para formação das grandes unidades paraquedistas da Luftwaffe. Esse é um ponto interessante, na maioria dos países tropas paraquedistas estão vinculados ao Exército.

Em 29 de janeiro de 1936, a tropa paraquedista nazista foi criada oficialmente por uma Ordem do Dia pedindo recrutas para treinamento de paraquedas na Escola de Treinamento de Paraquedistas Stendal, localizada a 96 km a oeste de Berlim. A escola foi ativada meses depois que as primeiras unidades de paraquedas foram estabelecidas em janeiro de 1936 e foi aberta ao pessoal ativo e reserva da Luftwaffe. Oficiais e praças da Luftwaffe foram obrigados a completar com sucesso seis saltos para receber o brevê do paraquedista da Luftwaffe (instituído em 5 de novembro de 1936).

https://bellumartishistoriamilitar.blogspot.com/2021/04/el-nacimiento-de-las-fallschirmjager-el.html

Em 1938 foi formada a 1ª Divisão de Paraquedistas sendo designada como a 7ª Divisão Aérea. A unidade realizou operações aéreas nos estágios iniciais da guerra, incluindo a captura bem-sucedida do Forte Eben-Emael na Bélgica. Mais tarde, lutou na Batalha de Creta, mas suas pesadas perdas fizeram com que Hitler se recusasse a considerar o emprego de suas tropas em um assalto paraquedista de grande porte novamente. Em 1942, foi renomeada 1ª Divisão de Paraquedistas quando foi reformada na Rússia. A divisão participou das campanhas na Polônia, na Noruega, Bélgica, Holanda, Creta (todas essas operações como 7ª Divisão Aérea), Leningrado, Smolensk, Sicilia, Itália e depois noa Alpes. A divisão se destacou em todos os teatros de operações que combateu. Realizou importantes assaltos aeroterrestres na Holanda (Batalha de Haia) e em Creta. A divisão se rendeu na Itália em 2 de maio de 1945 e foi acusada de cometer crimes de guerra na Itália e em Creta. A divisão foi comanda pelo lendário generaloberst Kurt Student.

No início de 1943, foi formada a 2ª Divisão de Paraquedistas foi formada na França, com base na 2ª Brigada de Paraquedistas que havia lutado no norte da África. A 2ª Div Pqdt foi enviado a Roma como parte da força de ocupação, quando o governo italiano começou a reconsiderar seu esforço de guerra, mais tarde lutou na Ucrânia e no oeste da França. A maior parte da divisão foi derrotada e cercada em Brest durante a retirada alemã da França, o combate durou até setembro de 1944, quando teve pesadas baixas. Uma nova 2ª Divi Pqdt foi formada em dezembro de 1944 e no ano seguinte esteve empenhada em Arnhem, durante as travessias dos aliados no rio Reno e no Bolsão do Ruhr com o Grupo de Exércitos B. Em abril os remanescentes foram incorporados a 6ª Divisão Paraquedista e continuaram combatendo os aliados até a redição em maio de 1945. A 2ª Divisão foi acusada de crimes de guerra praticados na campanha da Italia, em 1944.

Em 1943, foram formadas as 3ª e 4ª Divisões Paraquedistas. A 4ª Divisão além de alemães era integrada por paraquedistas italianos provenientes da 184ª Divisão Aerotransportada Nembo e da 185ª Divisão de Paraquedistas Folgore. A 3ª Div Pqdt lutou durante a Campanha da Normandia, foi em grande parte destruída no Bolsão de Falaise em agosto de 1944. A 3ª Div Pqdt foi reformada participou da Batalha das Ardenas  e terminou a guerra no Bolsão do Ruhr, onde se rendeu às tropas dos EUA em abril de 1945. A 4ª Div Pqdt lutou na Frente italiana, incluindo a Batalha de Anzio, Roma e na Linha Gótica. A divisão se rendeu às forças aliadas em abril de 1945.

https://germanhelmetvault.com/fallschirmjager-helmets/

A 5ª Divisão de Pára-quedistas foi formada na França em 1943. Ela esteve envolvida nos combates na Normandia após o Dia D e a maioria de seu pessoal foi morta ou capturada no Bolsão de Falaise. Foi reformado na Holanda, com os efetivos de terra da Luftwaffe. Lutou na ofensiva das Ardenas e ao longo do Reno, seus sobreviventes se renderam no final da guerra.

 As 6ª e 7ª Divisões de pára-quedas foram formadas em 1944 na França e na Alemanha, respectivamente, e lutaram na frente ocidental como infantaria regular participando ativamente dos combates. Ambas as divisões se renderam no final de maio de 1945

As 8ª, 9ª, 10ª e 11ª Divisões eram Fallschirmjäger apenas pelo nome, pois foram formados às pressas no final de 1944 e início de 1945 a partir de uma reunião de diversos tipos de unidades da Luftwaffe, incluindo equipes de solo e artilharia. Além disso, eles nunca atingiram o nível de força divisional e fom muito mal preparadas para o combate. O 8ª Divisão lutou na Holanda antes de ser destruída no Bolsão do Ruhr, enquanto a 9ª e a 10ª lutaram na Frente Oriental em colapso rápido, inclusive na Alemanha. A 9ª lutou na Batalha de Seelow Heights e na Batalha de Berlim antes de ser destruída em abril de 1945. A 10ª Divisão lutou na Áustria e na Morávia e se rendeu às forças do exército soviético em maio de 1945. A 11ª Divisão sequer foi completamente formada, apenas grupos foram para o combate.

A 22ª Divisão de Desembarque Aéreo foi uma tropa de infantaria, do Heers, especializada no assalto a partir de planadores. Atuaram nas campanhas da Polônia, Holanda, Grécia e Creta junto com os Fallschirmjäger. Após Creta combateram como infantaria na Grécia, Macedônia, Sérvia e na Bósnia. No final da guerra se renderam as forças iugoslavas.

O Reichsführer-SS Heinrich Himmler formou dois batalhões de Fallschirmjäger o SS-Fallschirmjägerbataillon 500 (1943) lutou na Iugoslávia e França. Já o SS-Fallschirmjägerbataillon 600 (1943) lutaram nas Ardenas. Combateram como tropa de infantaria e se renderam em maio de 1945.

Os mandamentos dos Fallschirmjäge (paraquedistas) serviam às tropas como um “catálogo de virtudes e comportamentos”. Os dez “Mandamentos” estavam presentes nos bilhetes de pagamento e deviam ser memorizados pela tropa. As instruções, em que a ideologia hitlerista  tinha grande influência, são caracterizadas pela ênfase na camaradagem dentro das tropas e em como lidar com guerrilheiros. Vamos aos “mandamentos”:

– Você é um escolhido do exército alemão.

– Você buscará a batalha e se treinará para suportar qualquer tipo de provação.

– Para você a batalha será o cumprimento.

– Cultive a verdadeira camaradagem, porque com a ajuda dos camaradas, você vencerá ou morrerá!

– Cuidado ao falar! Não seja corrupto! Os homens agem enquanto as mulheres falam. Falar pode levá-lo ao túmulo.

– Seja calmo e cuidadoso, forte e determinado! A bravura e o entusiasmo de um espírito atacante lhe darão a vantagem no ataque.

– A coisa mais valiosa diante do inimigo é a munição. Quem atira inutilmente só para se acalmar não merece o nome de Fallschirmjäge.

– Você só pode ser vitorioso se suas armas forem boas. Certifique-se de obedecer à lei: “Primeiro minha arma, depois eu!” Você deve entender todo o escopo de qualquer empreendimento para que, se seu guia falhar, você possa agir por conta própria. Lute com cavalheirismo contra um inimigo aberto, mas não dê trégua a um partidário!

– Mantenha seus olhos abertos! Seja ágil como um galgo, resistente como couro, duro como aço Krupp, só assim você será a personificação do guerreiro alemão!

Imagem de Destaque: https://chicomiranda.wordpress.com/2012/01/08/fallschirmjagers-os-paraquedistas-alemaes/#jp-carousel-9884

Fontes

Fallschirmjäger

https://www.businessinsider.com/allies-nazis-learn-opposite-lessons-in-first-big-paratrooper-invasion-2021-5

Fallschirmjägers – Os Paraquedistas Alemães!

https://en.wikipedia.org/wiki/Fallschirmj%C3%A4ger

https://de.wikipedia.org/wiki/Fallschirmj%C3%A4ger_(Wehrmacht)

Aos leitores que se interessaram pelo assunto, recomendamos:

Link: https://www.amazon.com.br/Hunters-Sky-Parachute-1940-1945-English-ebook/dp/B07DGZQY71/ref=sr_1_5?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=1QYG60CU1SN7&keywords=german+parachute&qid=1663962014&sprefix=german+parachute%2Caps%2C258&sr=8-5

Dica: para quem tem o Kindle unlimited é grátis.

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais