Filme O Resgate do Soldado Ryan

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Em 1998, o diretor e produtor Steven Spielberg lançou um dos maiores filme de guerra de todos os tempo “O Resgate do soldado Ryan” (SAving Private Ryan). Roteiro de Robert Rodat, inspirado no livro “D-Day June 6, 1944: The Climactic Battle of World War II” (1994) de Stephen E. Ambrose, que ajudou a escrever o roteiro e se baseia no elatos de baixas entre membros de uma única família, como os irmãos Niland. O filme estrelado por Tom Hankse com coadjuvantes que teriam grande destaque como Edward Burns, Matt Damon, Tom Sizemore, Jeremy Davis, Vin diesel, Barry Pepper, Giovani Ribisi, Ted Danson, Bryan Cranston, Nathan Fillon, Paul Giamatti, Denis Farina entre outros. A duração é de 170 minutos.

O filme reproduz, a partir de relato de veteranos, o assalto a praia de Omaha, com alta dose de realismo e um dos pontos altos do filme. O plano sequência da batalha de abertura em Omaha Beach foi a cena mais exigente, custando $ 12 milhões para filmar em quatro semanas com 1.500 figurantes.

O elenco principal passou por um treinamento de uma semana para entender a experiência do soldado em combate e na praia no Dia D.

Roteiro

O filme começa com o assalto a praia de Omaha, na Normandia, e a conquistas das posições alemães que protegiam a praia.

O Capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de resgatar possivelmente o último dos irmão Ryan que havia saltado com a 101ª divisão.

O filme então mostra a patrulha tentando encontrar Ryan e finaliza com a luta do grupo de Miller e os paraquedistas da 101, defendendo a cidade de Ramelle.

https://entretenimento.uol.com.br/noticias/efe/2018/07/21/classico-do-cinema-de-guerra-o-resgate-do-soldado-ryan-completa-20-anos.htm

Produção

O filme foi filmado em locações na Inglaterra, França e na Irlanda. A produção se esmerou nos detalhes, na reconstituição do Dia D, nas cenas de batalha são muito bem feitas, a técnica de filmagem se tornou um paradigma para filmes de ação, a fotografia excelente e os atores atuaram em alto nível.

O filme é considerado um dos melhores de todos os tempo, ajudou a renovar o interesse pela Segunda Guerra Mundial e inspirou outros filmes, séries de Tv, videogames, documentários entre outros elementos culturais.

O filme custou cerca de US$ 70 milhões e arrecadou cerca de US$ 482 milhões.

Imagem de Destaque: https://en.wikipedia.org/wiki/Saving_Private_Ryan#/media/File:Saving_Private_Ryan_poster.jpg

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais