Filme O Último Reino: Sete Reis Devem Morrer

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Filme lançado em 14 de abril de 2023, é o fechamento da série “O Último Reino”. Tanto o filme, quanto a série forma produzidos pela Netflix baseados nos livros da série “Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell (para saber mais sobre a série de livros e da TV acesse: https://historiamilitaremdebate.com.br/livro-cronicas-saxonicas-de-bernard-cornwell/ ).

O filme é uma sequência da série e o seu fechamento. O filme é estrelado por Alexander Dreymond (Uhtred) com a participação de vários personagens da série. A direção é de Edward Bazalgette, roteiro de Martha Hiller, produção de Nigel Marchant, Gareth Neame, Mat Chaplin. A companhia produtora é a Carnival Films e distribuído pela Netlix. O filme tem 111 minutos.

O filme dá um fechamento digno a série e aos personagens. A fotografia, os diálogos, a interpretação estão no mesmo alto nível da série e as cenas de luta bem coreografadas.

Como na série o filme dá um versão romantizada dos acontecimentos históricos, tendo Uhtred (personagem fictício) como o homem de ação levado pelo destino a participação ativa em grandes feitos. O filme aborda história, religião, sexualidade e cultura medieval de leve sem se comprometer muito com as agendas contemporâneas.

As Crônicas Saxônicas foram apresentadas pela série até o volume 10 (The Flame Bearer), mas ainda havia outros três livros a serem cobertos. No entanto, a Netflix informou que a 5ª temporada seria a última. Assim coube ao longa metragem cobrir os três livros finais (War of the Wolf, Sword of Kings e War Lord).

https://www.agazeta.com.br/colunas/rafael-braz/the-last-kingdom-seven-kings-must-die-e-bom-final-para-a-saga-de-uhtred-0423

O enredo

Após ter reclamado Bebbanburg como seu lar ancestral, o saxão fez a promessa de permanecer independente dos conflitos que envolvem o Rei Constantino, de Alba, e o Rei Edward, de Wessex. O problema que gera conflitos no enredo, entretanto, é que uma Bebbanburg independente coloca em risco o sucessor de Edward, Æthelstan em tornar a Inglaterra um estado unificado.

O enredo, então, se debruça sobre as armações políticas de Olaf Guthfrithson para derrubar Æthelstan do trono de Wessex. Com os reis o pressionando-o por todas as partes, o sonho de Uhtred em manter a paz de Bebbanburg é ameaçado à medida que ele é arremessado novamente a um conflito que vai definir o futuro da Inglaterra.

Sugerimos lerem a crítica de Janda Montenegro publicada no site Cinepop

Para saber mais sobre o assunto, leia o ensaio sobre a Batalha de Brunanburh: A origem da Inglaterra

Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Last_Kingdom:_Seven_Kings_Must_Die

Crítica | The Last Kingdom: Seven Kings Must Die – Filme da Netflix Entrega Final ÉPICO à Premiada Série

https://www.agazeta.com.br/colunas/rafael-braz/the-last-kingdom-seven-kings-must-die-e-bom-final-para-a-saga-de-uhtred-0423

https://www.omelete.com.br/series-tv/the-last-kingdom-seven-kings-must-die-netflix-impressoes

https://www.techtudo.com.br/guia/2023/04/last-kingdom-seven-kings-must-die-conheca-sinopse-elenco-e-trailer-streaming.ghtml

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais