Forte Douaumont: A Fortificação na Região de Verdun

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

Durante o século XIX foi construída na França, uma série de fortalezas com 19 construções que protegiam a região de Verdun, uma dessas fortificações foi o Forte Douaumont, que começou a ser construído durante a década de 1880.

Mapa da Região
https://en.wikipedia.org/wiki/Fort_Douaumont#/media/
File:Fort_Douaumont_location_map_300px.jpg

A construção teve início “perto da vila de Douaumont , em alguns dos terrenos mais altos da área, e o forte foi continuamente reforçado até 1913. Tem uma área total de 30.000m² (36.000 jardas quadradas) e aproximadamente 400m (440 jardas) de comprimento, com dois níveis subterrâneos protegidos por um telhado de concreto reforçado com aço de 12m (13 jardas) de espessura apoiado em uma almofada de areia. Essas melhorias foram concluídas em 1903. A entrada do forte ficava nas traseiras. Dois túneis principais corriam de leste a oeste, um acima do outro, com salas de quartel e corredores para as partes periféricas do forte ramificadas dos túneis principais. O forte estava equipado com vários postos armados, uma torre de canhão giratória/retrátil de 155 mm , um Revólver rotativo/retrátil de canhão de 75 mm, quatro outros canhões de 75 mm em “Bourges Casemates” de flanco que varriam os intervalos e várias torres de metralhadora.  A entrada no fosso ao redor do forte foi interditada por canhões giratórios antipessoal Hotchkiss localizados em casamatas de parede ou “Coffres” presentes em cada canto.” (https://www.wikiwand.com/en/Fort_Douaumont)

Primeira Guerra Mundial

  • Captura Alemã

Com a Primeira Guerra Mundial, as batalhas chegaram à França, principalmente a Verdun. Durante o ano de 1916, o 5º Exército alemão iniciou a Batalha de Verdun e quatro dias após o início a ofensiva na região, as tropas da Alemanha chegaram ao Forte Douaumont. “O Forte ainda era ocupado apenas por uma equipe de manutenção de apenas 56 soldados e alguns artilheiros. O soldado mais graduado no forte era um NCO chamado Chenot. Em 25 de fevereiro, elementos do 24º Regimento de Brandemburgo alemão (6ª Divisão de Infantaria, III Armeekorps) aproximou-se do Forte Douaumont pelo norte, como um grupo de reconhecimento ou ataque. A maior parte da guarnição francesa já havia ido para os níveis mais baixos do forte para escapar do incessante bombardeio alemão com canhões de grande calibre. Uma bateria de obuseiros M-Gerät de 420mm superpesados ​​​​batia intermitentemente no forte, danificando a torre do canhão de 75mm.” (https://en.wikipedia.org/wiki/Fort_Douaumont)

Vista aérea no início de 1916 antes da grande destruição na Batalha de Verdun. O norte está aproximadamente no topo
https://en.wikipedia.org/wiki/Fort_Douaumont#/media/File:Douaumontfort.jpg

As invasões da Alemanha na Bélgica e consequentemente, a rápida vitória e conquista alemã sobre o território belga, provocaram algumas medidas francesas em relações as suas fortificações, como as tomadas “em agosto de 1915, o general Joseph Joffre aprovou a redução da guarnição em Douaumont e em outros fortes de Verdun. Douaumont foi despojado de todo o seu armamento, exceto pelos dois canhões de torre que eram muito difíceis de remover: um canhão de 155 mm e um de 75 mm. Os dois bunkers “Casemates de Bourges”, um de cada lado do forte, foram desarmados de seus quatro 75s. A guarnição era composta principalmente de reservistas de meia-idade, sob o comando do governador militar da cidade e não do exército de campanha.” (https://stringfixer.com/pt/Fort_Douaumont)

Torreta para canhões de 75mm
https://www.travelfranceonline.com/
fort-of-douaumont-battle-of-verdun-wwi/

Com a saída dos franceses do local e a chegada dos alemães, o Forte Douaumont foi conquistado sem a necessidade de um tiro sequer, como é explicado abaixo: “A única vítima foi um dos homens de Kunze, que ralou o joelho. Apesar de ser o último oficial a entrar no forte, von Brandis foi quem despachou o relatório da captura de Douaumont ao Alto Comando Alemão. Alguns dias depois, o oficial prussiano estava dizendo ao príncipe herdeiro Guilhermesobre sua apreensão heróica. Nenhuma menção foi feita aos esforços do tenente Radtke ou do sargento Kunze. Em vez disso, von Brandis se tornou o “Herói de Douaumont” e foi premiado com o Pour le Mérite , (Hauptman Haupt também o recebeu mais tarde). Kunze, que invadiu e prendeu a guarnição e Radtke, que assumiu o comando durante a captura do forte, não recebeu nenhum prêmio. Somente na década de 1930, depois que os historiadores do comitê alemão da Grande Guerra tiveram tempo de revisar a captura do Forte Douaumont, o crédito foi dado tardiamente. Kunze, agora membro da Ordnungspolizei , foi promovido e o tenente Radtke ganhou um retrato autografado de Wilhelm, o ex-príncipe herdeiro e Kunze recebeu a ordem de Pour le Mérite .” (https://en.wikipedia.org/wiki/Fort_Douaumont)

  • Reconquista Francesa

Dois meses após a conquista alemã do Forte Douaumont, os franceses tentaram reconquistar a fortificação, mas sem obterem êxito no seu objetivo. A reconquista só aconteceu em outubro de 1916, quando “uma ofensiva francesa envolvendo três divisões de infantaria começou em 24 de outubro de 1916, para recapturar o forte. Isso aconteceu no mesmo dia e foi realizado pela elite Régiment d’infanterie-chars de marine (na época designado Régiment d’infanterie coloniale du Maroc, RICM (Regimento de Infantaria Colonial de Marrocos). Douaumont foi bombardeado por dias por dois canhões ferroviários franceses superpesados ​​de 400 mm (16 pol.) De longo alcance chamados “Alsace” e “Lorraine”, posicionados em Baleycourt, a sudoeste de Verdun. Douaumont tornou-se insustentável sob o fogo deles e estava em processo de evacuação quando foi recapturado.” (https://www.wikiwand.com/en/Fort_Douaumont)

Curiosidade

O local acabou se tornando um museu, com diversas peças sobre o forte e dos soldados que estiveram no local, como filmes, fotos, documentos de arquivo e testemunhos que contam a história do local.

Imagem de Destaque: Entrada do Forte Douaumont – https://en.wikipedia.org/wiki/Fort_Douaumont#/media/File:Fort_Douaumont_Entrance.JPG

Bibliografia

– Fort Douaumont. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Fort_Douaumont>. Acessado em: 24/12/2022

– ______. Disponível em: <https://www.landofmemory.eu/en/sites-historiques/fort-douaumont/>. Acessado em: 24/12/2022

– ______. Disponível em: < https://www.wikiwand.com/en/Fort_Douaumont>. Acessado em: 24/12/2022

– ______. Disponível em: <https://stringfixer.com/pt/Fort_Douaumont>. Acessado em: 24/12/2022

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais