Linha Maginot

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

A Linha Maginot recebeu esse nome em homenagem ao Ministro da Guerra André Maginot. A construção é uma fortificação militar construída na década de 1930 com o objetivo de tentar impedir a invasão da Alemanha no território.

A Linha Maginot era composta por Posto de Fronteira, Linha de Posto Avançado e Ponto de Apoio, Linha Principal de Resistência, Casemates de Infantaria, Petits Ouvrages, Gros Ouvrages, Postos de Observação, Rede Telefônica, Abrigos de Reserva de Infantaria, Zonas de Inundação, Quartéis de Segurança, Depósitos de Suprimentos e Munições, Sistema Ferroviário de Bitola Estreita, Linhas de Transmissão de Alta Tensão, Artilharia Ferroviária Pesada.  

A fortificação “tinha cerca de 200 km de comprimento, extendendo-se desde a fronteira com a Suíça até a floresta de Ardennes, na Bélgica… Cento e oito grandes fortes subterrâneos guardavam a linha de 15 em 15 km. Havia 410 casamatas para infantaria, 152 torres móveis e 1.536 cúpulas fixas e 339 peças de artilharia. Tudo estava interligado por 100 km de galerias subterrâneas… os paióis de munição eram divididos em 3 áreas separadas. A principal, a M1, tinha 7 câmaras e abrigava 3 mil projéteis. A segunda, ao pé de cada bloco de combate, chamada M2, guardava 2,8 mil. E a terceira, dentro da própria sala de combate, tinha espaço para mais 600 projéteis.” (ONÇA, 2021).

A fortificação foi inútil em relação à proteção do território francês, as Forças Armadas da Alemanha invadiram a França pelos Países Baixos, onde a proteção era menos desguarnecida, evitando com isso, o confronto direto pela Linha Maginot.

Imagem de Destaque: Mapa da Linha Maginot – https://hojenasegundaguerramundial.wordpress.com/tag/linha-maginot/

Fortificação pertencente à Linha Maginot
https://hojenasegundaguerramundial.wordpress.com/tag/linha-maginot/

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais