Missão Médica do Brasil na Primeira Guerra Mundial

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

A América do Sul é uma das regiões com menor participação nos conflitos mundiais, o Brasil foi o único dentro do Continente sul-americano que se envolveu belicamente nos conflitos.

A Primeira Guerra Mundial teve início em 1914, o Brasil declarou guerra aos alemães em 1917, quando teve navios afundados pela Nação Alemã.

O Brasil como Nação beligerante, enviou os seguintes militares para a Primeira Guerra Mundial: um grupo de aviadores que se integrou à Força Aérea Real (RAF), uma divisão naval subordinada aos britânicos (DNOG – Divisão Naval em Operações de Guerra), uma equipe médica enviada à França e uma comissão de estudos, composta por oficiais que se incorporaram às operações de Guerra.

A equipe médica enviada à França era composta por 100 médicos aproximadamente, um corpo de estudantes, enfermeiras e militares do exército e marinha, como relata Carlos Edson Martins da Silva: “86 médicos aos quais, posteriormente, somou-se um grupo de seis médicos que já estavam em solo francês atuando no Hospital Franco-Brasileiro mantido pela colônia brasileira em Paris, totalizando assim em 92 o contingente de médicos da Missão. Deste grupo 11 médicos eram militares de carreira e os demais civis comissionados militares com patentes que variavam de coronel a 2o tenente. Além dos médicos, integravam a missão 17 acadêmicos de medicina e 16 membros, entre farmacêuticos, pessoal de intendência, de secretaria e contínuos. O contingente da Marinha era de 6 médicos e 2 farmacêuticos e o do Exército de 5 médicos, 1 farmacêutico Carlos Edson Martins da Silva e 2 intendentes além de 1 sargento e 30 praças indicados para constituir a guarda do futuro Hospital Brasileiro. O total foi de 131 componentes. Quinze médicos viajaram acompanhados de suas esposas, que atuariam como enfermeiras de campanha ”.

A Missão Médica tinha como objetivo instalar um hospital militar no território francês, esse hospital cuidou não somente dos feridos da Guerra, mas da população civil que sofria com a Gripe Espanhola.

O Hospital aberto pelas Forças Armadas do Brasil, pode ser visto na imagem acima, assim como, a imagem abaixo, apresenta uma das áreas do hospital.  

Uma das enfermarias do Hospital Brasileiro na França
http://www.funag.gov.br/images/2017/Novembro/Grande_Guerra/
Apresentacao/CRISTIANO.pdf

Imagem de Destaque: Hospital Brasileiro na França durante a Primeira Guerra Mundial – https://www.researchgate.net/figure/Figura-3-Hospital-de-Vaugirard_fig2_276082239

Bibliografia

SILVA, Carlos Edson Martins da. A Missão Médica Especial brasileira de caráter militar na Primeira Guerra Mundial. Revista Navegator, V. 10, Nº 20, P.94-108, 2014. 

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais