O combate a Pirataria no século XXI e o filme Capitão Phillips (2013)

de

Capitão-de-Fragata (RM1) Sérgio Vieira Reale 

Na Antiguidade, à medida que as civilizações foram se desenvolvendo, a circulação de riquezas pelo mar provocou o aparecimento da pirataria. A dependência do comércio marítimo e a defesa das valiosas cargas eram essenciais para a sociedade. 

No alvorecer do século XXI, a globalização produziu um significativo aumento no tráfego mercante internacional. Na costa leste africana, principalmente, no Golfo de Áden, ressurgiu a pirataria. Os piratas da Somália intensificaram os ataques aos navios para exigir um resgate pelo sequestro da tripulação.

À despeito do hiato temporal existente entre a Antiguidade e os dias atuais, permanece a necessidade do Estado combater a pirataria. Para tal, são empregados meios navais, aeronavais e forças especiais. Os atos de pirataria geram grandes custos para os países africanos e para as empresas que ficam submetidas a estas ameaças.

Nesse sentido, diversos Estados da União Européia, os Estados Unidos e a China passaram a adotar medidas de segurança para combatê-los.

Este filme foi inspirado na invasão do navio de bandeira norte-americana Maersk Alabama, por piratas somalis, no dia 8 de abril de 2009. O Maersk Alabama estava navegando isolado no Golfo de Áden no Oceano Índico.

Durante um exercício de segurança, duas lanchas são detectadas no radar se aproximando do navio pela popa em alta velocidade. Naquele momento, devido a avaria no motor de uma das embarcações e o receio do aparecimento da Marinha norte-americana, somente uma embarcação permaneceu na perseguição ao Maersk Alabama. O Comandante aumentou a velocidade e começou a acompanhar o contato pelo radar.

Na sequência, um tripulante do navio entrou em contato com a marinha inglesa para informar sobre possível ataque de piratas. Logo após, o Comandante determinou um conjunto de medidas para impedir que os quatro piratas que estavam na embarcação subissem no navio: a tripulação deveria estar em postos de alerta; o navio começou a realizar manobras em ziguezague; mangueiras lançando jatos d‘água e fechamento dos principais compartimentos.

Estas medidas foram insuficientes para evitar a subida dos piratas no navio por meio de uma escada. Em pouco tempo, eles chegaram no passadiço¹ armados com fuzis AK47.

A partir daquele instante, anunciaram o sequestro da embarcação e que a tripulação seria feita refém. Ao longo do dia, os piratas desistiram do sequestro do navio e decidiram levar somente o Capitão Phillips como refém. Sendo assim, lançaram ao mar uma das embarcações de salvamento do Maersk Alabama com quatro piratas e o Capitão Phillips para chegar ao litoral da Somália.


¹ A ponte de comando ou passadiço é o compartimento de um navio onde existem equipamentos de navegação e a partir do qual o mesmo é comandado.


A Marinha norte-americana, ao tomar conhecimento do sequestro, respondeu por meio da Força Tarefa Combinada 151², composta por três navios de guerra: o USS Bainbridge (DDG- 96), a Fragata USS Halyburton (FFG20-40) e o Navio de Assalto Anfíbio USS Boxer (LHD21-4).  


² A Combined Task Force  (CTF-151) é uma força-tarefa multinacional  que realiza operações para dissuadir, interromper e reprimir a pirataria na região do Chifre da África.


Durante a travessia para chegar a Somália o combustível da embarcação de salvamento acabou. Os piratas aceitaram que eles seriam rebocados pelo navio USS Bainbridge. No dia 11 de abril, militares dos Navy SEAL³ (atiradores de elite) embarcaram no USS Bainbridge para conduzir as ações táticas.    


³ Unidade de operações especiais da Marinha norte-americana cuja sigla representa os ambientes em que operam Sea, Air, Land (no mar, no ar e na terra).


No dia 12 de abril, os atiradores tinham as condições desejáveis para efetuarem os tiros nos piratas. Finalmente, três snipers, no instante adequado, fizeram tiros de precisão acertando os piratas que estavam no interior da embarcação de salvamento. Desta forma, terminou o sequestro do Capitão Phillips.

Imagem de Destaque: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-191696/

Sites Consultados

Capitão Phillips e o drama a bordo do Maersk Alabama

https://gov-civ-guarda.pt/maersk-alabama-hijacking

https://g1.globo.com/Noticias/Mundo/CAPITAO+AMERICANO+MANTIDO+REFEM+POR+PIRATAS+E+LIBERTADO+NA+SOMALIA.html

O resgate do Comandante do Maersk Alabama

https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/brasil-assume-comando-de-forca-tarefa-maritima-internacional

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais