O Desenvolvimento da Batalha de Avdeevka

de

Rodolfo Queiroz Laterza

1. Introdução

Desde o final de fevereiro, as distintas formações russas de combate estão desenvolvendo avanços no norte e ao sul da cidade de Avdeevka, localizada na periferia noroeste de Donetsk.

Avdeevka se tornou uma das mais emblemáticas e resistentes fortificações das formações militares ucranianas na região de Donbass, tendo repelido dezenas de assaltos e tentativas de rompimento das barreiras defensivas pelas forças russas, que sofreram pesadas baixas desde o início do conflito.

As estruturas de defesa alicerçadas em complexa e bem consolidada fortificação foram delineadas desde 2014, quando emergiu o conflito de Donbass, entre as forças separatistas de Donetsk apoiadas pela Federação Russa e o Exército da Ucrânia.

Assaltos frontais e tentativas de movimentos das forças russas em pinças se tornaram infrutíferos, com as forças ucranianas constantemente abastecidas por munições e sustentadas na retaguarda por barragens de artilharia de obuses rebocados e sistemas MLRS.

Este breve ensaio irá analisar o contexto tático-operacional das batalhas empreendidas entre forças russas e ucranianas pelo controle desta importante área na região de Donbass.

2. Desenvolvimentos militares e operacionais recentes

Em março, forças russas desenvolveram finalmente avanços tangíveis na área de Avdeevka. Mais precisamente, em 17 de março, fontes militares russas relataram o controle russo da vila de Krasnogorovka, localizada a 3 quilômetros ao norte de Avdeevka. Desde então, as forças russas preservaram a iniciativa operacional ofensiva e continuaram seu avanço para o oeste, a fim de cercar Avdeevka pelo norte e cortar a ferrovia estrategicamente importante usada para transferência de suprimentos militares para o agrupamento ucraniano na cidade.

https://en.topcor.ru/33290-vsu-sosredotochili-poltory-tysjachi-soldat-v-rajone-avdeevki.html

Em 20 de março, as unidades russas de combate romperam as defesas ucranianas na ferrovia, tendo a vila de Stepovoe (também conhecida como Petrovsky), localizada a 200 metros a oeste da estrada, ficado sob controle russo. Os combatentes russos do 1º regimento da 114ª Brigada do 1º Corpo de Exército das Forças Armadas da Federação Russa ganharam um reduto na aldeia. Em 24 de março de 2023, a operação de limpeza ainda estava em andamento na área.

http://www.youtvnews.com/army/10634

De qualquer forma, as Forças Armadas da Ucrânia – FAU perderam o controle da última ferrovia que levava a Avdeevka. A capacidade do agrupamento ucraniano transferir pessoal reservas militares e munição para a cidade foi severamente prejudicada. O avanço russo na periferia norte também complicou a interação entre as unidades ucranianas posicionadas na aldeia de Berdychi e a guarnição principal situada em Avdeevka.

https://twitter.com/Trollstoy88/status/1637800182988283905

Atualmente, apenas uma estrada que leva à cidade pelo oeste permanece sob controle ucraniano, com a situação das FAU em Avdeevka se tornando ameaçadora para os militares ucranianos ali entrincheirados.

O relatório do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia em 19 de março indicou que as tropas russas avançaram além de Stepovoe. Os militares ucranianos alegaram que as forças russas lançaram operações ofensivas na área da vila de Berdychi.

https://s-krovi.net/videos/134722-lantsetirovanie-svinyachej-tekhniki

Por sua vez, as FAU estão fortalecendo com urgência as suas posições militares perto de Berdychi. Reforços, incluindo equipamento militar pesado como tanques e blindados, foram transferidos para a área.

Na periferia nordeste de Avdeevka, a batalha pela vila de Kamenka está em andamento, com esta vila sob controle russo iminente, de acordo com canais militares russos. No entanto, esses relatórios ainda precisam ser confirmados.

Ao mesmo tempo, as forças russas lançaram operações ofensivas ao sul de Avdeevka, tendo as unidades de assalto russas avançado de suas posições militares em Opytnoe e rompido as defesas ucranianas nos arredores de Avdeevka.  Os combates começaram no 9º bairro da cidade e ainda estão em desenvolvimento.

https://cont.ws/@voenkorr/2510004/full

Enquanto isso, as FAU continuam tentando contra-atacar perto de Opytnoe e Vodyanoe, apoiadas por artilharia e assaltos móveis de infantaria.

As operações simultâneas russas no norte e no sul de Avdeevka prendem as unidades ucranianas posicionadas na área, impedindo-as de transferir forças adicionais para o norte para recuperar o controle da linha férrea. As forças russas tem se aproximado dos  assentamentos adjacentes de Severny e Thin, cujo controle pelas forças russas irá ameaçar a cidade de Orlovka.

A única estrada que permanece sob o controle das Forças Armadas da Ucrânia passa por este assentamento, ao longo do qual a guarnição de Avdeevka é abastecida e as tropas são rotacionadas. A outra via rodoviária que passava por Krasnohorivka ao norte de Avdeevka e que servia para a logística ucraniana está sob o controle do grupo russo.

https://www.sila-rf.ru/2023/03/21/chlen-korrespondent-akademii-voennyh-nauk-bartosh-dlja-predotvrashhenija-kontrnastuplenija-vsu-mozhno-ispolzovat-opyt-kurskoj-bitvy/

É difícil realizar um assalto neste setor da frente, porque as unidades de combate têm que se mover por campos descobertos e facilmente rastreáveis por drones de vigilância e reconhecimento, além de serem áreas minadas.  Seria possível se esconder atrás das estreitas faixas de floresta que cruzam os campos Avdeevsko-Donetsk, mas as matas anteriormente densas agora estão bem devastadas e a força adversária pode ver o equipamento oculto com a ajuda de drones.

Enquanto isso, as tropas ucranianas estão tentando romper constantemente as posições russas, atingindo-as com projéteis de calibre 152 mm disparados de obuses autopropulsados e rebocados, como 2S9 e D-20.

Na data de 23/03/2023, os militares russos conseguiram avançar para o oeste de Novobakhmutovka, no norte da área fortificada de Avdeevsky, liberando completamente aquele assentamento. Ao sul de Novobakhmutovka, as Forças Armadas Russas conseguiram capturar dois redutos na área da rodovia H20, enquanto que as batalhas posicionais continuam perto de Petrovsky – os militares russos conseguiram expandir a zona de controle ao redor da ferrovia.

Embora os avanços russos sejam tangíveis, ainda não há situação de cerco operacional a Avdeevka, que se constitui em uma fortificação bastante difícil de romper. Ademais, não há superioridade de efetivo das forças russas neste setor da frente assim como em toda direção de Donetsk, onde a proporção de forças das tropas russas e ucranianas é quase igual.

Sob certas circunstâncias, se as forças russas avançarem a noroeste de Avdeevka e sudoeste, para novas linhas, e também tentarem cortar as comunicações inimigas, é possível que as forças ucranianas que ainda ocupam Avdeevka se encontrem em um cerco real.

Da mesma forma, não é possível ainda dizer que existe um “caldeirão” formado em Avdeevka. “Caldeirões” são meios tático-operacionais que podem ser usados ​​como um dos tipos de hostilidades em manobras com cerco ao inimigo, mas para isso é preciso ter forças superiores e agir pelos flancos para estar pronto para desbloquear linhas de defesa.

3. Considerações finais

Em nosso entendimento, o sucessivo deslocamento de reservas pelas forças ucranianas para sustentar a defesa de Avdeevka e Bakhmut pode afetar o potencial ofensivo das Forças Armadas da Ucrânia para operações em larga escala na tentativa de recuperar áreas controladas pelas forças russas. O emprego sucessivo de reforços para impedir a queda daquelas cidades fortificadas, em nossa avaliação, desviará mão de obra treinada e equipamentos que estão sendo montados para a próxima ofensiva de primavera da Ucrânia.

Neste contexto, dividir o potencial ofensivo da Ucrânia entre duas ou mais operações em setores já comprometidos e em quase cerco operacional completo, provavelmente diminuirá as perspectivas de sucesso coletivo da Ucrânia ainda que esta seja uma perspectiva este cenário e não uma avaliação decisiva. Ressaltamos que as FAU estão em processo de conclusão de treinamento de 22 novas brigadas pela OTAN e terão grande quantidade de equipamentos providos pelos países integrantes daquela aliança militar, além de superioridade de efetivo estimada em 3:1 em relação às forças russas.

Por outro lado, as forças russas tem colocado imensa pressão sobre a Ucrânia em Bakhmut e Avdeevka, duas proeminentes fortificações que compõem a linha de defesa ucraniana, não apenas em termos de conquista de território, mas em termos de desgaste, destruindo a infraestrutura militar das FAU e criando, pois, um impacto cumulativo na capacidade geral de combate da Ucrânia a médio prazo.

Portanto, ainda que haja a perda de Bakhmut e Adveevka, as forças ucranianas buscarão empreender uma ofensiva de larga envergadura, cujo êxito operacional dependerá de explorar as vulnerabilidades das linhas de defesa russas e estabilizar de alguma forma o setor do front em Donbass, evitando o comprometimento e depreciação de brigadas e diferentes estruturas de combate.

Imagem de Destaque: https://www.ft.com/content/d1f20e84-ec56-11e6-ba01-119a44939bb6

Fontes consultadas

https://www.criticalthreats.org/

https://kyivindependent.com/national/surviving-avdiivka-russia-intensifies-assault-on-city-deemed-a-second-bakhmut2

https://news-front.info/

Delegado de Polícia, historiador, pesquisador de temas ligados a conflitos armados e geopolítica, Mestre em Segurança Pública

2 comentários em “O Desenvolvimento da Batalha de Avdeevka”

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais