O Mistério da Câmara de Âmbar

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

A Câmara de Âmbar é um conjunto de painéis em âmbar (resina fóssil muito usada para a manufatura de objetos ornamentais) e espelhos folheados a ouro. Originalmente, ela foi decorada no Palácio de Catarina em Tsarskoie Selo (atual Púchkin), aproximadamente 30 km de São Petesburgo. O artefato foi um presente de Frederico Guilherme I da Prússia ao Czar Pedro I da Rússia, no início do século XVIII.  Alguns pesquisadores consideram a Câmara, como a oitava maravilha do mundo, além disso, ela tem um alto valor, algumas avaliações fixaram o artefato em aproximadamente meio bilhão de dólares.

Durante a Operação Barbarossa, a Alemanha conseguiu conquistar diversos territórios soviéticos, chegando até o local onde se encontrava a Câmara de Âmbar. Com a descoberta do artefato pelos alemães se iniciou o saque dos painéis. A Câmara, assim como muitos materiais, foram saqueados pelos alemães durante a conquista dos territórios.

Em 1941, após a descoberta da Cãmara, os alemães acabaram desmontando o artefato e enviando para o castelo de Königsberg, (atual Kaliningrado). A região de Königsberg, é localizada atualmente, entre a Lituânia, Belarus e Polônia. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o território integrou-se a URSS e posteriormente a Rússia.

Até a chegada dos Aliados em Königsberg, a Câmara de Âmbar se encontrava no castelo de Königsberg, porém, com o avanço soviético sobre os territórios conquistados anteriormente pela Alemanha, a cidade foi bombardeada e o castelo pegou fogo. Após esses acontecimentos, a Câmara nunca mais foi encontrada.

Existem diversas teorias do possível paradeiro do artefato, mas nenhumas delas até hoje, foi confirmada como o local onde se encontrava a Câmara de Âmbar. Não há certeza nem que o objeto tenha sido destruído ou não.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o desconhecimento sobre o paradeiro da Câmara de Âmbar, os soviéticos decidiram no final da década de 1970, reconstruir o artefato. Foi construída uma réplica, a partir de fotos e descrições antigas, no mesmo local e sua conclusão ocorreu em 2003.

Câmara de Âmbar
https://piratas-dos-sete-mares.blogspot.com/2021/05/caca-da-obra-de-arte-perdida-da.html?spref=fb

Imagem de Destaque: https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-57107446

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais