Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
Desde o século XVIII, o Brasil recebia imigrantes alemães, mesmo não sendo uma das maiores imigrações do Brasil, comparativamente com as recebidas de outras nacionalidades, os imigrantes e posteriormente descendentes de alemães tiveram sua importância no País, principalmente no Sul, onde foram criadas diversas comunidades.
Essas comunidades tinham características muito pessoais, por uma falta de uma presença mais forte do Estado nesses locais, à cultura, educação e instituições eram primordialmente alemãs. Muitos teuto-brasileiros tinham pouca ou quase nenhuma relação com o Brasil, falavam e tinham costumes alemães.
Em 1933, chegou ao poder na Alemanha, Adolf Hitler, e consequentemente o Partido Nazista, porém, antes mesmo do Partido obter a liderança no País, já existia a divulgação das suas ideias, como explica o pesquisador Dennison Oliveira: “Já em 1928, havia sido criada a Organização do Partido Nacional-Socialista para o Exterior (Auslandorganisation der NSDAP), a qual abriu representações no Paraguai (1929), Argentina e Brasil (1931)”. (Oliveira, 2008, p. 20-21).
Uma das características importantes da influência ideológica do Nazismo no Brasil foi o surgimento da Ação Integralista Brasileira (AIB), criada durante os primeiros anos da década de 1930, que tinha um forte caráter nacionalista e inspiração no Nazi-Fascismo.
O motivo para criação de Partidos Nazistas pelo mundo, tem duas razões, como explica o historiador Vinícius Bivar: “primeiro se tratava de um apoio financeiro, mas quando Hitler chega ao poder na Alemanha, isso passa a ter um caráter mais ideológico. Vira uma representação do partido no exterior com liderança própria, mas com a mesma estrutura hierárquica do partido alemão”. (https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/02/08/historia-partido-nazista-no-brasil.htm)
O Partido Nazista no Brasil foi sempre muito forte, durante a existência do Partido no País, o número de filiados chegou a ser a maior entre os partidos fora da Alemanha, como ressalta Ana Maria Dietrich, “o Brasil teve o maior grupo de partidários dos 83 países do mundo, fora da Alemanha, com 2900 integrantes.” (Dietrich, 2007, p. 119).
Imagem de Destaque: Partido Nazista dividiu a sede com o movimento Integralista no Rio Grande do Sul – https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/02/08/historia-partido-nazista-no-brasil.htm
Bibliografia
– ARREGUY, Juliana. Brasil teve maior partido nazista fora da Alemanha, apontam historiadores. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/02/08/historia-partido-nazista-no-brasil.htm>. Acessado em: 22/10/2022
– DIETRICH, Ana Maria. Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil. Universidade de São Paulo. (Tese de Doutorado). 2007. Disponível em: < https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10072007-113709/publico/TESE_ANA_MARIA_DIETRICH.pdf>. Acessado em: 22/10/2022
– OLIVEIRA, Dennison. Os Soldados Alemães de Vargas. 1ª ed. Curitiba: Juruá, 2008.
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.