Relação Brasil e EUA na Segunda Guerra Mundial: Base Militar em Natal (RN)

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

No ano de 1941, os rumos da Segunda Guerra Mundial mudaram para o Continente Americano, o Japão atacou a Base Naval de Pearl Harbor, provocando a entrada dos Estados Unidos no conflito.

A entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial provocaram mudanças nas relações políticas, econômicas e diplomáticas dos países do Continente Americano, como pressões para rompimentos com a Alemanha e acordos entre EUA e países latino-americanos.

Um desses acordos aconteceu com o Brasil, chamado Acordos de Washington, no qual os norte-americanos concederiam empréstimos que contribuiriam para a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia Vale do Rio Doce, e o Brasil forneceria materiais importantes à indústria bélica americana, e permitiria que os EUA instalasse bases militares em diversos Estados do Brasil.

Foi construído na Cidade de Natal, “uma base naval, uma base aérea, uma brigada de infantaria, tropas de apoio, um sistema de vigilância costeira e a defesa civil, um pipeline para abastecer os aviões, unindo o aeroporto – situado a 20 km ao sul da cidade da época—ao porto dela.” (https://fatosefotosdenatalantiga.com/)

Quanto a Base Aérea de Natal a sua criação aconteceu “em 2 de março de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, foi criado pelo governo brasileiro o Núcleo da Base Aérea de Natal. A ativação da BANT ocorreu no dia 7 de agosto do mesmo ano. Em novembro do mesmo ano, passaram a conviver no mesmo aeródromo, em “Parnamirim Field”, duas Bases Aéreas. A brasileira, localizada no Setor Oeste do aeródromo, e a americana no Setor Leste. Era o Trampolim da Vitória, assim chamado por ser ponto obrigatório de passagem das aeronaves aliadas que se destinavam ao Teatro de Operações da África.” (https://www2.fab.mil.br/)

Em relação a Base Naval de Natal, “A Marinha do Brasil com o apoio dos Estados Unidos construíram a Base Naval de Natal, nesta região protegida do rio Potengi, para fornecer apoio logístico aos navios brasileiros e aliados que operavam no Atlântico Sul durante o conflito. Em dezembro de 1941, chegou a Natal o primeiro contingente do Esquadrão de Patrulha da Marinha dos Estados Unidos, com nove PBY-5 Catalinas e o concurso de hidroaviões “Clemson”. Pouco depois, os fuzileiros navais chegaram. Em 1942, eram duzentos homens.” (https://fatosefotosdenatalantiga.com/)

A cidade de Natal era uma região estratégica importante, por ser um ponto de passagem para o Norte da África e Europa. A imagem abaixo apresenta Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt em Natal, 1943.

https://www.historiailustrada.com.br/2014/04/fotos-raras-brasil-na-segunda-guerra.html

Imagem de Destaque: https://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_do_Potengi

Bibliografia

A Base Naval de Natal Ary Parreiras. Disponível em: <https://fatosefotosdenatalantiga.com/a-base-naval-ary-parreiras/>. Acessado em: 15/10/2022

Base Aérea de Natal. Disponível em: <https://www2.fab.mil.br/comar2/index.php/unidades-subordinadas/74-unidades-sobordinadas#:~:text=Em%202%20de%20mar%C3%A7o%20de,Field%E2%80%9D%2C%20duas%20Bases%20A%C3%A9reas.>. Acessado em: 15/10/2022

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais