TOP GUNs Brasileiros

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

No último mês (Maio de 2022), foi lançado nos cinemas o filme TOP GUN: Maverick, que retrata a história do agora Capitão Pete “Maverick” Mitchell, interpretado por Tom Cruise. O filme é a sequência de TOP GUN: Ases Indomáveis, lançado em 1986.

No período do lançamento do primeiro filme, um número grande de pessoas se motivaram a se alistar nas Forças Armadas (Aéreas e Navais) em programas de pilotagem. Após mais de 30 anos do primeiro filme, a sequência de TOP GUN, possibilitou que países como o Brasil, buscassem através de propagandas, que um novo grupo de jovens pudessem fazer parte da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil (MB).    

No dia 23 de Maio, a Força Aérea Brasileira lançou um vídeo nos moldes dos trailers de Top Gun, para instigar as pessoas a se inscreverem na Aeronáutica. Dias após o vídeo da FAB, foi a vez da Marinha do Brasil (MB), se utilizar dos mesmos meios para que a Força consiga aumentar o número de inscritos.

Aviadores da Marinha do Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=usVFpKezNT4&t=43s

O vídeo acima mostra cenas do A-4 Skyhawk. Essas aeronaves fazem parte das Forças Brasileiras desde o final do século XX. “Em 5 de setembro de 1998 chegou ao Porto do Forno, no município de Arraial do Cabo-RJ, o Navio Mercante de bandeira liberiana Clipper Ipanema trazendo a bordo 23 aeronaves A-4 Skyhawk de fabricação norte-americana, adquiridas pela Marinha do Brasil junto ao governo do Kuwait. As 23 aeronaves Skyhawk receberam no Brasil a denominação de AF-1 (para a versão com um assento – monoplace) e AF-1A (para a versão de treinamento com dois assentos – biplace), vindo a compor o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, cuja cerimônia de ativação se deu em 02 de outubro de 1998 na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia. Dentre as atribuições das aeronaves destacavam-se o seu emprego na defesa aérea de forças navais, e, para tal, foram embarcadas no Navio-Aeródromo Ligeiro Minas Gerais, e, posteriormente, no Navio-Aeródromo São Paulo.” (Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha).

Esses aviadores brasileiros tem as seguintes missões:

–  Exercícios operativos;
 – Comissões hidrográficas;
 – Operações Antárticas; e
 – Missões de apoio e de caráter humanitário, como as de busca e salvamento, as de transporte para programas sociais e as de assistência hospitalar às comunidades ribeirinhas.
https://militares.estrategia.com/portal/atualidades/top-guns-brasileiros/

Imagem de Destaque: Aeronave Skyhawk – https://www.marinha.mil.br/dphdm/aeronave-skyhawk

Bibliografia

– Aeronave Skyhawk. Disponível em: <https://www.marinha.mil.br/dphdm/aeronave-skyhawk>. Acessado em: 25/06/2022.

– GIANOTTO. Juliano. Após FAB, Marinha do Brasil também lança vídeo em alusão a ‘Top Gun: Maverick’ Disponível em: <https://aeroin.net/apos-fab-marinha-do-brasil-tambem-lanca-video-em-alusao-a-top-gun-maverick/>. Acessado em: 25/06/2022.

– SOARES, Vanesca. “Top Guns” brasileiros: conheça nossos heróis!. Disponível em: < https://militares.estrategia.com/portal/atualidades/top-guns-brasileiros/>. Acessado em: 25/06/2022.

Pedro Silva Drummond

Sobre o autor

Pedro Drummond

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais