Pular para o conteúdo

A Batalha de Bishop’s Court

Em 28 de fevereiro de 1760, ocorreu a Batalha de Bishop’s Court, durante a Guerra dos 7 Anos, quando três fragatas britânicas, sob o comando do capitão John Elliot, derrotaram três fragatas francesas do comandante François Thurot.

Thurot transportava soldados para a invasão da Irlanda e da Escócia. Em 27 de fevereiro, Elliot o avistou em Luce Bay. Thurot navegou para a Ilha de Man. Ao amanhecer, o navio de Eliot, o HMS Aeolus de 32 canhões, alcançou o navio de Thurot, o Maréchal de Belle-Isle, de 46 canhões.

Eles trocaram de costado. Thurot tentou albaroar o HMS Aeolus, mas acabou perdendo o gurupés. O fogo de armas pequenas matou muitos homens. Aeolus disparou com o segundo bordo e recuou. O HMS Brilliant e o HMS Pallas de 36 canhões enfrentaram a Belle-Isle. Thurot perdeu um braço. A Belle-Isle estava com um buraco no casco abaixo da linha d’água e tomando água. Ele se recusou a se render, dizendo: “Não importa. Prossiga”. O tiro de metralha recebido acaboou por matar Thurot. Nesta altura da batalha, muitos homens haviam morrido. O tenente Forbes, do Aeolus, liderou um grupo de ataque de 25 homens e capturou a Belle-Isle.

Os outros navios franceses recuaram. Pallas capturou a Terpsichore de 26 canhões. A HMS Brilliant capturou a Blonde de 36 canhões. O capitão Elliot perdeu 5 mortos, 31 feridos. Thurot perdeu 300 mortos/feridos, foram feitos mil prisioneiros e as três fragatas apresadas. Em 10 de maio, os prisioneiros franceses foram libertados. A Blonde e a Terpsichore tornaram-se fragatas britânicas. Thurot foi enterrado com honras em Kirkmaiden.

Autor: Garrett Anderson

Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=10158680176056367&set=g.1081906135635891

Tradução e adaptação: Prof. Dr. Ricardo Cabral

READ  Vikings I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.