A Batalha de Suvali e o fim da dominação portuguesa do Oceano Índico

de

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

A batalha de Swally ou Suvali ocorreu em 29 de novembro de 1612, em Suvali, uma vila perto de Surat (atualmente Gujarat), na Índia. A batalha ocorreu entre 4 galeões da Companhia das Índia Orientais, contra 4 galeões e 26 barcas do Império Português. Sobre essa batalha, que mais parece um combate, temos poucas informações do lado português.

A Índia foi visitada por cinco grandes potências europeias, a saber, Portugal, Inglaterra, França, Holanda e Dinamarca. Os portugueses foram os piorneiros em estabelecer relações comerciais com o Reino Moghul na Índia. Posteriormente, ingleses, franceses e holandeses também estabeleceram entrepostos para exportação para a Europa de especiarias, seda e outros produtos. A disputa entre essas grandes potências europeias pela hegemonia comercial na Índia vai se estender até o século XVIII.

A partir do século XV, os portugueses, lentamente, conseguiram colocar seu controle sobre o comércio de especiarias vindas da Índia e de certa forma controlavam as principais rotas comerciais que levavam ao Golfo Pérsico, a Índia, a China e ao Japão. Mas isso não desestimulou ingleses, franceses e holandeses a forçar sua participação nesse lucrativo comércio, deslocando por meio de expedições militares contra os portugueses. Outro fator importante foi a ação de espiões, como o holandês Jay Huyghens, que copiaram mapas secretos portugueses com dados náuticos como correntes, profundidades, ilhas e bancos de areia, absolutamente vitais para uma navegação segura, juntamente com representações costeiras para guiar o caminho em direção à Índia e ao Extremo Oriente.

Em 1 de fevereiro de 1612, a Companhia das Índias Orientais enviou um esquadrão composto por quatro galeões, comandado pelo capitão Thomas Best, em direção a Índia, ao Ceilão e a Sumatra.

Em 5 de setembro de 1612, os ingleses chegaram Surat, na foz do rio Tapti e principal porto mongol da região.

Em 13 de setembro de 1612, um esquadrão português composto por 4 galeões e 26 barcas navegou para Surat. Em 22 de setembro de 1612, o capitão Best decidiu enviar Canning e William Chambers como emissários ao Imperador Mogul pedindo permissão para negociar e estabelecer uma feitoria em Surat. Se o pedido fosse recusado, Best planejava seguir viagem.

Em 30 de setembro de 1612, o capitão Best recebeu a notícia que Canning e William Chambers foram presos enquanto estavam em terra. Temendo o pior, o capitão Best deteve um navio pertencente ao governador de Gujarat e se propôs a libertá-lo em troca de seus homens.

Em 10 de outubro, o capitão Best e seus navios navegaram para Suvali, uma pequena cidade a cerca de 19 km ao norte de Surat. Isso pode ter ocorrido porque o governador Sardar Khan estava lutando contra uma rebelião Rajput em um forte situado na cidade.

Entre 17 e 21 de outubro, em meio a negociações, Best conseguiu obter um tratado com o governador permitindo privilégios comerciais, sujeitos à ratificação do imperador.

https://br.pinterest.com/pin/575123814916518679/

Em 29 de outubro, ocorreu uma escaramuça entre as duas marinhas, sem muitos danos para nenhum dos lados.

https://www.facebook.com/britishlibrary/photos/pcb.10154510182147139/
10154510196002139/?type=3&paipv=0&eav=
AfYK6Sf0ZJGUGCGvQGBZ0ievPXiI5fIh-3IZquAOQCwwPij0mlrC_
owBaAaOeOxcwZE&_rdr

No dia 30 de outubro, logo ao amanhecer o capitão Best, a bordo do galeão Red Dragon (38 canhões e tripulação de 200 homens) navegou pelos quatro galeões portugueses, durante a manobra três deles encalharam, outro galeão ingles o Hosiander foi em auxílio do Red Dragon. Os portugueses conseguiram reflutuar os três galeões. Às 21h daquela noite, na tentativa de incendiar os navios ingleses, um brulote foi enviado na direção do Red Dragon. Mas os vigias ingleses estavam alerta e o brulote foi afundado por tiros de canhão com a perda de oito vidas. Um impasse permaneceu até 5 de dezembro, quando o capitão Best partiu para o porto de Diu.

Em 6 de janeiro de 1613, o capitão Best recebeu uma carta do imperador ratificando o tratado, em seguida o esquadrão inglês seguiu para o Ceilão e de lá para Sumatra, Cumprida a missão retornou a Inglaterra sem passar pela Índia.

Esta batalha relativamente pequena levou ao desmantelamento do monopólio português na Índia e provocou a ascensão da britânica Companhia das Índias Orientais, pois essa pequena batalha impressionou suficientemente o governador Sardar Khan, de Gujarat, que o relatou ao Imperador. A partir daí o imperador foi mais favorável aos ingleses do que aos portugueses.

A Companhia das Índias Orientais construiu uma feitoria em em Surat após essa batalha. Essa batalha também convenceu a companhia inglesa a estabelecer uma pequena marinha para salvaguardar seus interesses comerciais de outras potências europeias e também de piratas.

Imagem de Destaque: https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Swally#/media/File:Battle_of_Swally.jpg

Fonte

https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Swally

Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.

1 comentário em “A Batalha de Suvali e o fim da dominação portuguesa do Oceano Índico”

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais