Filme: Apocalypse Now (1979)
Diretor: Francis Ford Coppola
Atores Principais: Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen
Disponível em: Prime Video
Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)
“Adoro o cheiro de
Napalm pela manhã”
Coronel Bill Kilgore
Na trajetória da humanidade, as guerras sempre fizeram parte da cultura universal trazendo a violência e os horrores inerentes a esse complexo fenômeno social.
A Guerra do Vietnã (1960-1975), que ocorreu no contexto da guerra fria, foi um conflito armado entre o Vietnã do Norte apoiado pela Ex-URSS, China e seus aliados contra os Estados Unidos da América ( EUA) e o Vietnã do Sul. O que estava em jogo era a unidade do Vietnã.
A relação entre à história militar e o cinema é antiga. Não é de hoje que contribui para o conhecimento desta disciplina; tanto para os que já são familiarizados com o tema quanto para aqueles que passaram a se interessar pelo assunto.
O filme, lançado em 1979 e ambientado na Guerra do Vietnã, foi dirigido por Francis Ford Copolla, cujo elenco foi estrelado por Marlon Brando, Robert Duvall e Charlie Sheen.
“Apocalypse Now” é um filme de guerra norte-americano baseado no livro “O coração das trevas” de Joseph Conrad de 1902. As adaptações audiovisuais de livros fazem parte da história do cinema.
O filme retrata as experiências vividas pelo Capitão Willard (Martin Sheen) durante a Guerra do Vietnã. Em 1970, ele recebe uma missão do Exército norte-americano de localizar e matar um comandante das forças especiais, o Coronel Kurtz (Marlon Brando). O referido oficial se tornou um renegado, que tinha uma conduta humana inaceitável, e passou a viver numa floresta do Camboja com vários seguidores fanáticos. O filme transmite a mensagem da tentativa de imposição da cultura norte-americana e toda selvageria e insanidade que a guerra pode trazer.
A trilha sonora é sem dúvida uma grande contribuição para o cinema que tem um papel muito importante nos filmes. Ela contribui para reforçar a mensagem ou um momento do próprio filme. Em “Apocalypse Now”, a canção “The End” do grupo “The Doors” e Cavalgada das Valquírias do compositor alemão Richard Wagner foram muito bem selecionadas para o longa.
Esta última é tocada durante um vôo em formatura de helicópteros norte-americanos que estão se deslocando para um ataque a uma aldeia vietcong (vietnamita comunista).
A filmagem nas Filipinas teve vários problemas. Inicialmente, estava prevista para 100 dias e acabou levando 238 dias; Charlie Sheen teve um infarto; mas regressou para dar continuidade ao trabalho e cenários foram destruídos por conta de uma tempestade. O documentário “Heart of Darkness” aborda estes fatos.
Este clássico é considerado um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. O filme ganhou dois Oscar (mixagem de som e melhor fotografia), foi recordista de bilheteria e ganhou a Palma de Ouro no festival de Cannes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS