Capitão-de-Fragata (RM1) Sérgio Vieira Reale
A Raposa do Mar (“The Enemy Below”) é um filme de guerra de 1957, que foi ambientado no Atlântico Sul durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Este filme foi baseado no livro “The Enemy Below” escrito por Denys Rayner, ex-oficial da Marinha Real Britânica, que participou da guerra na Batalha do Atlântico¹.
¹ A Batalha do Atlântico foi a mais longa campanha aeronaval (1939 a 1945) ocorrida entre Alemanha e Itália contra Reino Unido, Estados Unidos da América e Canadá na luta pela defesa dos comboios.
A história se refere à uma disputa entre o Comandante Murrell (Robert Mitchum), ex-oficial da Marinha Mercante e atual comandante do Contratorpedeiro USS Haynes (DE-181) e o Comandante Von Stolberg (Curd Jürgens) de um submarino alemão da classe 7C.
No início do filme, o Contratorpedeiro Haynes detecta por meio do seu radar um contato. Posteriormente, seria confirmado como um submarino alemão navegando na superfície. Ao mesmo tempo, o operador sonar do submarino também detecta um contato. O submarino começa a fazer sucessivas guinadas para ver qual a reação do alvo detectado.
O USS Haynes (DE-181) é um contratorpedeiro norte-americano da classe Buckley, que possui canhões de 3 polegadas e pode lançar até 17 bombas de profundidade. O submarino alemão é da classe 7C. Esta classe foi empregada durante a Batalha do Atlântico. Possuíam 5 tubos de torpedos (4 avante e 1 a ré) podendo transportar até 14 torpedos, canhão de 88 mm e arma anti-aérea de 20mm.
O mais famoso submarino dessa classe é o U-96 que aparece no filme O Barco – Inferno no Mar (Das Boot) de 1981.
Voltando ao filme, a partir do avistamento do submarino, começam as ações de guerra anti-submarino realizadas pelo contratorpedeiro. Ao longo do combate são realizados ataques com torpedos pelo submarino e com bombas de profundidade pelo contratorpedeiro.
Ambos os comandantes são os grandes protagonistas do filme e tem excelentes atuações. O Comandante Murrell perdeu a esposa na guerra e o Comandante Von Stolberg perdeu seus dois filhos na guerra.
Nesta história fictícia, honra e respeito são valores marcantes. Eles travam um duelo tático constante, buscam antecipar quais as intenções de manobra do seu antagonista e procuram passar aos seus comandados valiosos ensinamentos sobre a guerra no mar. O filme foi premiado com Oscar de Efeitos Especiais.
Imagem de Destaque: https://www.travessa.com.br/a-raposa-do-mar/artigo/e9b8382f-d5b0-4c40-8b34-53f5d3e5d4bf
Referências bibliográficas / Sites consultados
– Canal do youtube: Raposa do Mar (The Enemy Below) – 1957 – Trailer raposa do mar. https://www.youtube.com/watch?v=WIpvUKwmltY
– Canal do youtube: filme completo/ a Raposa do Mar/ Robert Mitchum / Curd Jürgens. https://www.youtube.com/watch?v=C3wYzbIa8aM
– Canal do youtube: raposa do mar. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PxJ_SXoNJRA
– Canal do youtube: submarino alemão da classe tipo VII.https://www.google.com.br/search?q=submarino+classe+7C&sca_esv=574911510&sxsrf=AM9HkKkGkV8C5v9YpND_aiFGVQ0tM77cMw%3A1697740976844&ei=sHgxZa
– https://www.naval.com.br/blog/2008/10/03/o-lobo-do-mar/
Excelente artigo. Interessante conhecer detalhes dessa época. Despertou minha curiosidade de ver o filme.
Parabéns!