Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
Hoje (23/08), o jato executivo Embraer Legacy que levava três tripulantes e sete passageiros, sendo um deles o fundado do Grupo Wagner Yevgeny Prigozhin, caiu na região de Tver, na Rússia, os passageiros viajavam de Moscou para São Petersburgo.
A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia confirmou que Yevgeny Prigozhin, fundador do Grupo Wagner, era um dos passageiros. De acordo, com o órgão governamental, estavam dentro do avião os seguintes passageiros: Yevgeny Prigozhin, Yevgeny Markaryan, Aleksandr Totmin, Valery Chekalov, Dmitry Utkin, Sergei Propustin e Nikolai Matuseev. Além dos passageiros, estavam, Os seguintes tripulantes: Comandante Aleksei Levshin, Copiloto Rustam Karimov e a Comissária de Bordo Kristina Raspopova.
Orgãos do governo russo detalharam que a aeronave caiu próximo do assentamento de Kuzhenkino, na região de Tver, a 350 km de Moscou.
Um canal do Telegram ligado ao Wagner, Gray Zone, informou que o jato executivo Embraer Legacy “foi abatido pelas defesas aéreas na região de Tver, ao norte de Moscou.”
Os motivos que levaram a queda do avião, ainda não estão claros. Uma investigação criminal foi aberta para analisar o que teria acontecido com a aeronave, que é de fabricação da brasileira Embraer.
Diversas teorias da conspiração surgiram nas últimas horas, mas o certo é que ainda existem mais perguntas do que respostas sobre o acidente.
Quem é Yevgeny Prigozhin
Yevgeny Prigozhin nasceu em São Petersburgo. Em 1979, Prigozhin foi condenado pela Justiça pela primeira vez. Após ser solto, Prigozhin criou uma rede de barracas de cachorro-quente em São Petersburgo, e durante a década de 1990, após o fim da URSS, os negócios começaram a se tornar mais lucrativos, possibilitando a abertura de restaurantes na cidade.
Prighozin e Vladimir Putin se conheceram durante a visita do governante russo nos seus restaurantes. Putin gostou tanto dos alimentos do restaurante de Prighozin, que durante o século XXI, a sua empresa foi contratada para fornecer comida ao Kremlin, rendendo ao líder do Grupo Wagner, o apelido de “chef de Putin”.
Prighozin e a Guerra na Ucrânia
Prigozhin criou o Grupo Wagner em 2014, porém, ganhou maior destaque recentemente com o início da Guerra na Ucrânia, e a utilização do Grupo Wagner, como uma das forças utilizadas pela Rússia para combater seus adversários. O Grupo Wagner é um grupo militar criado por Prigozhin que participa de diversos conflitos. No início de junho o Grupo Wagner iniciou a rebelião contra o governo russo, que provocou o exílio do seu fundador em Belarus.
Imagem de Destaque: https://www.metro1.com.br/noticias/internacional/140189,canal-do-telegram-ligado-ao-grupo-wagner-confirma-morte-de-prigozhin
Bibliografia
– https://sputniknewsbr.com.br/20230823/agencia-de-transporte-aereo-russa-confirma-que-yevgeny-prigozhin-estava-a-bordo-do-aviao-que-caiu-30021138.html
– https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp61k3jgl18o#:~:text=Yevgeny%20Prigozhin%20nasceu%20em%20S%C3%A3o,roubo%2C%20que%20cumpriu%20em%20liberdade.
– https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/canal-em-rede-social-ligado-ao-grupo-wagner-diz-que-prigozhin-morreu/
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.