Pular para o conteúdo

Ataque de Kamikazes na Segunda Guerra Mundial

Profº. Esp. Pedro Silva Drummond

Os kamikazes eram uma unidade de ataque especial, que começaram a atuar em 1944, quando a força militar japonesa tinha perdido boa parte da sua capacidade na luta contra os Estados Unidos. O uso dessa tática era uma tentativa de manter a guerra contra os norte-americanos.

As grandes perdas das forças japonesas iniciaram-se com a Batalha de Midway (1942), com um número expressivo de aeronaves perdidas, após esse confronto entre Japão e EUA, as derrotas japonesas foram se sucedendo. O número de aviões e navios eram cada vez menores com o tempo e esse cenário possibilitou com que o alto comando militar do Japão começasse a adotar a prática dos ataques suicidas

Os Kamikazes são usados no momento de uma desvantagem militar, como explica Jon Elster “em outras palavras a impossibilidade de vencer por métodos convencionais (que faz com que tal tática não tenha contornos de mero desespero ou irracionalidade, mas seja sim uma saída perfeitamente racional para uma situação difícil, podendo ser por vezes bem-sucedida) que caracteriza a necessidade da tática suicida“. (ELSTER apud GONÇALVES, 2012, p´ág. 84)

No vídeo abaixo, que tem sua origem na página do Facebook Historia Naval Segunda Guerra Mundial, foi indicado que o ataque ocorreu no Porta-aviões USS Essex.

https://www.facebook.com/sgmnaval/videos/1461052590963922

Imagem de Destaque: https://pt.wikipedia.org/wiki/USS_Essex_(CV-9)

Fontes

– História Naval da Segunda Guerra Mundial: https://www.facebook.com/sgmnaval/videos/1461052590963922

– GONÇALVES, Edelson Geraldo. O Dever do Sacrifício: Uma reflexão sobre as motivações dos pilotos Kamikaze na Segunda Guerra Mundial, Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/6316/1/Edelson%20Geraldo%20Goncalves.pdf>. Acessado em: 11/06/2022

READ  As causas históricas do conflito no Leste Europeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.