Atentados contra os israelenses na Argentina

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

Durante a década de 1990, a Argentina foi palco de dois atentados, que tinham como alvo israelenses. O primeiro ataque aconteceu na Embaixada de Israel na Argentina em 1992, e o segundo, na AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), em 1994.

Os atentados na Argentina provocaram um temor e preocupação em relação à segurança não só dos argentinos, como também dos países da região. As consequências do atentado acarretaram na morte de 29 pessoas na embaixada de Israel em Buenos Aires e 85 pessoas na Asociación de Mutuales Israelitas Argentinas.

Durante o período de investigações, órgãos de segurança dos EUA levantaram a hipótese de que a região da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) estaria servindo como área de financiamento e refúgio do Terrorismo Internacional.

Quanto às investigações, foram feitas diversas investigações, o órgão argentino responsável foi a SIDE (Secretaria de Inteligência do Estado), que contou com o apoio da CIA (Central de Inteligência Americana) e do Mossad (Instituto para Inteligência e Operações Especiais) de Israel, e ao final delas, em 2005, os promotores responsáveis pelo caso, apontaram que pessoas ligadas ao Hezbollah foram os responsáveis pelos atentados, sendo que em 2007 foi requisitada a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), a prisão de altos funcionários do governo iraniano, que teriam feito parte da organização responsável pelos ataques na Argentina. 

Os locais atingidos pelos atentados podem ser vistos nas duas imagens do material.

AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Atentado_contra_a_AMIA#/media/Ficheiro:
Panorama_general_del_atentado_a_la_AMIA.jpg

Bibliografia

– AMARAL, Arthur Bernardes do. A Guerra ao Terror e a Tríplice Fronteira na agenda de segurança dos Estados Unidos. Dissertação: PUC-RJ, Rio de Janeiro, 2008.

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais