Início » Artigos » Batalha de Trafalgar » Batalha de Trafalgar

Batalha de Trafalgar

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral

Em 21 de outubro de 1805, ocorreu ao largo do cabo Trafalgar, localizado ao sul da cidade de Cádiz, uma das mais famosas batalhas navais. A esquadra britânica, comandada pelo vice-almirante Horácio Nelson lutou contra a esquadra franco-espanhola comandada pelo almirante Pierre Villeneuve.

A linha de batalha inglesa era comporta de 27 navios divididos e seis navios auxiliares que não formariam na linha de batalha A esquadra franco-espanhola, tinha 33 navios, sendo 18 franceses (e mais 8 navios que não compunham a linha de batalha) e 15 espanhóis, comandada por Villeneuve e pelo almirante Frederico Gravina.

O plano de Nelson era abordar a linha de batalha fraco-espanhola a partir de uma posição a barlavento, com sua esquadra dividida em duas colunas, uma sob o comando do próprio Nelson e outra sob o comando do almirante Cuthbert Colligwood.e dividiria formação no ponto de maior distância entre as frações francesas e espanholas. Antes do início da batalha, Nelson içou o famoso sinal de bandeira; “England expects that every man will do his duty” (“Inglaterra espera que cada homem cumpra com o seu dever”).

Os ingleses destruíram um navio francês e capturaram 21 navios (10 franceses e 11 espanhóis) com pequenas as perdas. Após a batalha uma tempestade alcançou a esquadra inglesa, levando-os a perder grande parte dos navios capturados, que estavam bastante danificados e que resultou em mais de três mil franceses e espanhóis afogados. A maior perda inglesa foi a morte do vice-almirante Lord Nelson atingindo por um atirador francês.

Quer saber mais sobre as Guerras Napoleônicas, leia os posts Batalha de Arcole e Guerra Peninsular, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *