Batalha pelo Castelo Itter: Wehrmacht X SS

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

O ano de 1945 marcaria o fim da Segunda Guerra Mundial, durante o mês de Setembro de 1945, a Guerra chegaria o fim depois de 6 anos de batalhas. O conflito na Europa teve seu término no dia 8 de Maio de 1945, dias depois da Batalha do Castelo Itter, que aconteceu no dia 5 de Maio de 1945.

A Batalha do Castelo Itter aconteceu na região do Tirol, Áustria, a fortaleza existia “desde pelo menos o século XIII e foi reconstruído em 1532. Foi renovado em 1878 e tornou-se um hotel no início do século XX. Em 1940, depois que o Anschluss trouxe a Áustria para o Terceiro Reich, o castelo foi alugado para o governo alemão. Em 1943, passou para o controle administrativo de Dachau, um campo de concentração a cerca de 90 milhas (145 km) de distância, e foi transformado em um centro de detenção especial da SS para prisioneiros que tinham valor potencial como reféns.” (https://www.britannica.com/event/Battle-for-Castle-Itter)

Localização do Castelo Itter
https://www.quora.com/What-was-the-story-behind-the-strange-
battle-of-Castle-Itter-in-World-War-II

O Castelo Itter tinham muitas pessoas importantes como prisioneiros, como “altos funcionários do governo antes de cair em desgraça com a França de Vichy ou o Terceiro Reich. Dois prisioneiros eram ex-primeiros-ministros franceses: Édouard Daladier , que havia assinado o Acordo de Munique, mas foi preso no exílio africano, e Paul Reynaud , que sempre se opôs à Alemanha. ex-generais Maxime Weygand , que foi pego tentando fugir do país em 1942, e Maurice Gamelin , que resistiu sem sucesso ao avanço alemão na primavera de 1940, também foi mantido no castelo. Outros prisioneiros notáveis ​​incluídos Léon Jouhaux , um sindicalista que se opôs ao governo de Vichy; Jean-Robert Borotra , um tenista campeão que serviu como ministro do esporte de Vichy antes de entrar em conflito com o regime; François de La Rocque, ex-orador fascista que foi preso após romper com os colaboracionistas; e Michel Clemenceau (filho do falecido Premier Georges Clemenceau), que recentemente se voltou contra o regime de Vichy. Além disso, várias mulheres foram encarceradas junto com seus cônjuges ou companheiros, e duas pessoas – uma irmã do general Charles de Gaulle e um parente do general Henri Giraud – foram detidas por causa de suas ligações familiares com inimigos do regime.” (https://www.britannica.com/event/Battle-for-Castle-Itter)

Após o Campo de Concentração ser libertado e o comandante do Campo cometer suicídio e os oficiais e soldados do Castelo fugirem, o local acabou ficando abandonado pelos militares alemães. Durante esse período os prisioneiros conseguiram enviar dois emissários para pedir ajuda aos Aliados, o segundo era o cozinheiro Andreas Krobot. O cozinheiro “conseguiu contatar a resistência austríaca em Wörgl, que havia sido recentemente abandonada pelas forças da Wehrmacht , mas reocupada por tropas itinerantes da Waffen-SS . Ele foi levado ao major Josef Gangl , comandante dos restos mortais de uma unidade de soldados da Wehrmacht que havia desafiado uma ordem de retirada e, em vez disso, se juntou à resistência local, liderada por Rupert Hagleitner… Na mesma época, uma unidade de reconhecimento de quatro tanques Sherman do 23º Batalhão de Tanques, 12ª Divisão Blindada do US XXI Corps, sob o comando do Capitão Lee, alcançou Kufstein, Áustria, 13 km (8 mi) ao norte. Ali, na praça da cidade, ficou ocioso enquanto esperava o 12º ser substituído pela 36ª Divisão de Infantaria . Solicitado a fornecer ajuda por Gangl, Lee não hesitou, oferecendo-se para liderar a missão de resgate e imediatamente obtendo permissão de seu QG.”  (https://www.wikiwand.com/en/Battle_of_Castle_Itter).

Durante o reconhecimento do Castelo pelas forças do Capitão Lee, “Quando Lee chegou ao castelo, os prisioneiros receberam calorosamente a força de resgate, mas ficaram desapontados com seu pequeno tamanho… acompanhado apenas por 14 soldados americanos, Gangl e um motorista, e um caminhão que transportava dez ex-artilheiros alemães… Lee colocou os homens sob seu comando em posições defensivas ao redor do castelo e posicionou seu tanque Sherman, Besotten Jenny, na entrada principal.” (https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Castle_Itter)

Batalha

No dia 04 de Maio, um grupo de reconhecimento da Waffen-SS que tinha como lider Georg Bochmann, de mais de 100 soldados, chegou ao local e lançaram um ataque contra as tropas Aliadas que tinham chegado recentemente ao local. Durante esse dia soldados norte-americanos e integrantes da Wehrmacht lutaram contra os integrantes da SS, por todo o dia, somente quatro militares reforçaram as forças aliadas, “Alois Mayr , o líder da resistência austríaca em Wörgl,… mais dois soldados alemães sob seu comando e um adolescente membro da resistência austríaca” (http://en.tpswikipedia.org/wiki/Battle_of_Castle_Itter).

No dia seguinte, o ataque das tropas da SS teve início. Nas primeiras horas os Aliados perderam o tanque Sherman que fornecia apoio, depois de ser destruído por um canhão de 88mm. Durante o passar das horas, o reforço aos Aliados chegaram, o 142º Regimento de Infantaria chegou no final da tarde e conseguiram derrotar os soldados da SS. “Cerca de 100 prisioneiros da SS teriam sido levados. Os prisioneiros franceses foram evacuados para a França naquela noite, chegando a Paris em 10 de maio.” (https://www.wikiwand.com/en/Battle_of_Castle_Itter).

tanque Sherman
https://wargaming.com/en/news/battle_castle_itter/

Curiosidade

A Batalha do Castelo Itter, trouxe duas curiosidades, a primeira delas foi à união entre as forças dos Aliados com a Wehrmacht, e a segunda, aconteceu no campo de batalha, quando militares da Wehrmacht enfrentaram soldados da SS.

Major Josef Gangl e Capitão Jack Lee Jr, respectivamente
https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=40761

O Capitão Lee, pelos méritos na defesa do Castelo recebeu a condecoração Distinguished Service Cross. O Comandante da Wehrmacht que lutou ao lado dos Aliados, foi o único a morrer durante a batalha, quando protegia o ex-primeiro-ministro francês Paul Reynaud. Gangl foi homenageado como herói nacional austríaco e o seu nome acabou se tornando  nome de rua em Wörgl. A batalha aconteceu cinco dias depois que Adolf Hitler cometeu suicídio e apenas três dias antes da assinatura da rendição da Alemanha.

Imagem de Destaque: Entrada do Castelo Itter – https://www.wikiwand.com/en/Battle_of_Castle_Itter#Media/File:Schloss_Itter_and_entrance_pathway_in_1979.jpg

 Bibliografia

– https://www.britannica.com/event/Battle-for-Castle-Itter

– https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Castle_Itter

– https://www.wikiwand.com/en/Battle_of_Castle_Itter

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

1 comentário em “Batalha pelo Castelo Itter: Wehrmacht X SS”

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais