BLITZKRIEG (GUERRA RELÂMPAGO)

de

Prof. Dr. Jorge Ferrer

A “Blitzkrieg” foi um conceito militar criado após a 1ª Guerra Mundial por militares alemães que perceberam a importância dos carros de combate. Na Batalha de Amiens (08-12/08/1918), 420 tanques aliados, em ação de conjunto, atravessaram as defesas alemãs, promovendo o caos e avançando mais de 11 km na retaguarda do inimigo em um único dia. Esse ataque foi devastador para o moral do soldado alemão (± 50 mil prisioneiros) e assinalou o início da “Ofensiva Aliada dos Cem Dias” que acabaria levando ao final do conflito.

Era uma tática ofensiva que utilizava a velocidade dos carros blindados, apoiados por infantaria motorizada, artilharia rebocada por caminhões e apoio de aviões em ataques ao solo. Empregavam as mesmas táticas de infiltração das tropas de assalto (“Stosstruppen”) que a infantaria alemã dispôs na “Ofensiva da Primavera” (21/03-18/07/1918). Em 1930, o Major Heinz Guderian realizou estudos com a aplicação de carros de combate se infiltrando com velocidade e violência no território inimigo, destruindo qualquer apoio operacional e logístico, deixando os pontos de resistência para serem destruídos pela infantaria motorizada, prosseguido em seu avanço de forma independente.

A rapidez dos carros de combate era a chave principal da nova doutrina. Dessa forma, trocava-se proteção (blindagem) por velocidade com a utilização de blindados leves (Panzer I e II) e médios (Panzer III e IV) com pouca couraça protetora. A conjugação das forças (blindados, aviões, infantaria e artilharia motorizada) era coordenada por um sistema de rádio de longo alcance. Em 1939, todos os tanques alemães tinham um rádio receptor e os carros de comando, além do receptor, eram equipados com um transmissor. A Wehrmacht nunca usou a palavra “Blitzkrieg” para descrever esse sistema estratégico, valendo-se da palavra “Bewegunskrieg” (“Táticas de Movimento”) para indicar a inserção dessas novas tecnologias de armas e equipamentos. O termo “Blitzkrieg” foi utilizado, pela primeira vez, pela Revista “Time” em um artigo para descrever a campanha da Polônia em 1939.

Quer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial, entre nas categorias do site.

Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado e Doutorado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador sobre Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais