Bombardeio de Dresden I

de

Profº. Esp. Pedro Silva Drummond 

O bombardeio de Dresden foi um ataque aéreo realizado pela Força Aérea Real (RAF) e as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos (USAAF) entre 13 e 15 de fevereiro de 1945. Durante esse período a cidade foi destruída pelo alto poder de fogo lançado pelos Aliados.

O ataque e o poder de destruição é explicado pelo pesquisador Antony Beevor: “o ataque a Dresden começou na noite de 13 de fevereiro, com 796 Lancasters da RAF em duas levas. Na primeira, o lançamento começou com o misto usual de alto-explosivo e incendiárias principalmente na parte velha da cidade, mais inflamável. Na segunda onda, maior, os pilotos já podiam ver um forte brilho no horizonte a 150 quilômetros do alvo. Como em uma forja titânica, os incêndios se fundiram em um inferno gigantesco, que em pouco tempo atraiu para o solo ventos com a força de um furacão. Quando as Fortalezas americanas chegaram no dia seguinte, uma Quarta-Feira de Cinzas, a fumaça da cidade se alçara a 4.500 metros. No solo, as condições eram tão horríveis como nas demais cidades arrasadas pelo fogo — Hamburgo, Heilbronn, Darmstadt —, com corpos encolhidos pela calcinação, a maior parte morta por inalação de monóxido de carbono, o chumbo derretido escorrendo dos telhados e o asfalto amolecido nas ruas prendendo as pessoas no chão como papel mata-moscas.” (BEEVOR, 2015, p. 744)

Os principais bombardeiros usados em Dresden foram: Avro Lancaster e o B17.

Recentemente uma comissão de historiadores estimou por volta de 25 mil o número de mortos causados pelo Bombardeio de Dresden.

No vídeo abaixo, que tem sua origem na página do Facebook História da Segunda Guerra 2.0, pode ser observado como foi o ataque a cidade de Dresden, Alemanha.

https://www.facebook.com/D0rivalvideosvariados/videos/405067837796963

Imagem de Destaque: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51486829

Fonte: BEEVOR. Antony. A Segunda Guerra Mundial.1. ed. – Rio de Janeiro :Record, 2015.

Pedro Silva Drummond

Sobre o autor

Pedro Drummond

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais