Bombardeio de Ellwood: O primeiro ataque japonês ao território continental dos EUA

de

Pedro Silva Drummond

Introdução

O ataque de 7 de dezembro de 1941, conhecido como o ataque japonês a Pearl Harbor, ficou marcado na história como um dos grandes acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. Após, a agressão japonesa aos EUA, os norte-americanos entraram no conflito, que na Europa já vinha acontecendo desde o 1 de setembro de 1939, e o Japão, desde 1937 já participava de batalhas, com chineses (Guerra Sino-Japonesa – https://historiamilitaremdebate.com.br/guerra-sino-japonesa-atrocidades-em-nanquim/) e soviéticos (Batalha de Khalkhin Gol – https://historiamilitaremdebate.com.br/batalha-de-khalkhin-gol-o-conflito-que-mudou-os-rumos-da-expansao-japonesa-na-asia/).

Com o ataque feito pelo Japão ao EUA e consequentemente a entrada dos norte-americanos no conflito, as batalhas no Pacífico intensificaram-se, no que ficou conhecido como a Guerra no Pacífico. Durante os meses subsequentes aos acontecimentos em Pearl Harbor, os japoneses tiveram um grande número de vitórias e conquistas. Entre os ataques bem sucedidos pelos asiáticos, ocorreu uma série deles, contra o território estadunidense, o primeiro deles, que será analisado nesse artigo, foi o Bombardeio de Ellwood, na Califórnia. Os outros foram, os Bombardeios de Fort Stevens, Oregon, e a Campanha das Ilhas Aleutas, Alasca.

O Bombardeio de Ellwood foi um ataque na Costa Oeste dos EUA, mas especificamente, em Santa Barbara, Califórnia, feito pelo submarino I-17, no dia 23 de fevereiro de 1942, um pouco mais de dois meses do ataque a Pearl Harbor.

Bombardeio de Ellwood

Depois do ataque japonês em Pearl Harbor, o Japão mantinha “Sete submarinos patrulhando a costa oeste americana… Os submarinos enfrentaram ocasionalmente forças aéreas ou marítimas da Marinha dos EUA e até afundaram alguns navios mercantes. Por fim, os submarinos retornaram a Kwajalein para reabastecer e depois voltavam a patrulhar as águas americanas ao longo da costa oeste.” (HOOSEVELT)

O submarino I-17 era um dos submarinos em 1942, que patrulhavam a costa norte-americana, a embarcação era do Tipo B1 e “deslocava 3.654 toneladas longas (3.713t) quando submerso,  tinha 111,40 m de comprimento. Seu armamento incluía seis tubos de torpedo de 20 in (510 mm) e 17 torpedos, além de um canhão de convés de 14 cm. Ele carregava 101 oficiais e tripulantes” (https://en.wikipedia.org/wiki/Bombardment_of_Ellwood)

Após a saída do submarino do Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, o I-17 reapareceu, no dia 17 de fevereiro de 1942, em Point Loma, perto de San Diego, Califórnia, para indicar sua localização após a viagem. O bombardeio de Ellwood, aconteceria seis dias depois, no dia 23.

No dia 23 de Fevereiro de 1942, o submarino navegou até o Canal de Santa Barbara com o seguinte objetivo: “bombardear as instalações petrolíferas de Ellwood, perto de Goleta. Ellwood ostentava um dos maiores campos de petróleo da Califórnia e, ao contrário de São Francisco ou Los Angeles, não tinha uma presença militar importante, o que o tornava um alvo atraente para a Marinha Japonesa. Goleta tinha um barco-patrulha da Guarda Costeira estacionado nas proximidades, os fuzileiros navais tinham uma frota de bombardeiros-patrulha estacionados no aeroporto de Goleta, o exército tinha tropas espalhadas ao longo do costa como patrulha costeira, além de dois canhões de obuses estavam prontos, um em Coal Oil Point e outro em Ellwood. Misteriosamente, todas essas defesas foram realocadas poucos dias antes deste ataque! Deixando apenas voluntários civis nas estações de observação de aeronaves.” (MODUGNO)

O comandante do submarino Kozo Nishino, ordenou  “a uma equipe de armas para mirar em um tanque de combustível nas falésias acima da praia. A primeira barragem de projéteis foi lançada às 19h15, com projéteis pousando perto de um dos depósitos. Alguns petroleiros ainda estavam de serviço e ouviram os primeiros tiros atingirem a costa. A princípio, suspeitava-se de uma explosão interna, mas um trabalhador avistou as luzes piscantes da I-17 no escuro Mais tarde, um funcionário chamado G. Brown descreveu o atacante como tão grande que pensou que fosse possivelmente um cruzador ou contratorpedeiro.(HOOSEVELT)

Campo Petrolífero de Ellwood
https://goletahistory.com/attack-on-ellwood/

Campo Petrolífero de Ellwood

O ataque japonês não parou na primeira onda de ataques, e o comandante do submarino japonês, decidiu que houvesse uma segunda onda. “Nishino estava de olho no segundo tanque de armazenamento quando Brown imediatamente chamou a polícia, dizendo que eles estavam sob o fogo de um agressor desconhecido. As bombas continuaram a chover em fazendas e empresas próximas. Um projétil finalmente encontrou seu alvo e atingiu o píer de Ellwood, danificando-o levemente. Uma torre e uma casa de bombas foram destruídas, enquanto uma passarela foi danificada.” (HOOSEVELT)

Após os ataques, “o oficial torpedeiro Nobukiyo Nambu subiu na escotilha para dar uma olhada e relatou ter visto “muita confusão”. Após 20 minutos, o comandante Nishino ordenou aos seus homens que cessassem o fogo e o submarino gigante desapareceu no mar.” (MODUGNO)

Conclusão

O Bombardeio de Ellwood, também conhecida como a Batalha de Los Angeles, causou pouco impacto na vida e território dos EUA, os danos causados pelo I-17, “foram avaliados em US$ 500” (MODUGNO).

Os bombardeios não surtiram o efeito desejado pelos atacantes, mas provocaram um grande impacto na sociedade local, que enxergava o seu território sendo atacado por outra nação, pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial. Nas horas e dias seguintes ao ataque “a segurança foi reforçada, … mas a histeria continuou e centenas de pessoas fugiram da área.” (MODUGNO).

A medida que a notícia chegava a outros cidadãos norte-americanos, a indignação ao ataque japonês aumentava, provocando ações de toda a sociedade como:  “O logotipo “Avenge Ellwood” foi criado no início de 1943 para uma campanha de guerra liderada pelos Serviços Voluntários de Mulheres Americanas. A imagem foi veiculada em jornais, cartazes e empresas locais que doaram para a causa. O dinheiro arrecadado foi diretamente para a compra de um avião bombardeiro e um avião de combate que ostentaria os nomes “Flying Santa Barbaran” e “Ellwood Avenger””. (MODUGNO).

O I-17, ainda permaneceu nos mares até agosto de 1943, quando foi afundado pela Marinha Real da Nova Zelândia e por aviões da Marinha dos EUA perto da Austrália.

Imagem de Capa:  Cartão postal japonês da Segunda Guerra Mundial comemorando o bombardeio do I-17 na refinaria e instalações de armazenamento de Ellwood – https://aoghs.org/petroleum-in-war/wwii-sub-attacks-oilfield/

Bibliografia

MODUGNO, Tom. Ataque a Ellwood. Disponível em: <https://goletahistory.com/attack-on-ellwood/>. Acessado em: 29/11/2023.

HOOSEVELT, Theodore. História esquecida: submarino japonês abre fogo em Santa Bárbara. Disponível em: <https://historythings.com/forgotten-history-japanese-submarine-opens-fire-on-santa-barbara/>. Acessado em: 29/11/2023.

https://en.wikipedia.org/wiki/Bombardment_of_Ellwood

LLOYD, Terrance. O bombardeio de Ellwood: o primeiro ataque japonês à América continental. Disponível em: <https://www.milsurpia.com/articles/history/bombardment-of-ellwood>. Acessado em: 29/11/2023.

O bombardeio japonês de Ellwood. Disponível em: <https://carriagemuseum.org/articles/the-japanese-bombardment-of-ellwood/>. Acessado em: 29/11/2023.

B.A. Wells e K.L. Poços. O bombardeio no campo de Ellwood, perto de Santa Bárbara, criou histeria em massa e a “Batalha de Los Angeles”. Disponível em: <https://aoghs.org/petroleum-in-war/wwii-sub-attacks-oilfield/>. Acessado em: 29/11/2023.

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais