Acaba de ser apresentado, na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 2957/2024, que “Declara a desapropriação por utilidade pública da empresa Avibras Indústria Aeroespacial S/A, nos termos que especifica”.
O que isso significa? Na prática, o PL 2957/2024 visa a nacionalização da empresa, que passaria a ser controlada pelo Estado brasileiro. De autoria do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL/SP), o PL coloca, entre outras justificativas, que “O planejamento estratégico da Indústria de Defesa deve ser prioridade para qualquer país que pretenda ter Soberania Nacional, para a qual é imprescindível hoje a Avibras, a maior empresa privada do segmento de defesa do Brasil”.
A rede de parceiros do Velho General, notadamente o Canal Arte da Guerra e o História Militar em Debate, tem enfatizado a importância de uma solução que mantenha a Avibras sob controle brasileiro, e esta iniciativa torna-se, assim, fundamental para a soberania do Brasil.
Neste momento, independentemente de seu viés ideológico, é fundamental que você escreva e pressione seu deputado pela aprovação deste projeto, que, reitero, é de importância capital para o Brasil.
Aqui, a íntegra do projeto e o link para a tramitação.
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2450048
Para uma análise detalhada do projeto assista a análise feita por Ricardo Cabral e Rodolfo Laterza no canal História Militar em Debate, no Youtube: