Comparação das capacidades nucleares da OTAN e da Rússia

de

Equipe HMD

Em 21 de fevereiro de 2023, Vladimir Putin, presidente da Federação Russa russo, fez um discurso à Assembleia Federal russa, onde anunciou a suspensão da participação da Rússia no Tratado Novo START (Strategic Arms Reduction Treaty) ou “Tratado de Redução de Armas Estratégicas” e é o último pacto remanescente de controle de armas nucleares entre a Rússia e os EUA. O tratado, limita o número de ogivas nucleares estratégicas que os EUA e a Rússia podem implantar.

O tratado foi  assinado em 2010 pelo presidentes Barack Obama, dos EUA e Dmitry Medvedev, presidente da Federação Russa.

O New Star como é conhecido entrou em vigor em fevereiro de 2011 e foi prorrogado em 2021 por mais cinco anos por Joe Biden e Vladimir Putin.

Após a suspensão de participação no Tratado Novo START, Moscou prometeu cumprir os limites quantitativos de armas estratégicas no âmbito do tratado, a fim de manter a previsibilidade estratégica.

Moscou também afirma que uma das razões para a suspensão da participação no New START é o fato de que o tratado não leva em conta os arsenais estratégicos do Reino Unido e da França.

Se forem adicionados aos números dos Estados Unidos, a quantidade de ogivas implantadas será várias centenas maior que a da Rússia.

O gráfico abaixo mostra uma estimativa das armas nucleares existentes e os países que as possuem.

Imagem de Destaque: https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/mundo/russia-participa-de-exercicio-naval-com-a-otan-pela-1a-vez-em-10-anos/

Bibliografia

https://sputniknewsbrasil.com.br/20230222/comparacao-das-capacidades-nucleares-da-otan-e-da-russia-27758733.html

https://www.aljazeera.com/news/2023/2/22/what-is-the-new-start-nuclear-deal-and-why-did-russia-suspend-it

https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/a-russia-podera-destruir-o-planeta-numa-guerra-nuclear-veja-a-estimativa-de-armamento-dos-paises/

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais