Início » Artigos » Classe Fletcher » Classe Fletcher: O Melhor Destroyer da Segunda Guerra Mundial

Classe Fletcher: O Melhor Destroyer da Segunda Guerra Mundial

Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral 

Em 1939, a Marinha dos EUA projetou uma nova classe de destroyers voltados para a guerra antissubmarino, antiaérea, apoio a ações em terra, escolta e reconhecimento, ou seja, era um navio com muitas capacidades e de alta performance em comparação com outros destroyers das Marinhas de Aliados e inimigos. Navio veloz, muito manobrável e muito bom de mar.

Entre 1942-1945, foram construídos 175 navios, que também foram vendidos para países Aliados. Os Fletchers continuaram em serviço até a guerra do Vietnã quando foram substituídos pela classe Allem M. Summer

As principais características eram: deslocamento 2.050 ton (padrão)/2.500 ton (completamente carregado); alcance: 8,850 km a 15 nós (28 km/h); o armamento principal  consistia de 5 canhões de 5 polegadas (127 mm) e 10 torpedos Mark 15 de 21 polegadas (530 mm) em duas montagens de linha central quíntuplas, 2 canhões antiaéreos de montagem quádrupla Bofors de 40 mm, bem como 6 posições de canhão dual AA Oerlikon de 20 mm, 28 cargas de profundidade. Foram uma das primeiras classes a serem dotadas de aperfeiçoamentos como radar, sonar e posteriormente computadores e radares de controle de tiro.

A tripulação era constituída por 329 oficiais e praças.

O Brasil comprou 7 destroyers entre os anos 1959-1972 e que serviram a MB por longo anos (até 1990). As imagens abaixo são CT D31 Piauí  (USS Lewis Hancock) e do D32 Santa Catarina (USS Irwin)

Quer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial, leia os artigos sobre o Graf Spee e a Batalha do Rio da PrataPortugal na Segunda Guerra Mundial: As motivações para a Neutralidade e os posts sobre Jorge Sanjinez Lenz: Quem foi o peruano que lutou no dia D?, Operação Neuland, RatlinesBlitzkriegDia D – O mais longo dos diasOperação DínamoI52: Submarino Japonês afundado no Oceano AtlânticoSoldados da BorrachaFornovo di Taro: A rendição alemã para o Exército brasileiroSupermarine SpitfireWilhelm CanarisCanhão de 88 mm, você pode navegar por este link, no nome do texto ou pelas categorias do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *