Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
A Segunda Guerra Mundial foi um acontecimento onde milhares de pessoas participaram, inclusive por outras Nações. No Brasil não foi diferente, milhares de brasileiros se alistaram nas Forças Armadas de diversos Países que estavam participando conflito durante a neutralidade do Brasil.
O caso apresentado nesse ensaio é um pouco diferente, Cosme Lockwood Gomm, integrou a RAF (Força Aérea Real), durante a Guerra Mundial, mas ingressou na Força Aérea Britânica no início da década de 1930, quando ainda não havia perspectiva de um conflito mundial. A relação dos brasileiros com as Forças Armadas Britânicas, não foi somente de envio de pessoas para a guerra, existiu também uma mobilização de cidadãos do Brasil para arrecadar dinheiro na compra de aviões, como explica Debora Pivotto: “O empenho da comunidade teve resultados impressionantes: 25 aviões foram doados à Força Aérea Real e um outro foi para a Força Aérea Brasileira. E a mobilização só foi possível graças ao empenho da Fraternidade do Fole, uma organização criada pela comunidade britânica da Argentina e que se espalhou por toda a América Latina com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar a Grã-Bretanha no combate ao nazismo… No total, foram doados 26 aviões, sendo 16 Spitfires, 9 Typhoons e 1 bombardeio para a Força Aérea Brasileira possibilitada por valores muito significativos de dinheiro arrecadado por todo país. Para se ter uma ideia, cada avião custava em média 5 mil libras esterlinas, então, estamos falando de cerca de 40 milhões de reais que foram arrecadados no boca a boca ou por telefone. Toda essa doação era coordenada por essa organização chamada Fraternidade do Fole.” (PIVOTTO)
Cosme Lockwood Gomm e sua vida na RAF
Cosme é filho de britânicos, Harry Herbert Gomm e Isabel Whiters Gomm, que residiam no Brasil, quando Cosmeu nasceu. Após todos os acontecimentos vivenciados na Revolução Constitucionalista de 1932, Lockwood Gomm viajou para Inglaterra e ingressou na Royal Air Force, em 1933, como Oficial Aviador e recebeu a matrícula militar RAF 34123.
Sua primeira nomeação aconteceu em outubro de 1934, no 45º Esquadrão de bombardeio, estacionado no Oriente Médio. Na região Lockwood Gomm, participou de ações em Amã na Jordânia, Gaza na Palestina, Ismaília no Egito, Hinaidi, Shaibah e Mosul no Iraque e Eastleigh no Quênia, voando no Fairey IIIF.
Nos próximos anos, 1935 e 1936, o aviador brasileiro foi promovido a Flying Officer (Oficial Voador)¹ e começou a utilizar os biplanos de bombardeiros Vickers Vincent (1935) e de observação Hawker Hart (1936), durante esse período foi utilizado os dois biplanos simultaneamente até a mudança para os biplanos Fairey Gordon em 1936.
No ano de 1937, Lockwood Gomm foi transferido para o 14º Esquadrão de bombardeio, Amã, e no ano seguinte, foi promovido a Flying Lieutenant (Tenente) e começou a utilizar o monoplano Vickers Wellesley.
Um pouco antes da Segunda Guerra Mundial, Lockwood Gomm voltou à Inglaterra para servir na como instrutor na 10ª Escola de Treinamento Aéreo (10 SFTS). Nos primeiros meses da Segunda Guerra Mundial, o aviador brasileiro foi para o Canadá como instrutor na 1ª Escola de Treinamento Aéreo. Ainda em 1940, voltou à Inglaterra para servir no 77º Esquadrão, subordinado ao 4º Grupo do Comando de Bombardeiros, utilizando o bimotor de bombardeio Armstrong Withworth Whitley V.
No ano de 1941, Lockwood Gomm foi alocado no 604º Esquadrão (County of Middlesex), que localizava-se em Middle Wallop e era subordinado ao 10º Grupo do Comando de Caças, nesse momento o bimotor Bristol Beaufighter 1F, era a aeronave utilizada. Durante a permanência nesse esquadrão “Gomm completou seu primeiro turno de missões que havia começado no 77o Esquadrão e abateu 3 Heinkel He 111 em missões noturnas.” (Machado e Scheinkmann)
Em Abril de 1941, Gomm foi com a Distinguished Flying Cross², e dois meses depois foi promovido a Squadron Leader (Major) e transferido para o Quartel General do 10º Grupo (Caça), onde foi nomeado comandante da Base Aérea de Colerne, posto que permaneceu por três meses, até setembro de 1941, quando foi enviado para à 51º Unidade de Treinamento Operacional, com o objetivo de se qualificar em quadrimotores. Em meados de novembro foi nomeado piloto de provas de quadrimotores, ligado ao QG da RAF.
No ano de 1942, foi nomeado Wing Commander (Tenente Coronel) e promovido à líder de esquadrão. No final de 1942, foi nomeado comandante do 467º Esquadrão (Australiano), subordinado ao 5º Grupo do Comando de Bombardeiros. “Em 24.11.42 o esquadrão mudou sua base para Bottesford, Nottinghamshire, Midlands, equipado com bombardeiros quadrimotores Avro Lancaster B.I e B.III, aparelhos que o usou até sua desativação em 30.09.45.” (Machado e Scheinkmann)
Distinguished Flying Cross Distinguished Service Order
http://www.spmodelismo.com.br/howto/am/personalidades/gomm2.php
Durante Junho de 1943, o comandante Gomm foi condecorado com a Distinguished Service Order³ e participou da Operação Bellicose4. “Em 20.08.43, o Ministério do Ar britânico informou a família no Brasil sobre o desaparecimento em combate do Wing Commander Gomm. A confirmação de seu falecimento foi feita pela Cruz Vermelha Internacional dias depois” (Machado e Scheinkmann). Lockwood Gomm, “tinha 29 anos e está sepultado no Cemitério Militar de Saint Desir, Calvados, França.” (LORBER, p.193, 2021)
https://zheit.com.br/post/o-comandante-de-voo-da-raf-o-brasileiro-
cosme-lockwood-gomm
Notas
¹ Oficial voador geralmente está acima do oficial piloto e imediatamente abaixo do tenente
² Condecoração militar de terceiro nível concedida a oficiais, por um ato ou atos de bravura, coragem ou devoção ao dever enquanto voava em operações ativas contra o inimigo.
³ Condecoração militar do Reino Unido, concedida por serviço meritório ou distinto por oficiais das forças armadas durante a guerra, geralmente em combate real.
4 Foi um ataque a uma fábrica Zeppelin, em Friedrichschafen e depois o porto de La Spezia, na Itália
Imagem de Destaque: Cosme Lockwood Gomm com uniforme da RAF – https://darozhistoriamilitar.blogspot.com/2017/10/cosme-lockwood-gomm-um-brasileiro-na.html
Bibliografia
– LORBER, Blima Rajzla. Brasileiros no Holocausto e na Resistência ao Nazifascismo: Adentrando os espaços nazistas, rotas de fuga e nas frentes de combate(1939-1945) (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2021. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8158/tde-31012022-220947/publico/2021_BlimaRajzlaLorber_VCorr.pdf>. Acessado em: 28/12/2022
– MACHADO, Rafael Pinheiro e SKCHEINKMANN. Wing Commander Cosme Lockwood Gomm. Disponível em: <http://www.spmodelismo.com.br/howto/am/personalidades/gomm2.php>. Acessado em: 28/12/2022
– PIVOTTO, Debora. Operação Brazilian Bellows: As Contribuições Brasileiras para a RAF. Disponível em: <https://issuu.com/fundacaobritanicadebeneficencia/docs/british_society_-_spotlight_131_for_web_1_/s/14225091>. Acessado em: 28/12/2022
– SANTOS, Sergio Luis dos. Cosme Lockwood Gomm. Disponível em: <http://www.spmodelismo.com.br/howto/am/personalidades/gomm.php>. Acessado em: 28/12/2022
– https://en.wikipedia.org/wiki/Flying_officer
– https://en.wikipedia.org/wiki/Distinguished_Flying_Cross_(United_Kingdom)
– https://en.wikipedia.org/wiki/Distinguished_Service_Order
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.
Muito interessante para aqueles apaixonados pela aviação militar e no exemplo de pessoas dispostas a lutar por seu país e seus líderes. Não concluí a pós da unisul, mas a história militar é o registro do homem em seu momento extremo. Vida e morte, heroísmo e derrotas.
Obrigado!
O site HMD agradece o comentário.