Esparta

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Equipe HMD

Esparta era uma das cidades-estado mais importantes da Grécia antiga e era famosa por suas proezas militares. Os hoplitas espartanos profissionais e bem treinados, com seus distintivos mantos vermelhos e cabelos longos, foram provavelmente os melhores e mais temidos lutadores da Grécia, lutando com distinção em batalhas importantes contra o exército persa em Termópilas e Platéias no século V a.C.

Na mitologia grega, o fundador da antiga cidade foi Lacedaemon, filho de Zeus, que deu seu nome à região e o nome de sua esposa à cidade. Esparta também foi um importante membro da força grega que participou da Guerra de Tróia. De fato, o rei espartano Menelau instigou a guerra depois que o príncipe troiano Páris sequestrou sua esposa Helena, oferecida a Páris pela deusa Afrodite como prêmio por escolhê-la em um concurso de beleza com as outras deusas Atena e Hera. Dizia-se que Helena era a mulher mais bonita da Grécia e as mulheres espartanas em geral gozavam de uma reputação não apenas por sua beleza, mas também por sua independência espirituosa.

Esparta era única na Grécia antiga por seu sistema social e constituição, supostamente introduzidos pelo legislador semi-mítico Licurgo. Suas leis configuraram a sociedade espartana para maximizar a proficiência militar a todo custo, concentrando todas as instituições sociais no treinamento militar e no desenvolvimento físico.

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Esparta estava localizada no fértil vale Eurotas da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A área foi colonizada pela primeira vez no período neolítico e foi um importante assentamento desenvolvido na Idade do Bronze. Evidências arqueológicas, no entanto, sugerem que a própria Esparta era um novo assentamento criado no século X a.C. No final do século VIII a.C, Esparta subjugou a maior parte da vizinha Messênia e sua população foi feita para servir aos interesses espartanos. Assim, Esparta passou a controlar cerca de 3.282 milhas quadradas de território, tornando a polis ou cidade-estado a maior da Grécia e um dos principais atores da política grega. Os povos conquistados da Messênia e da Lacônia, conhecidos como perioikoi, não tinham direitos políticos em Esparta e muitas vezes eram obrigados a servir no exército espartano. Um segundo e inferior grupo social eram os hilotas, trabalhadores agrícolas semi-escravizados que viviam em propriedades espartanas. Entre os hilotas e os perioikoi estavam os hilotas liberados ou neodamōdeis. Os cidadãos espartanos não se dedicavam às atividades agrícolas, mas dedicavam seu tempo ao treinamento militar, à caça, à guerra e à política. Os hilotas podiam ficar com uma porcentagem dos produtos que cultivavam, mas também eram regularmente expurgados para mantê-los firmes em seu lugar social e também podiam ser recrutados para tarefas militares em tempos de guerra. A relação entre cidadãos e hilotas era difícil e às vezes havia revoltas, principalmente no século VII a.C, que contribuíram para a derrota de Esparta para Argos em Hysiae em 669 a.C. Esparta se vingou de Argos em 545 a.C, mas perdeu uma batalha com Tegea logo depois.

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Essa instabilidade regional trouxe a Liga do Peloponeso (c. 505 a 365 a.C), que era um agrupamento de Corinto, Elis, Tegea e outros estados (mas nunca Argos), onde cada membro jurava ter os mesmos inimigos e aliados de Esparta. A adesão à Liga não exigia o pagamento de tributo a Esparta, mas sim o fornecimento de tropas. A Liga permitiria que Esparta estabelecesse a hegemonia e dominasse o Peloponeso até o século IV dC. Além da política local, a partir do século VI a.C Esparta começou a ampliar seus horizontes, por exemplo, criando uma aliança com Creso da Lídia e enviando uma expedição contra Polícrates de Samos em c. 525 a.C.

Esparta, sob o comando de Cleomenes, derrubou os tiranos de Atenas, mas a democracia resultante acabou com qualquer ambição espartana na cidade. Esparta era, no entanto, aliada de Atenas na defesa da Grécia contra a invasão do rei persa Xerxes, e lutou com distinção nas Termópilas em 480 a.C e em Plataea a.C. um ano depois. De 480 a 460 a.C, as rivalidades regionais e as revoltas dos hilotas danificaram Esparta e coisas piores aconteceram quando a rivalidade com Atenas se desenvolveu nas Guerras do Peloponeso de cerca de 460 a 446 a.C e novamente de 431 a 404 a.C. As longas guerras foram prejudiciais para ambos os lados, mas Esparta, com alguma ajuda persa, finalmente venceu o conflito quando Lisandro destruiu a frota ateniense em Aegospotami em 405 a.C. A posição de Esparta como a cidade-estado número um na Grécia, porém, seria de curta duração.

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Como todas as sociedades gregas, Esparta era dominada por cidadãos do sexo masculino e os mais poderosos vinham de um seleto grupo de famílias. Essa era a aristocracia fundiária e, após as reformas creditadas a Licurgo no século VI dC (ou mesmo antes), os cidadãos não podiam se dedicar a atividades agrícolas – esse era o destino dos hilotas -, mas tinham que se dedicar ao treinamento atlético e militar. e política. Os hilotas não podiam possuir propriedades e, portanto, não podiam se tornar cidadãos plenos, e essa falta de mobilidade social voltaria a assombrar Esparta nos séculos posteriores. Reduzidos por constantes guerras nos séculos V e IV aC, os hoplitas espartanos (homoioi) tornaram-se perigosamente pequenos em número (8.000 em 490 dC a 700 em 371 dC), tanto que soldados não espartanos tiveram que ser alistados e seus a lealdade e o interesse pelas ambições de Esparta eram questionáveis.

As mulheres na cidade-estado de Esparta tinham uma situação melhor do que em outras cidades gregas. As mulheres espartanas podiam possuir propriedades que muitas vezes ganhavam por meio de dotes e heranças. Na verdade, as mulheres espartanas tornaram-se entre os membros mais ricos da sociedade, pois seus homens foram mortos em muitas guerras e, eventualmente, controlaram 2/5 das terras espartanas. Além disso, as mulheres espartanas também podiam se movimentar com razoável liberdade, podiam praticar esportes (praticados nus como os homens) e até beber vinho. Todas essas liberdades seriam inaceitáveis em outras pólis gregas.

Havia estrangeiros (xenoi) na sociedade espartana, mas estes não eram tão bem-vindos quanto em outras cidades-estados, e aqueles que viviam em Esparta às vezes eram expulsos à força por seus anfitriões excessivamente desconfiados e às vezes positivamente paranoicos.

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Para todos os cidadãos espartanos, havia uma forte ênfase no treinamento militar e na vida frugal em refeitórios comunais, onde comidas simples, como farinha de cevada, queijo, figos e vinho eram a norma. A partir dos sete anos de idade, os homens tiveram uma educação militarista conhecida como agōgē, onde eram separados em faixas etárias e viviam em quartéis. Esses jovens seguiam um rigoroso treinamento atlético e militar que se tornava ainda mais exigente a partir dos 20 anos, quando ingressavam em refeitórios comuns (syssition), onde muitas vezes mantinham relações homoeróticas com cidadãos mais velhos e experientes. Esse treinamento duro resultou em um exército hoplita profissional capaz de manobras de batalha relativamente sofisticadas e os tornou temidos em toda a Grécia, fato talvez evidenciado pela notável falta de fortificações de Esparta durante a maior parte de sua história.

Uma característica peculiar dos espartanos e de seus militares era a grande importância dada aos assuntos religiosos. Como disse Heródoto, eles “consideravam as coisas dos deuses mais importantes do que as coisas dos homens”. Sacrifícios pré e pós-batalha eram uma característica comum da guerra grega em geral, mas o exército espartano deu um passo adiante e sacrificou antes de cruzar rios, por exemplo, e até mesmo evitou mobilizar o exército se um importante festival religioso estivesse acontecendo. Episódios famosos em que os espartanos colocaram a religião acima da guerra e até crises nacionais ocorreram em Maratona e nas Termópilas durante as Guerras Greco-Persas. Na primeira batalha, os soldados espartanos chegaram tarde demais para ajudar as outras cidades gregas e na última mobilizaram apenas uma força simbólica, pois se sentiram compelidos a celebrar primeiro o festival Karneia em homenagem a Apolo.

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O exército espartano estava no centro do estado espartano, cidadãos treinados nas disciplinas e na honra de uma sociedade guerreira. Submetidos a exercícios militares desde cedo, os espartanos se tornaram uma das forças militares mais temidas e formidáveis do mundo grego, alcançando status lendário em suas guerras contra a Pérsia. No auge do poder de Esparta – entre os séculos 6 e 4 a.C – outros gregos comumente aceitavam que “um espartano valia vários homens de qualquer outro estado”.

Como os exércitos das outras cidades-estado gregas, o exército espartano era um exército baseado em infantaria que lutava usando a formação de falange. Os próprios espartanos não introduziram mudanças significativas ou inovações táticas na guerra hoplita, mas seu treinamento constante e disciplina soberba tornaram sua falange muito mais coesa e eficaz. Os espartanos empregaram a falange no estilo clássico em uma única linha, uniformemente profunda em filas de 8 a 12 homens. Ao lutar ao lado de seus aliados, os espartanos normalmente ocupavam o flanco direito honorário. Se, como geralmente acontecia, os espartanos alcançassem a vitória do seu lado, eles então girariam para a esquerda e enrolariam a formação inimiga.

Durante a Guerra do Peloponeso, os confrontos de batalha tornaram-se mais fluidos, as tropas leves tornaram-se cada vez mais usadas e as táticas evoluíram para enfrentá-las. No entanto, em confrontos diretos entre as duas falanges opostas, a resistência e a “capacidade de empurrar” eram o que contavam.

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A falange é uma formação de infantaria pesada que utiliza a sarissa, uma lança muito longa, podendo chegar a 7 metros de comprimento, para formar o que pode ser melhor descrito como um porco-espinho gigante. Os falangistas preferiam lutar em formação cerrada e em grande profundidade, ou seja, os homens da linha de frente lutavam ombro a ombro e atrás de cada um deles podia haver algo entre 7 e 15 pessoas. Essa formação dava um peso enorme a qualquer ataque ou defesa frontal e nenhum inimigo com armas de menor alcance podia sequer chegar perto, sem mencionar que arqueiros não eram tão efetivos contra eles como pode parecer, tendo em vista que os falangistas levavam escudos pendurados no pescoço para protegerem-se de projéteis.

Por outro lado, qualquer acidente do terreno podia desorganizar completamente a formação, reduzindo em muito sua efetividade, e só tropas muito bem disciplinadas (como os falangistas de Alexandre, o Grande) podiam executar alguma manobra no campo de batalha sem perder sua organização.

Tradução e Adaptação: Prof. Dr. Ricardo Cabral

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Bibliografia

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Hoplita espartano

https://en.wikipedia.org/wiki/Sparta

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