Fatos interessantes sobre a Batalha de Waterloo

de

Equipe HMD

 1. Na verdade, foi travada na Bélgica três milhas ao sul de Waterloo. Os franceses a chamaram de Batalha de Mont Saint-Jean Ridge, onde o exército britânico estava posicionado. Wellington tinha seu quartel-general na cidade de Waterloo e decidiu que a batalha levaria seu nome.

2. O exército britânico era muito multinacional. Tinha soldados da Irlanda, País de Gales, Escócia e Inglaterra. Cerca de metade do exército veio de estados alemães. Havia também soldados holandeses e belgas. E havia também o exército prussiano aliado.

3. O exército aliado tinha 23.000 soldados britânicos, 44.000 aliados e 160 canhões. Napoleão tinha 74.000 homens e 250 canhões.

4. Os soldados britânicos usavam principalmente vermelho. A maioria dos franceses usava azul escuro. Eles com certeza não acreditavam em camuflagem naquela época.

5. Quase todos os soldados de infantaria de ambos os lados carregavam muzzleloaders (arma de carregamento pela boca) de cano liso. Um bom soldado pode disparar 3-4 tiros em um minuto. O procedimento era morder (a parte superior do cartucho), prime (colocar um pouco de pólvora na bandeja de queima), despejar (o restante da pólvora no cano), colocar (a bola no cano), bater (a pólvora e a bala para baixo com a vareta) e atirar. O mecanismo de disparo era uma pederneira. Era calibre .75-.80. O famoso British Brown Bess foi bastante preciso até cerca de 100 metros. Alguns dos britânicos eram fuzileiros. Seus rifles Baker eram muito mais precisos (até 200 metros), mas demoravam mais para carregar porque a bola ficava enrolada em um remendo que dificultava o abate. Um atirador pode disparar 2 tiros em um minuto. Os franceses estavam armados com o mosquete Charleville, que era calibre .69. Napoleão não acreditava em fuzileiros. Ambos os lados tinham baionetas.

6. Os canhões disparavam balas sólidas que eram eficazes contra formações compactadas ou cartuchos. Os britânicos tinham projéteis de estilhaços que explodiriam acima de uma formação e a cobririam com balas.

Napoleon Bonaparte por Ernest Crofts.
https://www.nationalgeographic.com/history/history-magazine/article/why-napoleon-lost-battle-waterloo

7. Em 16 de junho, Napoleão travou duas batalhas distintas. Ele dirigiu a derrota dos prussianos do marechal Blucher em Ligny. Os prussianos recuaram e Napoleão enviou um corpo sob o comando do marechal Grouchy para perseguir, assediar e impedir Blucher de marchar para se unir aos britânicos. Em Quatre-Bras, o marechal Ney atacou os britânicos e teve dificuldades com Wellington. Os britânicos cederam o terreno no final do dia, mas a batalha foi uma vitória para os britânicos. Wellington recuou para uma boa posição defensiva que já havia observado perto de Waterloo. A parte principal do exército de Napoleão o seguiu.

8. Houve uma terrível tempestade na noite anterior à batalha. A noite foi miserável para a maioria dos soldados. O ataque ao amanhecer de Napoleão foi adiado porque seu comandante de artilharia avisaram que as balas simplesmente cairiam na lama. E os soldados de infantaria teriam dificuldade em atacar na lama. O atraso foi um fator para a derrota porque deu a Blucher mais tempo para se unir as forças de Wellington.

Os 2º Dragões (Scots Greys) da Union Brigade. A Brigada era comandada pelo irlandês Sir William Ponsonby. Os 6º Dragões (Inniskilling) também participaram da carga decisiva retratada. Óleo em tela pintado para Lady Butler, 1881.
https://irelandsmilitarystory.ie/2016/01/05/he-waterloo-campaign-irelands-soldiers-in-red/

9. Aqui está um resumo simplificado dos principais eventos: A: 11h a artilharia francesa abriu fogo em uma fazenda à direita da linha britânica chamada Hougoumont. Uma hora depois, o irmão de Napoleão, Jerome, tomou a ala esquerda do exército para atacar. Isso deveria ser uma diversão, mas a posição era muito defensável e Jerome ficou com raiva enquanto os britânicos resistiam a seus ataques. Ele continuou enviando mais unidades só para serem destruídas pelos britânicos; B: Às 13h30, a artilharia francesa passou a bombardear o centro britânico. A maioria dos soldados britânicos estava na encosta reversa, onde eram menos vulneráveis; C: Às 14h, Ney lançou um ataque de infantaria ao centro britânico, incluindo outra fazenda chamada La Haye Sainte. Quando os franceses se aproximaram do cume, a infantaria britânica se levantou e disparou uma saraivada que fez os franceses cambalearem. Uma carga de cavalaria britânica quebrou o ataque francês, mas os cavaleiros continuaram a carga para alcançar os canhões franceses. (A cavalaria britânica tinha a reputação de não saber quando parar.) Nesse ponto, os cavalos estavam exaustos e vulneráveis a um contra-ataque de lanceiros franceses. Imagine estar em um cavalo lento perseguido por um cavalo rápido com uma lança apontada para suas costas; D: Com os prussianos (que não haviam sido perseguidos por Grouchy) começando a aparecer na direita francesa, Napoleão ordenou a Ney que renovasse o ataque ao centro. Desta vez, La Haye Saint foi conquistado após uma defesa muito espirituosa de alguns dos alemães de Wellington. E: Ney, possivelmente interpretando mal o movimento das baixas britânicas ou prisioneiros movendo-se para a retaguarda, presumiu que os britânicos estavam recuando e ordenou um ataque de cavalaria em massa. Os britânicos formaram quadrados que os tornaram quase inexpugnáveis à cavalaria. Ney liderou 12 ataques surpreendentes que não chegaram nem perto de quebrar os britânicos. Isso levou 3 horas e terminou na hora em que La Haye Sainte caiu; F. Napoleão foi forçado a enviar parte de sua reserva para retardar os prussianos na cidade de Plancenoit; G. Com a queda de La Haye Sainte, Napoleão sentiu que o centro britânico poderia estar prestes a ceder. Ele ordenou que seus últimos reservas atacassem. A Velha Guarda (alguns historiadores acreditam que foi a Guarda Média), que sempre terminou com vitórias e nunca foi derrotada, foi enviada para o cume. Foi recebido com saraivadas fulminantes e, quando recuou, a derrota foi selada. O exército francês ficou atordoado. “La Garde reculle! Sauve qui peut. (“A Guarda recua! Salvem-se.”)

O 27º Regimento de Infantaria (Inniskillings) na praça. ‘Prepare para Cavalaria’ óleo em tela de Peter Archer encomendado pelos oficiais do 2º Batalhão The Royal Irish Rangers. (Museu Inniskilling).
https://irelandsmilitarystory.ie/2016/01/05/he-waterloo-campaign-irelands-soldiers-in-red/

10. Alguns historiadores culparam as hemorróidas de Napoleão por ele estar fora do jogo. Especificamente, ele não podia montar em seu cavalo para ter mais controle sobre a condução da batalha. Outros historiadores argumentam que eram apenas uvas verdes.

11. O número de humanos foi muito alto, mas 7.000 cavalos também foram mortos.

12. Os corpos foram recolhidos por moradores após a batalha. Os dentes eram vendidos a fabricantes de dentaduras. Eles eram tão numerosos que toda uma geração de usuários de dentaduras usava “dentes de Waterloo”.

13. Nem Wellington nem Napoleão foram feridos na batalha. No entanto, Wellington estava sentado em seu cavalo Copenhagen ao lado de Lord Uxbridge quando uma bala de canhão atingiu sua perna. Uxbridge: “Por Deus, senhor. Perdi minha licença. Wellington: “Por Deus, você tem.” A perna de Uxbridge foi amputada sem anestesia. Ele lembrou que foi feito com uma faca cega. A perna foi enterrada no campo de batalha com um monumento. Os mortos franceses foram queimados em piras funerárias que queimaram por mais de uma semana.

15. Napoleão fugiu a cavalo. Sua carruagem foi capturada. Nele estava sua cópia anotada de “O Príncipe” de Maquiavel. Napoleão voltou a Paris e depois foi para o porto de Rochefort. É possível que ele quisesse navegar para a América, mas a Marinha Real bloqueou o porto e ele foi levado sob custódia. Seu irmão Joseph (que havia sido rei da Espanha) foi para a América e viveu seus últimos 15 anos em Nova Jersey.

16. Wellington foi recompensado com 200.000 libras (equivalente a 15 milhões hoje).

Imagem de Destaque: https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Waterloo#/media/File:Waterloo_Campaign_map-alt3.svg

Fontes

https://www.history.com/…/7-things-you-may-not-know…

https://www.history.co.uk/…/10-facts-about-the-battle…

https://www.britishbattles.com/napole…/battle-of-waterloo/

The Waterloo Campaign: Ireland’s Soldiers in Red

https://www.nationalgeographic.com/history/history-magazine/article/why-napoleon-lost-battle-waterloo

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais