Prof. Esp. Pedro Silva Drummond
O filme 1918: A Batalha de Kruty, foi produzido na Ucrânia e lançado em 2019, e tem como Diretor Aleksey Shaparev, o roteiro é assinado por Konstantin Konovalov. O longa é baseado em fatos reais. A obra retrata a participação de uma unidade de estudantes do exército da República Independente da Ucrânia que se prepara e lutará contra o exército soviético que está indo em direção a Kiev, os militares ucranianos, encontram as tropas bolcheviques em Kruty.
O longa começa com um soldado ucraniano dos dias atuais, no memorial aos mortos em Kruty, após essa cena, o filme retrata o momento da Ucrânia de 1918, no momento de luta pela sua independência contra os soviéticos, a partir, do momento que os jovens do País são convidados para se alistarem no exército ucraniano. Ainda, nos primeiros minutos do filme, é apresentado as dificuldades da população com a compra de alimentos, a vida e a preparação dos jovens estudantes que se alistaram no Exército.
Na segunda parte do filme, é relatado o planejamento dos soviéticos em atacar os ucranianos, e os preparativos e envio da unidade de estudantes para a batalha. Nessa parte do filme, a espionagem, a participação de agentes duplos e o jogo de interesses entre as Nações são desenvolvidos no longa.
Na terceira e última parte do filme, é observado o conflito entre as tropas da unidade de estudantes da Ucrânia contra o exército soviético e a saída de parte do exército ucraniano de Kruty, voltando para Kiev, e a permanência de parte dessa unidade, que foi deixado para trás. Além disso, na parte final do longa, é apresentado o encontro do Comandante soviético Muravyov com a unidade dos estudantes que ficou para trás, esse momento teve como consequência a execução desses soldados.
Uma curiosidade do filme é a participação do General Foch (França) contribuindo com o início do movimento para Independência do País.
Contexto Histórico
Após os bolcheviques tomarem o poder na Rússia, os ucranianos acreditavam que esse seria o momento de conquistar sua independência. No ano de 1918, data retratada no filme, diversos estados declaram sua independência.
Dentro desse contexto ocorrerá a Batalha de Kruty, em 29 de Janeiro de 1918, quando um batalhão composto na sua maioria por estudantes seguirá para a cidade de Kruty e enfrentará as tropas soviéticas que seguiam para Kiev.
Como resultado, milhares desses estudantes acabaram mortos e posteriormente, foram reconhecidos como heróis, e em homenagem aos soldados que lutaram na Batalha, foi criado o Memorial que foi apresentado no filme.
Imagem de Destaque: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR2wZdIDIhcQP2Wya-uS-F_i5b04uFF-gdZPRqcF3hHq4UD8swz
Bibliografia
– https://www.westernfrontassociation.com/world-war-i-book-reviews/film-review-1918-the-battle-of-kruty-by-aleksey-shaparev/
– https://www.adorocinema.com/filmes/filme-284421/
– https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Kruty
– https://uatv.ua/en/battle-of-kruty-how-it-was/
Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.