Filme A Batalha Esquecida

de

Prof. Esp. Pedro Silva Drummond

O filme A Batalha Esquecida, que é baseado em fatos reais, foi lançado no streaming em Outubro de 2021, o diretor é Matthijs van Heijningen Jr. e o roteirista Paula Van der Oest. O longa é baseado na vida de 3 personagens que tem suas vidas baseadas em um fato, a ocupação da Alemanha na Holanda.

O filme tem início no ano de 1944 quando os alemães ocupavam a região da Zelândia, Holanda e neste momento, as três figuras centrais do filme começam a ganhar destaque. Durante a primeira parte do filme e boa parte da segunda, é contada a história desses personagens em momentos e locais diferentes. A primeira é Teuntje, moradora da cidade holandesa ocupada pelos alemães que vive com sua família, o segundo é William, militar alemão que lutou na Rússia e depois de um período no hospital, serviu ao lado do comandante da Alemanha, responsável pela cidade de Zelândia e por último Marinus, militar britânico que é enviado para lutar contra os alemães na Holanda e com a queda do seu avião acaba tendo que lutar para sobreviver na região dos Países Baixo.

A segunda parte do longa é baseado na história da prisão do irmão de Teuntje, que colaborava com a resistência local e a aproximação de sua irmã com os participantes da resistência na tentativa de ajudar o seu irmão. Quanto a Marinus, o militar britânico e seus parceiros continuam se escondendo dos alemães na Zelândia, até o momento que Marinus encontra as tropas canadenses que estavam no local e se incorpora ao exército aliado.

A terceira e última parte tem início quando a resistência é praticamente eliminada, e Teuntje e sua amiga são a última esperança da resistência de enviar as fotos e mapas para os Aliados de onde deveria acontecer o ataque às tropas alemãs para conquistar a região. Quanto a William e Marinus, os dois estão no campo de batalha. Nessa parte do filme, é retratado a batalha entre os Aliados e Alemães para a conquista do Rio Escalda.

Local de Batalha entre Aliados e Alemanha
https://fictionhorizon.com/the-forgotten-battle-review/

Contexto Histórico

Após o Dia D, os Aliados começaram a retomar os territórios das regiões conhecidas como a Europa Ocidental, dentre esses locais, está Holanda, Nação onde boa parte do filme passa. Após a expansão dos Aliados na Europa, havia a necessidade de transportar os suprimentos para os exércitos e o porto de Antuérpia era essencial para a continuidade dos avanços.

A conquista do porto de Antuérpia, porém não resolveu os problemas dos Aliados, para que os suprimentos chegassem ao porto, as Nações adversárias da Alemanha, precisavam conquistar o Rio Escalda, que era local importante para chegar ao porto.

A Batalha de Walcheren Causeway “foi um engajamento da Batalha de Scheldt entre a 5ª Brigada de Infantaria Canadense, elementos da 52ª Divisão de Infantaria Britânica (Lowland) e tropas do 15º Exército Alemão.” (https://www.calendarz.com/pt)

Mapa da Zelândia e sua proximidade do porto de Antuérpia
https://www.personal.tur.br/internacionais/
cruzeiro-fluvial-de-amsterda-a-bruxelas/

Depois de pesadas perdas dos Aliados, os adversários da Alemanha, conseguiram derrota-los, e libertar a região da Zelândia, possibilitando o uso do Porto de Antuérpia pelos Aliados e o avanço pela Europa.

Imagem de Destaque: http://getempo.org/2022/04/19/a-batalha-esquecida/

 Bibliografia

– https://www.adorocinema.com/filmes/filme-283570/

– https://cinepop.com.br/critica-a-batalha-esquecida-filme-da-netflix-sobre-a-segunda-guerra-mundial-tem-ritmo-lento-317020/

– https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Walcheren_Causeway

– https://www.calendarz.com/pt

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais