Filme Black Hawk Down (Falcão Negro em Perigo)

de

Filme lançado em 2001, dirigido por Ridley Scott, é baseado em fatos reais. O filme recebeu dois oscars, na categoria Edição e Mixagem de Som.

O filme tem como inspiração o livro de mesmo nome, do autor Mark Bowden.

O filme conta com atores de muito sucesso, como: Ewan McGregor, Tom Sizemore, William Fichtner, Eric Bana, Sam Shepard, Ioan Gruffudd, Jason Isaacs e os novatos do cinema hollywoodiano Nikolaj Coster-Waldau, Orlando Bloom, Tom Hardy e Josh Hartnett.

Os acontecimentos retratados no filme são relacionados à Guerra Civil na Somália, durante os dias 3 e 4 de outubro de 1993, inicia-se a Batalha de Mogadíscio, quando soldados dos EUA são enviados para as ruas da Capital, com o objetivo de capturar os principais aliados do General Mohamed Farrah Aidid.

Durante o evento nas ruas de Mogadíscio, os EUA enviam as Equipes Delta e Batalhões dos Rangers para realizar a missão que tinha sido preparada, mas durante o processo, os soldados dos Estados Unidos, são surpreendidos com ataques surpresas pelos somalis, causando uma grande dificuldade para a finalização da missão.

No decorrer do evento, as ruas de Mogadíscio se tornaram uma praça de guerra, deixando os soldados americanos encurralados. Ainda durante o conflito, os EUA acabaram perdendo dois helicópteros MH-60 (Sea Hawk), que acabaram sendo abatidos pelos RPGs dos somalis.

Tripulantes do Super 64, o segundo helicóptero americano derrubado durante a batalha

Sem contar o final do filme, as consequências da Batalha de Mogadíscio, demonstram muitos dos erros cometidos anteriormente e posteriormente nas Guerras onde os EUA participaram.

Pedro Silva Drummond

Sobre o autor

Pedro Drummond

Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Graduação em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho (UGF), autor de Artigos em História Militar.

Deixe um comentário

Gostou dos artigos e postagens?

Quer escrever no site?

Consulte nossas Regras de Publicação e em seguida envie seu artigo.

Siga-nos nas Redes Sociais