Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral
Série de televisão norte-americana exibida nos Estados Unidos de 1962-1967, estrelada por Rick Janson, Vic Morrow, Pierre Jalbert, Kack Hogan, Dick Peabody entre outros. Ao longo dos seus 152 episódio a série recebeu vários convidados especiais como Charles Bronson, John Cassavetes, Robert Duvall, Denis Hopper, Jeffrey Hunter, Lee Marvin, Leonard Nimoy, William Shatner, Telly Savallas entre tantos outros. A série teve diretores como Robert Altman, Richard Donner, Burt Kennedy etc. O produtor-executivo era Selig J. Seligman.
A série foi exibida no Brasil, no fim dos anos 1960 e na década de 1970 na TV Exelsior e na TV Record.
A série mostrava o dia a dia um pelotão de soldados norte-americanos lutando contra os alemães, na França, durante a Segunda Guerra Mundial. O episódio-piloto tinha o título de “A Day In June” (um dia de Junho) e mostra o Dia D como um flashback, portanto, a ação ocorre durante e depois de junho de 1944, até a libertação de Paris. Os episódios era estrelados por Rick Jason como o comandante de pelotão o 2ª tenente Gil Hanley e Vic Morrow como o sargento “Chip” Saunders, que era o anti-heroi da série. Jason e Morrow eram os protagonistas em episódios alternados da série. Um dado interessante, os atores Robert Wiston Mercy e Paul Bush interpretaram múltiplos papéis, a maioria representando alemães, em vários episódios da série.
“A história tem como foco principal o segundo pelotão da Companhia King, comandada pelo novato Tenente Hanley (Rick Jason) e pelo Sargento Saunders (Vic Morrow). O pelotão é formado por soldados do elenco regular e por outros personagens em que atores convidados fazem participações especiais. O Sargento Saunders, no começo da primeira temporada, aparece apenas como um ordenança do tenente, fazendo assim um papel coadjuvante juntamente com outros membros da equipe. Devido às dúvidas do tenente Hanley que vão surgindo, Saunders começa a ter mais responsabilidades, se tornando um líder penoso nas temporadas seguintes. Os soldados nesse período passam também a ser tratados de forma mais humana.
Com o decorrer das temporadas, Saunders, um garoto que havia crescido nos perigosos bairros pobres dos Estados Unidos, assume o protagonismo da série, tornando-se um líder duríssimo, em quem seus homens tem confiança cega e dependem dele para sobreviver.
As temporadas são marcadas sempre por novas missões e batalhas em regiões distintas. Sem qualquer semelhança com os vários filmes de guerra americanos da época, muitas vezes centrados em cima de uma propaganda patriótica, o enredo se desenrola em cima dos conflitos dos soldados, as batalhas, os problemas pessoais, a ascensão dentro do grupo e as lutas por aquilo que eles não tinham ou não podiam fazer. O seriado é encerrado com uma realidade totalmente diferente das suas temporadas anteriores, com o fim da guerra e os seus consequentes problemas da volta para casa. Inédito para a época, os personagens franceses e alemães falam em suas próprias línguas sem dublagem ou legendas” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Combat!)
A série foi e é reconhecida pela apresentação realista de guerra, precisão e retratando soldados lutando no campo de batalha com vulnerabilidades humanas diante da morte e dilemas éticos. As história eram sombrias, os diálogos curtos, diretos e as cenas violentas para a época. A interpretação contida procurava passar a tensão e a angústia do soldado na guerra. A fotografia era de qualidade cinematográfica, muito diferente da maioria das redes de televisão do período. Os roteiristas e diretores tinham assessores militares à disposição para auxiliar na elaboração dos roteiros, a fim de tornar as cenas mais realistas, no uso da linguagem militar, nos procedimentos táticos (um dos pontos altos da série), as peças de uniforme e os armamentos eram precisos etc. Esse realismo da série é uma das suas principais qualidades.
Outro fato interessante, todo o elenco serviu nas Forças Armadas norte-americanas, mas apenas Steven Rogers (personagem “Doc” Walton) serviu no Exército. A fim de resolver esse “problema” antes do início das filmagens da série, Seligman fez com que o elenco principal (Jason, Morrow, Rogers, Jalbert e Greene) passasse por uma semana de treinamento básico no Centro de Treinamento de Infantaria do Exército em Fort Ord, no norte da Califórnia.
A série entrou em produção em 2 de junho de 1962 e as filmagens começaram em 11 de junho. Os episódios normalmente levavam seis dias (depois sete dias) para serem filmados, com uma mistura de filmagem em estúdio e uso intensivo da área de backlot (cenários permanentes, que representavam um bairro de NY ou uma pequena cidade no Oeste norte-americano) da MGM para as cenas externas. Muitas cenas externas foram filmadas ao ar livre, em locações na região Hollywood Hills que tinha uma grama seca, eucaliptos e solos arenosos, bem diferentes do norte da Europa onde se passava a série. Nos episódios filmados em preto e banco (a maior parte da série) os detalhes não eram perceptíveis, mas nos 25 episódios a cores, essa diferenças eram indisfarçáveis. O orçamento se expandiu a medida que a série foi fazendo sucesso, passou de US$ 127 mil para 183 mil.
Antes de dar início as filmagens do episódio piloto e posteriormente em toda a série, o produtor-executivo Selig J Seligman solicitou ao Exército que designasse um consultor técnico para revisar e oferecer críticas de roteiros, queria alguém que esteve presente no Dia D e nas campanhas subsequentes. O Exército designou o major Homer Jones, veterano do 508ª Regimento de Infantaria Paraquedista da 82ª Divisão Aerotransportada. Jones saltou no norte da França, no Dia D, e participou de quatro campanhas. Jones assessorou Seligman, o produtor Robert Blees, vários diretores, técnicos e retoreiristas da série para garantir que cada episódio fosse encenado de forma mais realista possível.
Mais um dado interessante, durante a batalha de Hue durante a guerra do Vietnã, as tropas norte-americanas que estavam tentando retomar a cidade, não tinham sido treinadas em combate urbano, por iniciativa própria, os combatentes recorreram ao uso de táticas de assalto a prédios e outras instalações urbanas que aprenderam assistindo Combat!
Recomendo assistirem Combat! Uma das melhores séries sobre a Segunda Guerra Mundial feitas para a televisão!!!
Imagem de Destaque: https://combattvseries.wordpress.com/
A série completa e por temporada, está disponível em DVD na Amazon, link: https://www.amazon.com.br/Dvd-Combate-1-Temporada/dp/B07VPWNK6K/ref=sr_1_2?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=2UT4DDEWWRVZJ&keywords=Combat%21+s%C3%A9rie+de+tv&qid=1664397920&qu=eyJxc2MiOiIwLjkxIiwicXNhIjoiMC4wMCIsInFzcCI6IjAuMDAifQ%3D%3D&sprefix=combat+s%C3%A9rie+de+tv%2Caps%2C336&sr=8-2
Alguns episódios da série também estão disponíveis no Youtube, link: https://www.youtube.com/watch?v=m-6uZlSA0us&list=PL6lL1dMXu5wLIPvJLIckCG9Biudomk0Yw
Professor de História formado pela UGF. Mestrado e Doutorado em História pela UFRJ. Autor de artigos sobre História Militar e Geopolítica.